Rosqueadeira

Finalidade:

Ideal para rosquear tubos DIN 29999 (BSPT) direitas (1/4″ – 4″); NPT (1/4″ – 4″); Métrico (8-30mm) e tubo de condução elétrica (10 – 40mm).
Além de leve e compacta, possui motor universal monofásico de 600W isolado conforme as normas VDE/CCE e 40 R.P.M. em vazio e 38 R.P.M. com carga, escova de carvão de fácil substituição, lubrificação automática e regulável pelo interior da tarraxa diretamente aos pentes, Bomba de óleo de sistema mecânico (engrenagens), garras auto-blocantes, substituíveis e de fácil substituição.
Capaz de realizar operações de corte, escareamento e rosqueamento num tempo mínimo.

Atenção: Verificar características técnicas do equipamento conforme marca e modelo.

Rosqueadeira

Cuidados especiais:

  • Embora seja uma rosqueadeira de fácil operação, recomendamos sempre uma entrega técnica na loja, com equipe que a utilizará.
  • Verifique se a tensão no local é compatível com o equipamento.
  • A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador e terceiros a riscos, só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá (NR-18.22.1)
  • O equipamento deverá ser instalado (conforme NR-10) a um painel de controle, por um eletricista qualificado, conforme orientação do engenheiro da obra.
  • Observar as recomendações das normas NR-18 e NR-12.
  • É proibida a utilização de ferramentas elétricas manuais sem duplo isolamento (NR-18.22.20).
  • Utilize somente extensões do tipo PP, sem emendas ou fios descascados. Desenrole toda a extensão antes de usa-lá.
  • Para distâncias até 10m – fios 2,5mm²; até 20m – fios 4,0mm² e até 30m – fios 6,0mm². Acima de 30m, não recomendamos o uso de extensões. Neste caso, sugerimos como alternativa o uso do gerador.
  • Não trabalhe sob chuva.
  • Não utilize equipamentos elétricos em locais úmidos ou na presença de gases e líquidos inflamáveis.

Cuidados para transportar:

  • Nos veículos de transporte, fixar o equipamento para evitar que se desloque causando danos ao equipamento, ao veículo, a terceiros e ao próprio condutor.
  • Pessoas e equipamentos não podem ser transportados no mesmo compartimento.
  • Certifique-se de levar os complementos e acessórios necessários.
  • Em tempos chuvosos cuidar para que os componentes elétricos do equipamento não fiquem expostos.
  • O transporte deve ser realizado respeitando-se o limite de peso e dimensões do veículo, fixando os equipamentos.
  • Deslocamento da máquina utilizando uma polia.
  • NOTA: Não será necessário drenar (extrair) todo o óleo quando for transportar a máquina.
    1. Tire o cabeçote da máquina e acondicione separadamente.
    2. Para elevação, passe a polia pelo mandril de fixação do tubo e junte as duas pontas para fixar na talha.
    3. Solte as quatro pernas com uma chave de boca ou ajustável e guarde separadamente
    4. Eleve a máquina utilizando a polia e desça sobre o veículo, fixando a máquina para não ocorrer deslocamento no transporte
    5. Ao chegar no destino, eleve a máquina da mesma maneira e fixe as pernas antes de chegar ao solo
    6. Retire a corda da polia e recoloque o cabeçote no lugar.

No local de trabalho:

  • Verifique se o equipamento não sofreu alguma avaria durante o transporte. Todo e qualquer problema, inclusive de funcionamento, deverá ser comunicado no ato à CASA DO CONSTRUTOR, que tomará as providências necessárias.
  • Retire do local tudo que possa atrapalhar o serviço.
  • Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas, especialmente crianças.
  • Não utilize com peças soltas ou danificadas. Não retire partes da máquina.
  • Ligue o equipamento num circuito com proteção (disjuntor e tomada compatíveis).
  • Durante as paradas para descanso, troca de acessórios e até mesmo manutenção, desligue o equipamento sempre puxando pelo plug, nunca pelo fio.
    1. Coloque o equipamento num local coberto, abrigado do sol e chuva.
    2. Coloque o equipamento num local plano e nivelado.
    3. Montar o equipamento com as pernas fornecidas, certificando que os parafusos fiquem bem apertados.
    4. Quando fixar na máquina os tubos de grande comprimento, esses ficarão levemente inclinados (elevados) em relação ao solo. Isso é normal para economizar o óleo de corte que cai no tubo.
    5. Abasteça a máquina com óleo ROCUT para rosqueamento até que o filtro interno do reservatório fique totalmente encoberto.
    6. Certifique-se que o CAP do dreno do reservatório de óleo está apertado para evitar vazamento do óleo

Acionamento / uso e desligamento do equipamento:

Acionamento:

  • Certifique-se da corrente de energia no local corresponde à do equipamento. Não utilize o equipamento sem o plugue de tomada.
  • Coloque no equipamento o cabeçote adequado para a bitola de tubo a ser rosqueada (de 1/2” a 2” ou de 2.1/2” a 4”).
  • Após a fixação do cabeçote , Solte a alavanca de ajuste das medidas e leve a escala de regulagem até a posição “Remove Dies”.
  • Insira os cossinetes nas janelas de abertura, atentando para a numeração existente no cabeçote e no cossinete
  • Os cossinetes originais Rothenberger possuem uma posição de montagem e você ouvirá um “click” quando esse estiver na posição correta.
  • Após inserir os quatro cossinetes , volte a escala de regulagem para a bitola a ser trabalhada e gire a alavanca de ajuste até o completo aperto.

Dicas importantes:

  • Na rosqueadeira de 4” existe uma “chave” de regulagem do óleo . Essa chave deve ser posicionada de acordo com o cabeçote em uso para liberação do fluxo de óleo.
  • No braço da rosqueadeira, bem próximo do mandril, existe uma marcação de limite. Essa marcação serve para alertar o operador pra não iniciar a rosca quando o carro pra frente dessa marcação, o que pode ocasionar sérios danos ao equipamento.
  • Recomendamos o uso de EPI’s (Luvas e óculos de segurança)
  • É obrigatório o uso de suporte pra tubos (preguiça) na parte trazeira para sustentar o peso do tubo a ser trabalhado e não ocasionar suspenção (empinar) da rosqueadeira.
  • Nunca utilizar óleo solúvel, óleo diesel ou outros lubrificantes para fazer rosca
  • Engraxar regularmente as engrenagens pelos pontos de graxeiro existentes no alto no equipamento
  • Quando o equipamento retornar da locação, drene totalmente o óleo, recoloque o CAP e limpe os filtros antes da nova locação.

Uso:

  • Fixação do tubo:
    1. A primeira operação é a fixação do tubo no equipamento.
    2. Gire o mandril trazeiro e dianteiro no mesmo sentido para abertura.
    3. Coloque o tubo e fixe-o deixando aproximadamente 20cm além do mandril dianteiro.
    4. Feche o mandril dianteiro com força fazendo o mesmo “bater” sobre o tubo fixando as garras
    5. O madril trazeiro deve ser ajustado sem batidas
  • Corte do tubo:
    1. Ligue o equipamento e posicione o cortador sobre o tubo
    2. Gire a alavanca até a lâmina tocar o tubo.
    3. Posicione a lâmina sobre a marcação do corte, Girando levemente o “volante” do carro.
    4. Após posicionar, Gire novamente a alavanca pressionando a lâmina contra o tubo (meia volta).
    5. Repita a operação até o corte completo.
  • Limpeza da rebarba:
    1. Após o corte, levante o braço do cortador até o final
    2. Baixe o escareador e empurre a lança até o final
    3. Gire o cabo até o mesmo ficar travado
    4. Com a máquina em movimento, force a lança do escareador contra o tubo até limpar a rebarba criada no corte
    5. Volte o escareador na posição recuada e levante o braço do escareador como feito com o cortador
  • Fazendo a rosca com cabeçote ½ – 2”:
    1. Baixe o cabeçote na posição de uso
    2. Regule a medida do cabeçote , soltando a alavanca de ajuste.
    3. Após a regulagem, aperte a alavanca, manualmente, até o completo aperto
    4. Apoie o cabeçote com a mão direita e empurre a parte deslizante do cabeçote para “armar” o mesmo.
    5. com a máquina em movimento, gire o “volante” do carro, pressionando o cabeçote com os cossinetes contra o tubo
    6. Após iniciar a rosca o tubo vai deslizando por dentro do cabeçote até tocar o dispositivo que “desarma” o cabeçote no final da rosca.
    7. Após o desarme do cabeçote , gira o volante para liberação do tubo
    8. Desligue o motor da máquina para remoção do tubo
  • Fazendo a rosca com cabeçote 2.½ 4” (apenas Rosqueadeira Super Ego PRO 4”):
    1. Baixe o cabeçote na posição de uso, tomando o cuidado de levantar o suporte que apoia o cabeçote de 2”
    2. Regule a medida do cabeçote , soltando o dispositivo de ajuste e prendendo-o na medida a ser trabalhada.
    3. Após a regulagem no cabeçote , ajuste a mesma medida no dispositivo localizado na frente do volante
    4. Com a máquina em movimento, gire o “volante” do carro, pressionando o cabeçote com os cossinetes contra o tubo
    5. Após iniciar a rosca o tubo vai deslizando por dentro do cabeçote até que o mesmo seja “desarmado” no final da rosca.
    6. Após o desarme do cabeçote , gire o volante para liberação do tubo
    7. Desligue o motor da máquina para remoção do tubo

Desligamento:

  • Pressione o botão desligar e em seguida retire o tubo.

IMPORTANTE : Outros equipamentos similares podem ser incorporados nas lojas da rede com potências e performance diferentes. As recomendações contidas neste folheto não são capazes de cobrir todas as condições e situações possíveis que poderão ocorrer. Dessa forma, recomendamos o conhecimento da NR-18, além do manual pormenorizado do equipamento. Tudo isto pode ser encontrado na CASA DO CONSTRUTOR. Trabalhe com segurança!

Equipamentos de proteção individual

Nunca se esqueça do seu equipamento de proteção individual:
óculos, protetor de ouvidos, luvas, máscaras, botas, capacete, cinto de segurança e roupa adequada, conforme local e atividade desenvolvida.

Faça o download do safety da rosqueadeira.

Alugue rosqueadeira na CASA DO CONSTRUTOR.