5 reparos essenciais para a manutenção de uma casa

Por Construlino - 16 de julho de 2018

Para que uma residência seja, de fato, um lar agradável, aconchegante e seguro, é preciso que ela esteja com boa aparência e em plena funcionalidade. Por isso, realizar a manutenção de casa é extremamente importante. Afinal, só assim você garante a segurança e o bem-estar de todos os moradores.

manutenção de casa

Por ser uma tarefa com muitas etapas e detalhes, fizemos este post para ajudar você! Nele, você encontrará 5 reparos essenciais para garantir que a casa esteja sempre em boas condições. Portanto, leia com atenção!

1. Pintura das paredes

A boa aparência das paredes é o principal fator estético do interior de um ambiente. Portanto, uma pintura de qualidade e sua limpeza são essenciais, se tratando da manutenção de casa.

O primeiro passo para isso é adquirir os materiais necessários. Pode-se pensar em lixas para limpar a superfície, pincéis para fazer a pintura nos cantos, jornais ou sacos para cobrir o chão, fita adesiva para cobrir maçanetas e tomadas, rolos, recipiente para misturar a tinta e, claro, a tinta em si.

Sobre a cor, lembre-se sempre de considerar, além do seu gosto pessoal, alguns critérios práticos. Por exemplo, saiba que paredes brancas aproveitam melhor a iluminação natural, diminuindo seu gasto com energia elétrica. Já as cores claras, como azul bebê e lilás nos quartos ajudam a induzir o sono.

2. Reparos elétricos

Nesse ponto é preciso considerar se você tem capacitação para realizar o trabalho, pois ele pode apresentar alguns riscos. Porém, alguns trabalhos básicos, como a troca de lâmpadas e do chuveiro, podem ser feitos por qualquer pessoa, desde que se tome alguns cuidados, como desligar o disjuntor antes de iniciá-lo.

É importante, nesses casos, possuir ferramentas, como chave de fenda e alicates, escada, além de fita isolante. Caso o trabalho ofereça perigo, o melhor a se fazer é contratar um profissional.

3. Conserto de vazamentos

Um problema comum, que reflete diretamente no bolso dos moradores, é vazamento de água, que aumenta consideravelmente a conta no fim do mês. Para resolver essa situação, é preciso primeiro saber diagnosticá-la. O principal sintoma é o aumento dos valores, sem aparente aumento de gasto.

Após isso, verifique onde está o defeito, sabendo que geralmente são torneiras ou vaso sanitário. Comumente a falha se encontra em válvulas ou em borrachinhas, que podem ser facilmente trocadas ou apertadas. Um material muito usado para evitar vazamentos é a veda rosca, podendo ser usado nas mais diversas tubulações hidráulicas.

4. Jardinagem

O tamanho do jardim vai interferir no cuidado que será dado a ele. Mas, em geral, é importante regá-lo e apará-lo, seja com uma cortadora de grama ou com aparador elétrico. Lembre-se também de usar inseticidas, para evitar que pragas estraguem esse ambiente.

5. Desentupimento de pias

Pias entupidas dão dores de cabeça, devido à aparência e ao odor, porém são facilmente resolvidas. Para isso, basta desenroscar o sifão, retirar o que está bloqueando o fluxo de água, lavá-lo com escova e colocá-lo de volta.

Saber como fazer a manutenção de casa traz muita comodidade e, para realizá-la de maneira satisfatória, é preciso ter os equipamentos necessários. Caso esteja fora do orçamento adquirir as ferramentas, a melhor opção é alugá-las, pois assim você paga apenas pelo tempo que usar, garantindo um trabalho bem-feito e com o menor gasto possível.

Nosso texto sobre manutenção de casa foi útil para você? Curtiu nossas informações? Então, nos siga no Twitter e no Facebook e receba mais posts como este diretamente no seu feed!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Jardinagem 8 passos para reformar o jardim

Reformar o jardim é uma excelente forma de renovar o ambiente externo da casa e torná-lo mais aconchegante e convidativo.  Para quem deseja renovar o jardim, é importante conhecer alguns passos que irão trazer o resultado desejado, assim será possível deixar o ambiente bem mais bonito, economizando tempo e dinheiro! Confira abaixo os 8 passos […]

Chris

Artigos sobre Jardinagem 6 ideias para deixar seu jardim mais incrível

Um jardim bem cuidado é um verdadeiro cartão de visitas para sua casa. Além disso, um espaço verde bem planejado pode proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar para toda a família. Porém, muitas vezes, pode ser difícil fazer as manutenções necessárias para garantir a saúde, a beleza e a funcionalidade do seu jardim. Pensando nisso, […]

Chris

Telhado verde benefícios
Artigos sobre Jardinagem Telhado verde: veja como funciona essa cobertura e seus benefícios!

As construções sustentáveis têm conquistado cada vez mais o seu espaço entre os consumidores brasileiros. Novas técnicas e processos construtivos são fundamentais para o crescimento da economia, sem abrir mão das questões ambientais. Nesse contexto, o telhado verde se tornou uma estratégia muito utilizada na edificação de empreendimentos em harmonia com o meio ambiente. No […]

Construlino