Descubra os principais tipos de concreto usados no Brasil

Por Construlino - 12 de novembro de 2018

Conhecer os diversos tipos de concreto é fundamental para garantir uma boa tomada de decisão na sua construção. Afinal, esse material é amplamente usado nas mais variadas obras. Isso porque ele possui grande importância, já que garante a estrutura da casa, trazendo resistência à pressão, tração e compressão.

principais tipos de concreto

Basicamente, ele é feito de areia, cal, pedra, água e, finalmente, cimento, com a função de aglomerar os demais agregados. Outros materiais podem ser adicionados, bem como as quantidades serem modificadas para torná-lo mais eficaz para um determinado uso.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre este assunto, fizemos este post. Aqui você encontrará a descrição e aplicação dos principais tipos de concreto. Então, para ficar por dentro do tema, leia tudo até o final! Vamos lá?

Concreto convencional

Esse é o tipo de concreto mais comum na construção civil. Ele utiliza apenas os ingredientes básicos, sem nenhum aditivo, em quantidades padronizadas. Seu vasto uso se deve ao fato de sua grande versatilidade, podendo ser usado em fundações, lajes, pisos e estruturas, além do fácil preparo na obra.

Em pequenas quantidades pode ser feito manualmente, mas caso seja necessária uma grande porção, é preciso o uso de uma betoneira. A resistência desse concreto varia entre 10 a 40 Mega Pascal.

Concreto armado

O concreto convencional possui alta resistência à compressão, porém não se mostra tão eficiente quando se trata de esforços em relação à tração e flexão. Assim, o concreto armado surge para resolver esse problema.

Nele são inseridas barras de aço — chamadas de armadura — no modelo convencional, o que explica o seu nome. Assim, o concreto se adere ao aço, adquirindo sua resistência à tração. Essa combinação faz com que ele seja o mais usado nas construções, quando se trata de estrutura.

Concreto bombeável

Para fazer esse tipo de concreto, é necessária uma maior quantidade de água, visto que precisa de uma menor densidade e mais fluidez. Então, utiliza-se uma bomba de concreto para o local de aplicação.

Sua maior vantagem é, devido ao seu bombeamento, a possibilidade de alcançar maiores alturas e o aumento na velocidade do processo de transporte, que não será mais feito com carrinho de mão.

Concreto pré-fabricado

Diferente dos outros, o concreto pré-fabricado não é feito dentro da obra. Ele é produzido industrialmente, com alto rigor de qualidade, chegando à construção em forma de blocos.

Dessa forma, ele acelera a obra, com o processo de montagem sendo otimizado, diminuindo os custos com mão de obra. Além disso, reduz a geração de entulho, moderando as despesas com aluguel de caçambas.

Saber as aplicações dos tipos de concreto faz com que seus investimentos sejam realizados da melhor maneira possível, obtendo o melhor resultado. Assim, sempre pesquise bastante, com ajuda de profissionais capacitados, para que eles possam auxiliá-lo e garantir a sua satisfação.

Nosso artigo sobre os tipos de concreto ajudou você? Gostaria de acrescentar algo? Então, deixe um comentário neste post e compartilhe com a gente e com nossos leitores suas opiniões e informações sobre este tema!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva