Afinal, você sabe o que precisa antes de derrubar uma parede?

Por Construlino - 10 de dezembro de 2018

Ambientes mais espaçosos e iluminados vêm se tornando uma tendência nos últimos anos. Uma opção para tornar um cômodo de uma casa ou apartamento mais amplo é, sem dúvida, a derrubada de paredes. Arquitetos e designers de interiores utilizam desse artifício para entregar projetos que encantem seus clientes.

 

derrubar uma parede

 

Derrubar uma parede pode parecer uma tarefa bastante complexa e desafiadora. Porém, ao contrário de que muitos pensam, o próprio morador pode realizá-la com segurança. Para isso, basta que alguns cuidados sejam tomados para garantir que a estrutura da casa seja mantida intacta.

Se você está pensando em mudar o visual da sua casa e precisará derrubar uma ou mais paredes, este post vai ajudar com várias dicas. Confira!

Por que derrubar paredes durantes obras?

Antes de sair marretando uma parede, o mais importante é entender o objetivo disso. Por exemplo, muitas pessoas optam por tirar algumas paredes para tornar o ambiente mais amplo, conectado ou para melhorar a circulação.

Em casas com crianças, a retirada de algumas paredes é indicada para ganhar espaço para brincadeiras e colocar mais móveis para guardar objetos. Assim, muitas famílias conseguem evitar uma mudança de imóvel, apenas alterando o layout da casa.

Outra grande vantagem ao derrubar uma parede é o ganho com iluminação. Um menor número de divisões favorece que a luz chegue mais longe nos novos cômodos. Da mesma forma que a iluminação, o ar tem mais acesso aos espaços mais amplos, favorecendo o arejamento da casa.

O que você precisa saber antes de derrubar uma parede?

Uma recomendação fundamental é entender que tipo de parede será derrubada. Existem diversos tipos de divisórias. Basta saber diferenciar uma parede de alvenaria (parede comum ou de vedação) de uma estrutural.

Paredes comuns são bastante simples de se derrubar, pois contam com vigas e pilares de sustentação. São compostas simplesmente de tijolos com cimento e serão facilmente removidas. Vale lembrar que as vigas e pilares não devem ser retirados. Esse tipo de parede é mais comum nos apartamentos.

Já as paredes estruturais são um pouco mais complicadas e deve-se tomar mais cuidado. Esses tipos são geralmente feitos com blocos de concreto e têm função estrutural (como o próprio nome já diz). São bastante comuns em casas. Nesse caso, é muito importante consultar a planta antes de derrubá-la, evitando um desmoronamento ou qualquer outro acidente.

Quais materiais utilizar?

Outro ponto muito importante é a disponibilidade de equipamentos para o serviço. Evite erros: o uso das ferramentas corretas fará toda a diferença na execução do trabalho. Seja para um bom acabamento final, seja para ganhar tempo e principalmente pela sua segurança. A seguir, vamos indicar três equipamentos excelentes para ajudar a derrubar as paredes.

1. Martelo demolidor

O martelo demolidor é um equipamento amplamente usado na derrubada de paredes. Trata-se de uma ferramenta eficiente para demolir e quebrar concreto e tijolos. Visualmente, ele parece uma britadeira.

Existem diversos tipos de martelo demolidor, que variam de acordo com o seu peso (10, 13, 16 e 30 kg). O martelo de 10 kg, por exemplo, é o mais leve e por isso apresenta melhor manuseio.

 2. Cortadora manual com disco

A cortadora manual com disco nada mais é que uma serra elétrica. Ela é uma excelente ferramenta para realizar cortes em tijolos, cimentos, alvenaria, concreto e outros materiais duros.

Deve ser usada com as duas mãos bem firmes. Sua principal vantagem é a sua versatilidade, podendo ser utilizada em vários locais onde outras máquinas maiores não têm acesso.

3. Martelete rompedor

O martelete rompedor é um equipamento que se assemelha ao martelo demolidor. A diferença é que é menor e, por isso, é mais fácil de usar.

O martelete de 5 kg, por exemplo é um equipamento indicado para retirada de reboco e revestimentos das paredes. Como principais características, podemos listar sua precisão, rapidez, economia e muito pouco esforço físico para o operador.

Neste post, mostramos como derrubar uma parede pode ser uma opção excelente para tornar uma casa ou apartamento ainda melhor. Com as dicas que trouxemos e as ferramentas adequadas, sua tarefa será muito mais simples!

Que tal dar uma olhada nos equipamentos que temos para oferecer e ajudar você nessa empreitada?

Você também pode gostar

Recomendados para você

demolição na construção civil
Aluguel de Martelete / Rompedor Conheça 3 equipamentos para demolição na construção civil

As obras são efetuadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente, aperfeiçoando alguns aspectos, como o espaço e a luminosidade. Entretanto, muitos proprietários desejam realizar a demolição na construção civil.     Apesar de não consistir uma ação complicada, esse procedimento exige vários cuidados importantes, por exemplo, avaliação da planta do local, verificação dos […]

Construlino

Principais Tipos de Martelete
Aluguel de Martelete / Rompedor Conheça os principais tipos de martelete e como escolher o ideal

Os dois tipos de marteletes são usados em cortes, em demolições em obras de construção ou em reparos de qualquer porte e estão disponíveis em velocidade, pesos e modelos diferentes. Vale destacar que sua principal utilização é a de romper ou perfurar concreto de maneira muito mais eficiente e ágil do que a tradicional aplicação da telhadeira. […]

Construlino

furadeira ou martelete
Aluguel de Martelete / Rompedor Furadeira ou martelete: quais são as diferenças?

Existem alguns equipamentos que, de tão parecidos, acabam confundindo até os mais experientes no assunto. No entanto, apesar da semelhança, eles podem apresentar características que os diferem na hora de utilizar, tornando-os ideais para funções distintas. Por isso, conhecer a diferença entre a furadeira ou martelete é fundamental para garantir que o trabalho seja bem […]

Construlino