Norma NR18: o que é e o que você precisa saber sobre ela

Por Construlino - 23 de julho de 2018

A norma NR18 é um instrumento legal que trata da segurança do trabalho. É específica sobre o ramo da construção civil e dispõe pontos obrigatórios sobre o cuidado com a proteção contra acidentes.

norma nr18

Ela surgiu em 1978 e sua primeira atualização aconteceu em 1983. Desde sua criação, é o principal conjunto de regras sobre a segurança na construção civil. Assim, seu maior objetivo é proteger os trabalhadores desse ramo e garantir obras longe de acidentes.

A seguir, veja quais são os pontos regulados pela norma NR18 e fique por dentro das determinações!

Preparação inicial

As primeiras disposições da NR18 tratam de condições gerais para o início da obra. É obrigatório, por exemplo, fazer uma comunicação prévia à Delegacia Regional do Trabalho antes do começo da atividade. Devem ser apresentadas informações como endereço, tipo de obra e número de trabalhadores.

Também é preciso criar um Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), que visa a diminuir o risco de acidentes ambientais.

As áreas de vivência, por sua vez, tratam da necessidade de dispor de instalações sanitárias, alojamento e locais de refeições.

Transporte

Uma grande parte da norma NR18 fala das atividades de transporte na obra. É preciso que elevadores de carga sejam usados apenas para essa função, com sinalização sobre o tipo e a carga máxima.

Também é importante que os outros elevadores sejam feitos por pessoas qualificadas e com boa estrutura. O mesmo vale para os andaimes, que devem ser compostos de materiais adequados e ter todos os dispositivos de segurança. Enquanto o elemento estiver em uso, não é permitido retirar nenhum item que garanta a estabilidade.

 

[cta id=’4505′]

 

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) são essenciais para evitar acidentes.

A empresa deve fornecer, gratuitamente, equipamentos de qualidade para a proteção de todos. No caso dos EPIs, é obrigatório contar com cinto de segurança, proteção auricular e óculos técnicos. Em alguns casos, é preciso oferecer luvas, botas com isolamento e até roupas especiais para determinadas atividades.

No caso dos EPC, estão incluídos os extintores de incêndio, as grades guarda-corpo e outros sistemas.

Condições do canteiro de obras

A norma NR18 ainda trata das condições obrigatórias para o canteiro de obras. É preciso, por exemplo, contar com uma sinalização completa de segurança. Todo o canteiro deve apresentar quais são as áreas restritas, de máquinas e com riscos específicos.

Também é indispensável que o canteiro seja organizado e limpo. Para a proteção contra incêndios, as lâmpadas devem ser à prova de explosão, o sistema de ventilação deve ser adequado e os solventes e materiais inflamáveis têm que ser isolados. Já os tapumes servem para impedir o acesso de pessoas não autorizadas ao espaço de obras.

Treinamento

Para garantir que todos saibam como proceder e tenham os conhecimentos necessários para trabalhar, o treinamento é obrigatório. Ele tem que acontecer de forma admissional e periódica.

A capacitação deve apresentar riscos inerentes, uso de EPI e EPC, além de características específicas do ambiente de trabalho. O treinamento deve ser repetido sempre que se fizer necessário, de modo a favorecer a proteção contra acidentes.

A norma NR18 é a principal disposição sobre a segurança na construção civil. As empresas do ramo devem segui-la à risca, afinal, acidentes de trabalho podem ser muito prejudiciais à construção e ao empreendimento.

Para executar a sua obra com muita segurança e qualidade, entre em contato com a Casa do Construtor e conheça as nossas soluções!

Você também pode gostar

Recomendados para você

equipamentos para trabalho em altura
Segurança do Trabalho Saiba quais os equipamentos obrigatórios para trabalho em altura!

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) precisa ser utilizado pelos trabalhadores em todos os casos que possam proporcionar qualquer tipo de risco psicológico ou físico. Os equipamentos para trabalho em altura, por exemplo, são ainda mais relevantes em fábricas, processos de construção, indústrias, entre outros. Além disso, lembre-se de que mesmo em ambientes de trabalho que sejam […]

Construlino

Utilizar Roçadeira de forma correta
Aluguel de Equipamentos de Jardinagem Como utilizar a roçadeira de forma correta?

As roçadeiras são ferramentas agrícolas utilizadas para podar a grama ou pequenas ervas que crescem no meio das plantações. Além disso, são usadas na agricultura para realizar o limpamento de hortas e outras pequenas culturas, posto que, nessas áreas, a limpeza é fundamental para o desenvolvimento do plantio.     É importante ressaltar que as roçadeiras podem ser usadas […]

Construlino

Usar Furadeira Corretamente
Aluguel de Outros Equipamentos 5 dicas para você usar a furadeira corretamente

A furadeira elétrica é um dos equipamentos mais utilizados em obras e cada modelo apresenta características específicas. Para usar de forma correta e segura, o primeiro passo consiste em ler atenciosamente o manual de instruções do produto adquirido.     Vale salientar que quanto mais recursos tiver a furadeira, mais atenção será necessária em sua utilização. Além disso, […]

Construlino