Conheça os tipos de lixadeira e entenda a sua utilidade

Por Construlino - 27 de maio de 2019

Não é nenhuma novidade que o acabamento é uma das etapas mais importantes dentro de um processo de construção ou reforma. Economizar esforços nessa etapa pode significar um resultado final de baixa qualidade ou que deixe o cliente insatisfeito de alguma maneira.

 

tipos de lixadeira

 

Por se tratar de uma fase em que se exige bastante trabalho e atenção aos detalhes, muitas pessoas não gostam de dedicar todo o tempo necessário ou, às vezes, até de fazer a finalização necessária. O motivo para tal descontentamento é simples: muito esforço para resultados muito pequenos.

No entanto, é possível deixar essa etapa um pouco menos dolorosa e mais eficiente. Existe uma série de ferramentas e máquinas que podem fazer a finalização ser mais prática e rápida e com boa qualidade. A lixadeira é uma delas. E existe uma variedade de tipos disponíveis!

Ficou curioso? Neste texto, vamos apresentar todos os tipos de lixadeiras e como cada uma delas pode deixar o seu trabalho mais fácil sem perder a qualidade.

Quais são os tipos de lixadeira e as suas funções?

Existe uma grande variedade de lixadeiras no mercado. Algumas têm até aspirador de pó acoplado. Elas costumam ser equipamentos extremamente funcionais e podem acelerar a sua obra ou reforma de modo considerável sem diminuir a qualidade da entrega final.

É importante entender a funcionalidade das lixadeiras. Elas são equipamentos muito úteis para serviços pontuais e em uma determinada fase das obras. Costumam ser mais utilizadas para acabamentos, e sua utilidade não é adequada para o dia a dia.

Para conseguir escolher a que se encaixa melhor em suas necessidades, o ideal é conhecer todas e o que cada uma delas pode fazer. Por isso, vamos apresentar os principais tipos e suas respectivas funções.

De parede

Esse tipo de lixadeira é indicada para paredes ou tetos que vão receber pintura. É possível encontrar essa lixadeira nos modelos manual ou elétrico. O elétrico é ideal para quem quer economizar ou otimizar o tempo investido na obra sem fazer esforço físico.

Angular

Esse é um tipo de lixadeira que não é indicado para acabamentos. É muito utilizada para desgastar diferentes tipos de superfícies em formato arredondado ou circular.

De cinta

A lixadeira de cinta pode ser utilizada para o desbaste de superfícies diversas. Sua lixa, em formato de cinta, permite retirar bastante material, sendo indicada para os trabalhos mais pesados e maiores. É potente e bem pesada e só pode ser utilizada em superfícies horizontais.

Combinada

A lixadeira combinada é indicada para trabalhos leves de desbaste em peças de madeira, permitindo trabalhar na horizontal e vertical. Geralmente, tem um cabo, para permitir o alcance dos locais mais altos ou de difícil acesso.

Excêntrica

Se você busca acabamento fino e sem estrias, a lixadeira excêntrica é a escolha certa, por ser bastante versátil e ideal para polir materiais variados, como madeira, plástico, metal e verniz, em paredes curvas ou planas.

Orbital

A lixadeira orbital é indicada para o acabamento em superfícies de aço e metal. É um tipo de lixadeira leve e pode ser encontrado em dois formatos: retangular ou quadrado. Seus movimentos são rápidos e bem suaves, permitindo lixar em qualquer direção. Costuma ser fácil de manusear e é muito utilizada para remover verniz e tintas e para arredondar arestas.

Roto orbital

Essa lixadeira é a junção de dois movimentos. Além de orbitar, ela gira, permitindo realizar um acabamento delicado e perfeito em superfícies planas. Com ela, é possível trabalhar em materiais de aço ou de madeira, sendo recomendada para lixamentos leves.

Roto orbital pneumática

Assim como o nome, suas funções não são muito diferentes da lixadeira roto orbital. No entanto, esse modelo pneumático pode ser considerado mais simples, quando comparado a uma ferramenta elétrica. A desvantagem da simplicidade oferecida é sua maior propensão a defeitos e falhas.

Quais são os serviços em que a lixadeira pode ser útil?

Na construção civil, indústria, marcenaria, oficina mecânica e em outros tipos de serviço, as lixadeiras são equipamentos bastante usados e muito requisitados. Sua variedade de tipos, modelos e valores permite várias formas de aplicação e realização de serviços.

As lixadeiras são equipamentos extremamente úteis, e seus acessórios podem deixá-las ainda mais eficientes e práticas. Como já falamos, é possível encontrar lixadeiras que já vêm com aspirador de pó acoplado, permitindo lixar e aspirar a sujeira sem precisar trocar de aparelho.

Trabalhar em superfícies planas, curvas, verticais, horizontais ou até mesmo inclinadas; preparar paredes para pintura; fazer decapagem de assoalhos e portas; remover materiais ou até mesmo reformar superfícies já desgastadas. São muitos os cenários em que as lixadeiras podem ser utilizadas.

As lixadeiras surgiram como uma solução prática e extremamente econômica para aqueles que precisam fazer esse tipo de trabalho. Por se tratar de um equipamento de que nem todo mundo tem uma necessidade frequente, é interessante avaliar a possibilidade de alugar, em vez de adquirir um equipamento totalmente novo.

Alugar uma lixadeira pode trazer muitos benefícios, entre eles, mais praticidade à obra, menos esforço físico da equipe, mais segurança e uma possibilidade de diversificar ou melhorar o serviço prestado — além, é claro, de otimizar o tempo investido para a obra ou reforma.

Lembre-se de levar em consideração que, ao optar por alugar uma lixadeira, você estará investindo em um equipamento para realmente usá-lo; diferente de quando opta-se pela compra de um novo, podendo ficar meses guardado, correndo risco de sofrer desgastes por má preservação sem nem mesmo ter sido aproveitado o suficiente para se pagar.

Ficou evidente, portanto, como a lixadeira pode ser útil para diferentes tipos de serviço, e mostramos que alugar talvez seja a melhor opção, para que você possa usufruir de todos os benefícios do equipamento sem ter nenhum tipo de prejuízo.

Agora que você já está familiarizado com o universo das lixadeiras e já sabe como escolher a lixadeira ideal para o tipo de serviço que você está procurando, que tal conferir outros artigos ricos como este? É só seguir as nossas páginas nas redes sociais para receber mais conteúdos em primeira mão! Estamos no Facebook e no Twitter!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva