4 dicas para não ter problemas com o aluguel de andaimes

Por Construlino - 22 de janeiro de 2018

Os andaimes, são plataformas necessárias a execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. Além de seguro e versátil, proporciona rapidez e facilidade na montagem e desmontagem. Sua utilização deverá seguir as recomendações da NR-18, NR-35, NBR 6494 e portarias complementares.

Uma boa obra deve ter profissionais, materiais e maquinários que ofereçam qualidade e segurança. Muitas vezes, é mais vantajoso para um cliente alugar equipamentos, principalmente os maiores e mais caros, do que comprá-los. Por isso, diversas empresas oferecem o serviço de aluguel de andaimes.

dicas para não ter problemas com aluguel de andaimes

É preciso ser extremamente cauteloso na escolha da empresa e dos utensílios. Afinal, escolher um aparato de baixa qualidade ou uma fornecedora que dê poucas garantias pode resultar em atrasos na sua construção, além de acidentes — possivelmente graves — com os trabalhadores.

Além disso, é comum as empresas contratantes não realizem um bom planejamento e acabem alugando equipamentos inadequados ou por um prazo inapropriado.

Mas fique tranquilo! Neste post, vamos dar 4 dicas para que você não tenha nenhum problema com o aluguel de andaimes e, assim, obtenha uma edificação otimizada e funcional. Então, continue a leitura e fique de olho!

1. Saiba quais tipos de andaimes são adequados à sua obra

Para evitar transtornos e gastos desnecessários, antes de mais nada, é fundamental saber do que você realmente precisa. Você conseguirá essa informação fazendo o planejamento da obra.

Tudo aquilo que é feito às pressas e sem uma planificação abre margem para a ocorrência de erros, falhas e necessidades de intervenções. Isso causa contrariedades e atrasos. Portanto, não deixe de realizar um planejamento detalhado.

Com ele, será possível calcular quais tipos de andaime serão necessários, a quantidade de cada um deles e o tempo pelo qual você precisará alugá-los. O plano também deve trazer quando cada equipamento vai chegar, possibilitando a programação e organização da obra para que ela flua naturalmente, sem pausas desnecessárias e inesperadas.

2. Conheça as normas regulamentadoras

As normas regulamentadoras, também conhecidas como NRs, são determinações obrigatórias decretadas pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de padronizar as questões relacionadas à saúde e segurança no ambiente laboral.

A NR-18 discorre sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria de construção. Por isso, consulte-a e mantenha sua edificação e os equipamentos utilizados conforme o que é estabelecido nela. Dessa maneira, você evitará multas e penalizações, além de garantir a proteção dos seus empregados contra incidentes.

 

[cta id=’4505′]

 

3. Realize a capacitação técnica da sua equipe

De nada adianta possuir os melhores maquinários se os funcionários não estiverem preparados para seu manuseio, não é mesmo?

Treine os profissionais da obra para lidar com cada tipo de andaime utilizado, evitando assim o seu mau uso. Com a equipe instruída, diminui-se o risco de quebra de equipamentos e acidentes. Isso é muito importante, já que a construção civil tem um número recorde de acidentes no trabalho.

4. Escolha empresas de qualidade

É imprescindível que você não seja relapso em relação à qualidade da empresa contratada. Seja criterioso na escolha. Não leve em consideração apenas o custo, mas também a qualidade dos equipamentos e serviços. Verifique, ainda, se a empresa zela pela segurança dos trabalhadores e se segue estritamente as normas regulamentadoras.

Acidentes com andaimes podem ser extremamente perigosos e danosos, tanto para seu orçamento quanto para a integridade física dos funcionários. Portanto, realize uma seleção minuciosa de empresas consideradas até encontrar a que mais se adeque ao seu projeto.

O aluguel de andaime é um serviço importante e que pode facilitar toda a execução do seu projeto.

Ao optar por ele, seja cuidadoso para que esse investimento não seja um problema. Uma boa parceria com uma empresa que trabalha nesse ramo, juntamente com uma equipe capacitada, só trará benefícios e comodidade para seu empreendimento.

Gostou de entender melhor como evitar problemas com o aluguel de andaimes? Então, aproveite para conferir mais informações sobre uma das peças que os compõem, o painel metálico!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Aluguel de Andaimes Montagem de andaime: como fazer de forma segura?

Trabalhos em altura demandam alguns dispositivos especiais para que o trabalhador tenha a mobilidade apropriada, de forma segura e produtiva. Por isso, os andaimes são um dos dispositivos mais utilizados. Existem diversas versões, como o fachadeiro, suspenso, multidirecional e tubular, porém, independentemente do tipo, um aspecto que sempre será prioridade é a montagem de andaime. […]

Construlino

Aluguel de Andaimes 4 dicas para não ter problemas com o aluguel de andaimes

Os andaimes, são plataformas necessárias a execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. Além de seguro e versátil, proporciona rapidez e facilidade na montagem e desmontagem. Sua utilização deverá seguir as recomendações da NR-18, NR-35, NBR 6494 e portarias complementares. Uma boa obra […]

Construlino

Aluguel de Andaimes Conheça 15 equipamentos que não podem faltar em um canteiro de obras

Ferramentas e equipamentos funcionam como facilitadores na construção civil. Muitas atividades desenvolvidas no canteiro de obra podem ser feitas com mais agilidade e melhor produtividade quando os profissionais têm os equipamentos corretos à sua disposição. Além da economia de tempo, a qualidade do produto final fica otimizada com o uso de ferramentas seguras e confiáveis. […]

Construlino