This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Segurança no canteiro de obras: como a tecnologia pode ajudar?
A tecnologia está presente nas mais variadas atividades, e na construção civil não é diferente.
Por se tratar de um ramo de grande representatividade na economia, a eficiência e racionalidade devem fazer parte do dia a dia dos profissionais envolvidos.
Ou seja, construtores, operários, governos, clientes e investidores.
Sendo um campo que envolve grande volume de mão de obra, a segurança no canteiro de obras é um fator importante na gestão da indústria da construção.
É uma questão abrangente que envolve processos de conscientização.
Investimento em equipamentos de segurança, treinamento e uso de materiais de boa qualidade.
Neste quesito, a tecnologia é uma aliada fundamental, e há vários aspectos que podem ser considerados. Veja alguns a seguir!
Controle informatizado e monitoramento eletrônico da obra
Toda a obra deve estar traduzida em números e registros fiéis em formato digital.
Ou seja, deve-se lançar mão de recursos de softwares nas etapas de planejamento, projeto, acompanhamento, logística, enfim, todas as etapas da obra.
Os softwares e sistemas eletrônicos de monitoramento específicos para construção civil permitem acompanhar a obra passo a passo.
Auxiliando na redução de desperdício, controle de qualidade da execução e da disponibilidade de insumos e materiais.
Além de possibilitar uma melhor gestão da segurança no canteiro de obra.
Uso de equipamentos de proteção individual (EPI)
Os EPIs modernos são construídos com base em pesquisas e testes comprovados em laboratórios de alta tecnologia, como o IPT e INMETRO.
É importante observar não só a qualidade do EPI, atestada pelo certificado de aprovação (CA) do Ministério do Trabalho.
Mas também a inclusão da conscientização sobre o uso na política de gestão ambiental e segurança do trabalho das empresas.
Nesse quesito, a tecnologia tem possibilitado o desenvolvimento de materiais mais resistentes e eficazes, como é o caso de cintos contra quedas.
Que hoje são mais leves e seguros, capacetes mais confortáveis e resistentes, vestimentas resistentes ao calor e à eletricidade, máscaras, óculos e luvas que oferecem mais conforto e liberdade de movimento.
Utilização de maquinário
A mecanização da construção é um processo que vem evoluindo ao longo do tempo.
Associado ao emprego de maquinário está o aumento da eficiência na produção e da segurança para o operário.
Procedimentos que eram particularmente danosos ou penosos para os operários podem ser realizados hoje de forma mais rápida e segura com o uso de máquinas para perfurações, concretagem, demolições etc.
Além de dinamizar a produtividade, o uso de maquinário auxilia no cumprimento das normas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.
Pois reduzem os riscos de acidentes e prejuízos à saúde.
No entanto, a manutenção das máquinas deve estar sempre em ordem, sendo priorizada a manutenção preventiva, a fim de evitar falhas e acidentes decorrentes de desgaste não controlado.
Utilização de material de boa qualidade, moderno e de alto rendimento
A tecnologia tem produzido não só novos materiais para a construção civil.
Mas também tem promovido a modernização dos tradicionais materiais, como tijolos, aços e concretos.
Essas novas tecnologias têm permitido mudanças importantes nos processos de produção.
Como as estruturas em alvenaria estrutural e o concreto protendido, por exemplo.
Esses novos materiais melhoram o rendimento, favorecendo a manutenção da segurança no canteiro de obras.
Uma vez que as técnicas aplicadas permitem melhor ordenação e previsão da execução, propiciando ações de prevenção de acidentes de trabalho.
Quer receber mais dicas? Assina a nossa newsletter e fique por dentro do que há de mais atual na construção civil!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]
O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]
Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]