Quando é melhor utilizar um revestimento de cerâmica?

Por Construlino - 14 de janeiro de 2019

São vários os tipos de revestimento de cerâmica — eles podem ser colocados em pisos, paredes, mesas, piscinas, escadas, churrasqueiras, fachadas e até bancadas de banheiro e cozinha. Podem ser combinados de várias formas, com diferentes tamanhos, modelos e cores. Esse revestimento apresenta diversos benefícios como durabilidade, facilidade de limpeza e resistência.

revestimento de cerâmica

Entretanto, mesmo apresentando diversas opções de aplicação, não podem ser utilizados em qualquer lugar. As cerâmicas de parede não podem ser usadas em piso e existem cerâmicas próprias para a área externa e outras para as internas. Quer saber quando é melhor utilizar esse revestimento e suas aplicabilidades? Então continue lendo!

Tipos de revestimentos cerâmicos

Cerâmicas

As cerâmicas são compostas por argila e minerais e são formadas por um processo de queima em alta temperatura. Após a queima, recebem uma camada de esmalte na superfície. O índice de absorção de água das peças é variado e depende da temperatura de queima e componentes utilizados na fabricação

Porcelanatos

São produzidos por meio da mistura de porcelana e minerais e apresentam índice de absorção de água próximo a zero e são mais duráveis que as cerâmicas. Sua superfície não é esmaltada e sim polida, apresentando maior resistência superficial.

Pastilhas

Existe no mercado pastilhas de cerâmica, porcelanato, pedra, metal e de vidro e elas são pequenas e apresentam grande variedade de cores e formatos. Por isso, passaram a ser usadas quando se desejava dar um destaque em algum local — sendo aplicadas em toda a parede ou apenas em alguns locais estratégicos.

Vantagens do revestimento de cerâmica

Os revestimentos cerâmicos apresentam diversas vantagens e, por isso, ganharam os pisos, paredes, piscinas e até bancadas de muitas casas e edificações em geral. Eles apresentam grande variedade de modelos e elevada durabilidade, por diversas opções de preços, e ainda promovem maior isolamento, além de apresentar fácil manutenção e limpeza.

Utilização de ferramentas para melhor aplicação

Antes de começar qualquer etapa de uma obra, é imprescindível o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos como EPIs. Os óculos de proteção, protetores auriculares, máscara de proteção e luvas de PVC são os mais utilizados durante a execução dos revestimentos, principalmente quando há corte e preparação de argamassa.

Cortador de cerâmicas

Essa ferramenta varia em relação ao tamanho da cerâmica e pode ser elétrica ou manual. É utilizada quando se deseja fazer um mosaico ou assentar cerâmicas normalmente, uma vez que, na maioria das vezes, será necessário algum recorte. Muitos profissionais utilizam a serra mármore, mas, para cortes mais simples, o cortador é suficiente e seguro.

Combinação entre diferentes tipos de cerâmicas

Pastilhas e cerâmicas/ porcelanatos

É muito comum encontrar detalhes de pastilhas em paredes revestidas com cerâmicas ou porcelanatos. Também é comum encontrar uma parede diferenciada das outras, dando um toque especial ao ambiente. São inúmeras as possibilidades, agradando a todos os gostos e bolsos.

Mosaicos

Os mosaicos possuem um estilo vintage e, dependendo das cores escolhidas, podem ser muito alegres. Essa técnica permite que desenhos diferenciados sejam feitos, mas é extremamente trabalhosa — dependendo do desenho desejado. Os mosaicos podem ser aplicados em mesas, bancadas, pisos, paredes e demais locais em que se deseja realizar um detalhe diferenciado.

Cômodos em que a aplicação de cerâmicas é mais indicada

O revestimento cerâmico pode ser aplicado em todos os ambientes, sendo comuns em garagens, pisos de sala, banheiro, quartos, cozinhas, varandas, escritórios, escolas, hospitais, entre outros.

Com as inúmeras possibilidades de revestimento, é possível obter ambientes totalmente diferentes, com pisos que imitam madeira, cimento queimado, pedras, entre outros. Além dos tipos diferenciados, também existem resistências variadas, assim como superfícies mais rugosas e outras mais lisas.

Por todos os benefícios, opções de modelos e aplicabilidade diversa, o revestimento de cerâmica é cada vez mais procurado e comum nos diversos empreendimentos. Porém, para que o resultado final seja bonito conforme esperado, lembre-se de utilizar um cortador de cerâmica — assim será possível obter acabamentos perfeitos.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva