Telhado verde: veja como funciona essa cobertura e seus benefícios!

Por Construlino - 23 de dezembro de 2019

As construções sustentáveis têm conquistado cada vez mais o seu espaço entre os consumidores brasileiros. Novas técnicas e processos construtivos são fundamentais para o crescimento da economia, sem abrir mão das questões ambientais. Nesse contexto, o telhado verde se tornou uma estratégia muito utilizada na edificação de empreendimentos em harmonia com o meio ambiente.

Telhado verde benefícios

No decorrer deste artigo, você vai entender melhor sobre esse novo conceito, além de descobrir quais são suas principais vantagens. Boa leitura!

Afinal, o que é um telhado verde?

Também conhecido como telhado ecológico ou ecotelhado, ele baseia-se na aplicação de uma série de camadas que compõem uma estrutura vegetal sobre uma cobertura convencional ou lajotas impermeabilizadas. Em outras palavras, esse é um método arquitetônico utilizado para viabilizar o plantio de vegetações diversas, como plantas rasteiras e/ou árvores de pequeno porte, no teto de obras residenciais ou comerciais.

Como funciona essa técnica construtiva?

A partir da captação de água da chuva e da incidência direta de raios solares, a vegetação empregada nesse sistema encontra um ambiente totalmente favorável para o seu desenvolvimento. Além disso, as camadas utilizadas nesse tipo de cobertura devem dispor de mecanismos de impermeabilização, sistemas de drenagem e componentes orgânicos para plantio.

Como é feita sua instalação?

Como dito anteriormente, o projeto utiliza a cobertura como base do ecotelhado. Sendo assim, deve ser aplicado um material antiumidade de modo a proteger o teto. Em seguida, coloca-se uma camada protetora para impedir que o crescimento das raízes comprometa toda estrutura. Depois, basta instalar o sistema de drenagem, aplicar a manta permeável e preparar a terra para receber a vegetação escolhida.

Embora pareça uma tarefa simples, é muito importante contar com o suporte de um profissional qualificado e experiente. Afinal, entender todas as etapas do ecotelhado, bem como desenvolver um plano arquitetônico adequado para cada construção, é muito importante para garantir o sucesso e a eficiência do projeto.

Quais os benefícios desse tipo de construção?

Transformar o telhado em uma área totalmente verde é uma solução viável e muito útil no combate a importantes questões ambientais como enchentes e até mesmo o aquecimento global. Entretanto, uma série de outros benefícios pode ser observada na adoção desse método construtivo.

Uma das principais vantagens do telhado verde é a retenção de água da chuva. Seu armazenamento pode ser utilizado para molhar as próprias plantas ou reaproveitá-la para lavar a calçada, por exemplo.

Em contrapartida, a economia gerada na conta de água é considerável, principalmente para imóveis comerciais. Além disso, o telhado ecológico é um bom aliado na redução do som ambiente, uma vez que cria camadas de isolamento que dificultam a propagação de ruídos na área externa.

Os imóveis que adotam esse tipo de técnica ainda sofrem um impacto positivo com a redução das contas de energia elétrica. Isso acontece porque esse sistema diminui a temperatura ambiente e, consequentemente, a necessidade de uso do ar-condicionado.

Por fim, o aumento das áreas verdes nos grandes centros urbanos ajuda a eliminar a poluição presente no ar, deixando-o mais ameno. Ademais, a captação do dióxido de carbono na atmosfera é outro ponto positivo dessa tecnologia, uma vez que ela auxilia a anular os gases de efeito estufa gerados pela poluição ambiental.

Embora seja extremamente útil, vantajoso e um projeto relativamente barato, a instalação do telhado verde exige muita cautela. É preciso levar em consideração diversos aspectos do empreendimento, especialmente em relação à resistência da estrutura base e a impermeabilização eficiente. Contudo, ao seguir todos esses cuidados, é possível obter um resultado impecável.

O que achou do nosso artigo? Caso tenhamos proporcionado informações relevantes e esclarecedoras, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim você não perde nenhuma novidade!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Jardinagem 8 passos para reformar o jardim

Reformar o jardim é uma excelente forma de renovar o ambiente externo da casa e torná-lo mais aconchegante e convidativo.  Para quem deseja renovar o jardim, é importante conhecer alguns passos que irão trazer o resultado desejado, assim será possível deixar o ambiente bem mais bonito, economizando tempo e dinheiro! Confira abaixo os 8 passos […]

Chris

Artigos sobre Jardinagem 6 ideias para deixar seu jardim mais incrível

Um jardim bem cuidado é um verdadeiro cartão de visitas para sua casa. Além disso, um espaço verde bem planejado pode proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar para toda a família. Porém, muitas vezes, pode ser difícil fazer as manutenções necessárias para garantir a saúde, a beleza e a funcionalidade do seu jardim. Pensando nisso, […]

Chris

Telhado verde benefícios
Artigos sobre Jardinagem Telhado verde: veja como funciona essa cobertura e seus benefícios!

As construções sustentáveis têm conquistado cada vez mais o seu espaço entre os consumidores brasileiros. Novas técnicas e processos construtivos são fundamentais para o crescimento da economia, sem abrir mão das questões ambientais. Nesse contexto, o telhado verde se tornou uma estratégia muito utilizada na edificação de empreendimentos em harmonia com o meio ambiente. No […]

Construlino