4 ferramentas modernas para construção civil que você precisa conhecer

Por Construlino - 31 de julho de 2018

Para que qualquer tipo de atividade seja realizada com máxima qualidade, é preciso, principalmente, de dois fatores: profissionais capacitados e equipamentos adequados.

No setor construtivo, não é diferente. A melhor forma de garantir que a execução de um projeto aconteça de maneira satisfatória e otimizada, com máximo de economia, é investir em tecnologia. Por isso, é muito importante conhecer as ferramentas modernas para construção civil.

Para ajudar, separamos algumas das tendências do momento para que você fique por dentro de todas as novidades do mercado construtor. Então leia com bastante atenção!

1. Concreto biológico

A ideia de um concreto que fecha sozinho as próprias fissuras pode parecer uma ideia de ficção científica, mas, acredite, é real. O chamado concreto biológico foi desenvolvido na Holanda e é feito com inserção de bactérias específicas na sua composição.

Ele funciona de maneira simples: quando ocorrer a fissura, haverá o contato da parte interna do concreto com oxigênio e água presentes no ar. Essas bactérias reagem com essas substâncias e também com o cálcio presente no próprio concreto, gerando um subproduto que preenche a rachadura.

Apesar do preço elevado, ele tem se mostrado bem promissor, visto que existem limitações apenas na largura da fenda e não em sua extensão.

2. BIM — Building Model Information

O BIM — Building Model Information (Modelo da Informação da Construção) — tem se tornado cada vez mais presente nas edificações. Ele é um avanço em relação ao modelo 3D comum, adicionando, então, diversas informações em relação aos componentes presentes no projeto. Assim, cria-se um modelo 4D, com grande utilidade na hora de fazer a gestão de obra.

3. Painéis pré-moldados

Os painéis pré-moldados têm se revelado uma ótima opção para quem quer agilidade na obra. Eles são uma nova forma de construir paredes e lajes, chegando nos canteiros já prontos para a instalação.

São formados por estruturas metálicas ou de madeiras, com acabamento de concreto. Pode parecer muito impessoal, porém sua aparência pode ser modificada na fabricação, além da adição de outros materiais para melhorar o seu desempenho térmico e acústico.

4. Drones

Esses aeromodelos controlados remotamente estão se mostrando úteis nas mais diversas áreas, e na construção civil não é diferente. Eles facilitam e melhoram o mapeamento do terreno, ajudando na análise topográfica, além de possibilitar a vistoria de lugares altos da construção, aperfeiçoando a supervisão da obra.

Além da agilidade, os drones também aumentam muito a segurança dos trabalhadores. Isso porque ele evita que a equipe tenha que subir em lugares muito altos ou perigosos de alguma maneira, diminuindo a chance de acidentes.

As ferramentas modernas para construção civil vieram para melhorar o desempenho e a qualidade de uma edificação. Contudo, muitos desses itens, apresentam um valor elevado. Em muitos casos, o mais indicado é que, ao invés de comprá-las, você alugue as que precisa, pagando, assim, apenas pelo tempo necessário, fazendo melhor uso de seus recursos.

Agora que você já conhece mais sobre as ferramentas modernas para construção civil e sobre a possibilidade de alugá-las, que tal entender melhor sobre o assunto? Para isso, basta ler o nosso post “Construção civil: por que devo alugar equipamentos?” e se aprofundar no tema.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Locação de Equipamentos Martelete grande ou pequeno: Veja como escolher!

Martelete grande ou pequeno, você sabe qual é o mais indicado para seu trabalho? Realizar tarefas que envolvem perfurações ou quebra de materiais requer o uso de equipamentos apropriados para cada trabalho. Portanto, compreender a aplicação de cada tipo de martelete disponível no mercado é essencial antes de optar pela escolha do equipamento. Apesar de […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Locação de Equipamentos Dicas para escolher o melhor martelete demolidor!

  Escolher o martelete demolidor correto é essencial para garantir o sucesso e a segurança em projetos de construção e demolição.  Um martelete demolidor mal escolhido pode resultar em desperdício de tempo, esforço e até mesmo em riscos à segurança dos trabalhadores. Portanto, entender as necessidades específicas do projeto, as características do material a ser […]

Larissa Silva