Descubra os principais tipos de concreto usados no Brasil

Por Construlino - 12 de novembro de 2018

Conhecer os diversos tipos de concreto é fundamental para garantir uma boa tomada de decisão na sua construção. Afinal, esse material é amplamente usado nas mais variadas obras. Isso porque ele possui grande importância, já que garante a estrutura da casa, trazendo resistência à pressão, tração e compressão.

principais tipos de concreto

Basicamente, ele é feito de areia, cal, pedra, água e, finalmente, cimento, com a função de aglomerar os demais agregados. Outros materiais podem ser adicionados, bem como as quantidades serem modificadas para torná-lo mais eficaz para um determinado uso.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre este assunto, fizemos este post. Aqui você encontrará a descrição e aplicação dos principais tipos de concreto. Então, para ficar por dentro do tema, leia tudo até o final! Vamos lá?

Concreto convencional

Esse é o tipo de concreto mais comum na construção civil. Ele utiliza apenas os ingredientes básicos, sem nenhum aditivo, em quantidades padronizadas. Seu vasto uso se deve ao fato de sua grande versatilidade, podendo ser usado em fundações, lajes, pisos e estruturas, além do fácil preparo na obra.

Em pequenas quantidades pode ser feito manualmente, mas caso seja necessária uma grande porção, é preciso o uso de uma betoneira. A resistência desse concreto varia entre 10 a 40 Mega Pascal.

Concreto armado

O concreto convencional possui alta resistência à compressão, porém não se mostra tão eficiente quando se trata de esforços em relação à tração e flexão. Assim, o concreto armado surge para resolver esse problema.

Nele são inseridas barras de aço — chamadas de armadura — no modelo convencional, o que explica o seu nome. Assim, o concreto se adere ao aço, adquirindo sua resistência à tração. Essa combinação faz com que ele seja o mais usado nas construções, quando se trata de estrutura.

Concreto bombeável

Para fazer esse tipo de concreto, é necessária uma maior quantidade de água, visto que precisa de uma menor densidade e mais fluidez. Então, utiliza-se uma bomba de concreto para o local de aplicação.

Sua maior vantagem é, devido ao seu bombeamento, a possibilidade de alcançar maiores alturas e o aumento na velocidade do processo de transporte, que não será mais feito com carrinho de mão.

Concreto pré-fabricado

Diferente dos outros, o concreto pré-fabricado não é feito dentro da obra. Ele é produzido industrialmente, com alto rigor de qualidade, chegando à construção em forma de blocos.

Dessa forma, ele acelera a obra, com o processo de montagem sendo otimizado, diminuindo os custos com mão de obra. Além disso, reduz a geração de entulho, moderando as despesas com aluguel de caçambas.

Saber as aplicações dos tipos de concreto faz com que seus investimentos sejam realizados da melhor maneira possível, obtendo o melhor resultado. Assim, sempre pesquise bastante, com ajuda de profissionais capacitados, para que eles possam auxiliá-lo e garantir a sua satisfação.

Nosso artigo sobre os tipos de concreto ajudou você? Gostaria de acrescentar algo? Então, deixe um comentário neste post e compartilhe com a gente e com nossos leitores suas opiniões e informações sobre este tema!

Você também pode gostar

Recomendados para você

parede com infiltração
Obra e Construção Parede com infiltração? Veja aqui 4 dicas para resolver o problema

Proliferação de mofos, fissuras no concreto e estragos no revestimento são sinais muito claros de uma parede com infiltração. Mais do que prejudicar a estética do ambiente e comprometer a estrutura da construção, esse problema também afeta a saúde de quem frequenta o local. Consequentemente, esses fatores contribuem com a desvalorização do imóvel. Diante disso, […]

Construlino

construção civil e coronavírus
Obra e Construção Qual o impacto do coronavírus na construção civil?

Parte de qualquer trabalho é, sem dúvidas, entender o cenário que o segmento de atuação está passando, certo? Nas últimas semanas, a pandemia do COVID-19 modificou colocou em quarentena 20% da população do globo, e é importante entender o impacto na sua área profissional. Muito suscetível ao mercado, é fundamental compreender a relação entre construção […]

Construlino

Obra e Construção 4 exemplos de pequenos reparos para fazer durante a quarentena

Com a pandemia causada pelo Coronavírus que assola o Brasil e o mundo, a população se viu orientada a praticar o isolamento social na tentativa de frear a disseminação do vírus. Por conta disso, quem precisa realizar pequenos reparos em casa se viu em uma situação difícil, já que, no momento, não é possível contar […]

Construlino