Montagem de andaime: como fazer de forma segura?

Por Construlino - 11 de fevereiro de 2019

Trabalhos em altura demandam alguns dispositivos especiais para que o trabalhador tenha a mobilidade apropriada, de forma segura e produtiva. Por isso, os andaimes são um dos dispositivos mais utilizados. Existem diversas versões, como o fachadeiro, suspenso, multidirecional e tubular, porém, independentemente do tipo, um aspecto que sempre será prioridade é a montagem de andaime.

montagem de andaime

Esse processo demanda muita atenção e a verificação de vários aspectos e detalhes, como isolamento apropriado, qualidade da estrutura, entre outros. Por isso, neste texto você verá quais são os aspectos e cuidados mais importantes. Continue a leitura!

O que é e como funciona a montagem de andaime

Os andaimes são estruturas montadas provisoriamente a fim de conceder acesso a algum local, possibilitando que os trabalhadores executem as atividades com maior facilidade e segurança. Eles podem ser feitos de alumínio, madeira ou aço e, para evitar acidentes, sua montagem e uso requerem muito cuidado e atenção.

Qual a importância de montar corretamente

Montar o andaime é algo tão importante para a segurança do trabalhador. A atividade exige que o projeto e a instalação sejam realizados e acompanhados por um profissional habilitando, de acordo com as orientações quanto a dimensionamento, uso e montagem que estão presentes na NR 18 e a NBR 6.494.

5 cuidados durante a montagem de andaime

1. Escolher uma área apropriada

A área em que o andaime será instalado é muito importante, pois a escolha inadequada é uma das principais causas de acidentes. O local precisa ser preparado deixando o solo reto e compacto, aguentando o peso do andaime, dos trabalhadores e das ferramentas, sem que ocorra deslocamentos.

2. Fazer o isolamento correto

Os andaimes não devem ficar em locais com grande tráfego de pessoas. A área precisa ser isolada de forma que, a distância do andaime à outras atividades e fluxos não envolvidos na execução, seja de, aproximadamente, 2 metros.

 

[cta id=’4505′]

 

3. Verificar a qualidade das estruturas do andaime

A verificação na qualidade das estruturas é muito importante para que os trabalhadores fiquem em segurança. Além da inspeção tátil e visual dos componentes, durante a montagem deve-se checar esquadro, prumo e alinhamento das torres a fim de verificar se o esforço em algum ponto não será excessivo ou diferente do dimensionado.

4. Estar atento ao piso

O piso deve ser completamente forrado, fixado, nivelado e com material antiderrapante, proporcionando um conjunto resistente e seguro. Quando forem utilizados pisos de madeira, deve-se utilizar as que não apresentem nós ou rachaduras. Além disso, elas não podem ser pintadas, uma vez que esse tipo de tratamento pode ocultar imperfeições.

5. Fornecer e verificar o uso dos equipamentos de segurança apropriados

Os EPIs são obrigatórios para os profissionais que trabalham montando os andaimes e os que executarão os serviços. Por isso, não deixe de entregar e vistoriar o uso adequado. Devem ser fornecidos capacetes, cintos de segurança, óculos de proteção, botas, macacão, luvas, protetores auriculares etc.

A montagem de andaime é muito importante em uma obra e deve ser feita com eficiência, a fim de garantir a produtividade desejada e a segurança, evitando a ocorrência de acidentes. Por isso, devem ser utilizados materiais de qualidade e contratados profissionais qualificados para projetar e acompanhar a execução.

Gostou deste texto? Quer entender mais sobre os andaimes, as opções de uso e os cuidados necessários? Então leia mais em “4 dicas para não ter problemas com o aluguel de andaimes”!

Você também pode gostar

Recomendados para você

como-usar-furadeira-seguranca
Artigos sobre Locação de Equipamentos Como usar furadeira com segurança?

Saber como usar a furadeira com segurança é essencial para qualquer projeto! Embora essa ferramenta seja importante para várias tarefas, é fundamental compreender os princípios básicos de segurança para evitar acidentes e assegurar uma operação eficiente.  A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre ações que visam proteger os usuários contra lesões e danos. Desde […]

Larissa Silva

equipamentos para trabalho em altura
Artigos sobre Segurança do Trabalho Saiba quais os equipamentos obrigatórios para trabalho em altura!

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) precisa ser utilizado pelos trabalhadores em todos os casos que possam proporcionar qualquer tipo de risco psicológico ou físico. Os equipamentos para trabalho em altura, por exemplo, são ainda mais relevantes em fábricas, processos de construção, indústrias, entre outros. Além disso, lembre-se de que mesmo em ambientes de trabalho que sejam […]

Construlino

Utilizar Roçadeira de forma correta
Artigos sobre Jardinagem Como utilizar a roçadeira de forma correta?

As roçadeiras são ferramentas agrícolas utilizadas para podar a grama ou pequenas ervas que crescem no meio das plantações. Além disso, são usadas na agricultura para realizar o limpamento de hortas e outras pequenas culturas, posto que, nessas áreas, a limpeza é fundamental para o desenvolvimento do plantio.     É importante ressaltar que as roçadeiras podem ser usadas […]

Construlino