6 ideias para deixar seu jardim mais incrível

Por Chris - 11 de julho de 2023

Um jardim bem cuidado é um verdadeiro cartão de visitas para sua casa. Além disso, um espaço verde bem planejado pode proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar para toda a família. Porém, muitas vezes, pode ser difícil fazer as manutenções necessárias para garantir a saúde, a beleza e a funcionalidade do seu jardim.

Pensando nisso, a Casa do Construtor selecionou 6 dicas valiosas para deixar seu jardim incrível. Desde escolher as plantas certas até investir em iluminação adequada – pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença no resultado final. 

Confira com a gente como deixar esse jardim apaixonante.

Água de reuso para o jardim

Água de reuso para o jardim

Água de reuso é a água reutilizada após alguma atividade, como por exemplo, a lavagem de roupas ou louças. Após a utilização, você deve tratar a água para remover as impurezas, tornando-a segura para uso em outras atividades que não exigem água potável.

A utilização de água de reuso no jardim pode trazer benefícios para as plantas e para seu bolso. Essa água contém nutrientes que podem ajudar no crescimento das plantas, além de ser livre de cloro e outros produtos químicos presentes na água potável. Além disso, a reutilização é uma forma de economizar água, ajudando o meio ambiente e poupando gastos.

Pedras e seixos 

Pedras e seixos 

Pedras e seixos são elementos naturais muito utilizados na decoração de jardins, áreas externas e paisagismo em geral. As pedras são rochas que podem ser encontradas em diferentes tamanhos, formatos e cores, enquanto os seixos são pedras arredondadas, que ganham sua forma por causa do movimento da água em rios e mares.

Além de serem elementos decorativos, as pedras e seixos agem como uma cobertura para o solo, facilitando a drenagem da água para evitar que o acúmulo afete a vegetação. Além disso, você também pode utilizar pedras e seixos para delimitar caminhos ou áreas específicas do jardim.

Compostagem

Compostagem

A compostagem, também conhecida como reciclagem de lixo orgânico, é o processo de transformar restos de alimentos (que geralmente descartamos jogando no lixo) e outros materiais orgânicos em adubo para o jardim. 

Além de ser uma forma de reduzir o lixo doméstico, a compostagem também é uma forma de fornecer nutrientes para as plantas de forma natural.

Poda regular do jardim 

Poda regular do jardim 

Podar as plantas do seu jardim regularmente ajuda garantir sempre um jardim saudável e bonito. Por isso, é importante que você remova as partes danificadas, abrindo o espaço para o crescimento de flores e folhas novas. 

Você também pode utiliza a poda para personalizar o jardim as formas que deseja, deixando-o com um visual harmônico e agradável. 

Plantas repelentes

Plantas repelentes

É muito importante cultivar plantas repelentes em seu jardim, afinal, elas ajudam a afastar insetos e outros animais indesejados, além disso,  fornecerem uma proteção natural para as plantas.

Entre as plantas repelentes mais conhecidas estão a citronela, o cravo-de-defunto, o alecrim, o manjericão, a hortelã, a arruda, a lavanda, a cebolinha, entre outras.

Iluminação

Iluminação

A iluminação do jardim pode fazer toda a diferença, tanto para a estética quanto para a segurança. Além de valorizar a beleza das plantas, a iluminação também pode ajudar a afastar animais noturnos que possam causar danos ao jardim.

Outra vantagem de ter uma iluminação planejada é poder desfrutar de um espaço muito mais agradável, inclusive na parte noturna. Optando por deixar seu jardim bem mais iluminado, ele se torna um ótimo local para reunir amigos e famílias mesmo a noite.

Entendemos que cuidar do jardim exige um pouco de trabalho – que vai muito além de apenas regar as plantas, mas com planejamento e organização é possível adquirir pequenas práticas para tornar tudo ainda mais bonito e saudável. 

Na Casa do Construtor você encontra vários equipamentos destinados à jardinagem que podem te ajudar na manutenção, poda e limpeza do jardim, tornando as tarefas ainda mais práticas para que seu cantinho verde fique ainda mais especial.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Jardinagem 8 passos para reformar o jardim

Reformar o jardim é uma excelente forma de renovar o ambiente externo da casa e torná-lo mais aconchegante e convidativo.  Para quem deseja renovar o jardim, é importante conhecer alguns passos que irão trazer o resultado desejado, assim será possível deixar o ambiente bem mais bonito, economizando tempo e dinheiro! Confira abaixo os 8 passos […]

Chris

Artigos sobre Jardinagem 6 ideias para deixar seu jardim mais incrível

Um jardim bem cuidado é um verdadeiro cartão de visitas para sua casa. Além disso, um espaço verde bem planejado pode proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar para toda a família. Porém, muitas vezes, pode ser difícil fazer as manutenções necessárias para garantir a saúde, a beleza e a funcionalidade do seu jardim. Pensando nisso, […]

Chris

Telhado verde benefícios
Artigos sobre Jardinagem Telhado verde: veja como funciona essa cobertura e seus benefícios!

As construções sustentáveis têm conquistado cada vez mais o seu espaço entre os consumidores brasileiros. Novas técnicas e processos construtivos são fundamentais para o crescimento da economia, sem abrir mão das questões ambientais. Nesse contexto, o telhado verde se tornou uma estratégia muito utilizada na edificação de empreendimentos em harmonia com o meio ambiente. No […]

Construlino