Descubra os passos para instalar parede de gesso!

Por Construlino - 28 de janeiro de 2019

Instalar parede de gesso, também conhecida como drywall ou simplesmente gesso acartonado, é a maneira mais rápida, econômica e limpa de construir. Muito utilizado para fazer fechamento ou simplesmente dividir um ambiente. O drywall se trata de uma placa com miolo de gesso e coberta com papel-cartão, ela é fixada em estruturas metálicas ou de madeira.

instalar parede de gesso

A turma do “faça você mesmo” utiliza esse sistema para dividir ambientes, criar estantes, bancadas, prateleiras, e tudo que a imaginação permitir.

Você quer fazer a instalação sem ter dor de cabeça e ainda executar o serviço de forma rápida? Então não deixe de ler nosso post até o fim. Boa leitura!

Procure por informações antes de iniciar a instalação

A instalação do drywall pode parecer simples, mas demanda um mínimo de conhecimento sobre os materiais que serão empregados e cuidados a serem tomados, como: quais ferramentas usar, atenção para não danificar as placas e os montantes etc.

Então, nossa dica é: reúna o material, tenha as ferramentas sempre à mão, não faça nada sozinho e use escadas. Nada de ficar subindo em caixotes ou cadeiras, pois o risco de um acidente é grande. Cuidado em primeiro lugar!

Confira os materiais necessários

Liste todos os materiais que serão utilizados, faça um “croqui”, coloque todas as medidas: altura, largura e comprimento. Vai ter porta? Janela? Coloque tudo no papel e compre o material. No quesito ferramentas elétricas, por exemplo, furadeira e serra, caso não possua ou não tem interesse em adquirir, uma boa opção é o aluguel. Muito mais prático!

As placas de gesso acartonado, são disponibilizadas em cores. Confira:

  • chapa RU — resistência a umidade, na cor verde — indicada para áreas úmidas, como banheiro, cozinha e área de serviço;
  • chapa RF — resistência ao fogo, na cor rosa — indicada para bancadas com cooktop, lareiras e como solução de mitigação em projetos de prevenção e combate a incêndio;
  • chapa ST — chapa standard, na cor branca — indicada para paredes internas, forros, revestimento e mobiliário integrados.

Após estipular qual será usada e sua finalidade, é hora dos acessórios. A seguir, uma lista dos materiais para instalar a parede de gesso:

  • perfil, montantes e guias;
  • presilhas, peças de junção e conectores;
  • parafusos e buchas de 6 mm;
  • rebites, com mínimo de 4 mm;
  • fita para juntas;
  • fita de material isolante para perfil;
  • massa corrida;
  • revestimento cerâmico (se for o caso);
  • argamassa de assentamento de revestimento;
  • tinta para pintura.

Esse material é o básico para trabalhar com drywall, leve sua lista e peça orientação ao vendedor. Em lojas especializadas, eles são treinados para essa tarefa.

Saiba como instalar parede de gesso

Confira um breve passo a passo que preparamos para você.

Marcar e fixar as guias

Faça marcações no local, confira o nível e as medidas. Fixe as guias no piso e no teto, utilize uma furadeira para fazer os furos, sendo que a distância deverá ser de no mínimo 60 cm entre os parafusos, coloque as buchas, assente o perfil e aparafuse.

Fixar os montantes ou colunas verticais

Devem ser fixados começando por uma extremidade e terminando na outra, com espaçamento de 50 cm entre os montantes.

Instalar os painéis de drywall

Com a chapa na vertical, parafuse de cima para baixo, deixando um espaço de 1 cm entre o parafuso e a borda da placa, a uma distância de 25 cm entre os parafusos. As placas devem ser instaladas dos dois lados do perfil.

Fazer a instalação elétrica e hidráulica

Antes do fechamento da parede, você pode utilizar os furos para a passagem dos fios e cabos de elétrica e hidráulica. Compre os perfis prontos para a instalação das louças e/ou chuveiro.

Finalizar os serviços

Nas emendas, após instalar parede de gesso, use fita e massa corrida. A finalização é como em qualquer outra parede: para o assentamento de azulejos utilize argamassa e rejunte. Na pintura, passe massa para cobrir todos os furos e corrigir as imperfeições, lixe e depois pinte na cor escolhida.

Ficou empolgado com as possibilidades do drywall? Acompanhe-nos nas redes sociais para ter acesso às nossas publicações em primeira mão, estamos no Facebook e no Twitter!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino