This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Você sabe como divulgar a sua franquia na internet? Veja aqui
Você tem dúvidas sobre como divulgar a franquia na internet? A gente entende! São muitas opções de canais e ferramentas para esse fim, o que dificulta ainda mais na hora de escolher as melhores. A falta de conhecimento necessário é outro complicador.
Independentemente se você é franqueado ou franqueador, a divulgação na internet deve estar entre as suas estratégias de marketing. As empresas não sobrevivem mais fora do mundo online — e parte de seu sucesso depende disso.
Para divulgar a franquia na internet do jeito certo, você pode seguir por alguns caminhos. Veja quais são eles!
Dicas de como divulgar a franquia na internet
Antes de você iniciar o trabalho de divulgação, a sua franquia deve estar formatada e com: modelo de negócio testado, planejamento de expansão para que a distribuição seja feita de forma eficiente; e suporte definido para todos os setores que precisarem.
Tudo pronto? É o momento de se apresentar para seu público-alvo. Acompanhe as nossas dicas!
Busque empresas competentes para a criação do site da franquia, pois ele será o cartão de visita em que constarão todas as informações relevantes sobre seu negócio. Precisa ser responsivo, padronizado com o design da loja, assim como apresentar:
- páginas sobre a empresa e seus diferenciais;
- treinamentos;
- número de lojas;
- imagens de produtos e das lojas dos franqueados;
- valores dos investimentos necessários;
- suporte;
- formulário de contato.
Também é bacana informar tanto no site quanto nas lojas físicas que a marca está à procura de novos franqueados. Pense: se seu cliente é fã dos produtos e do atendimento, ele poderá se tornar um investidor.
Faça um planejamento de marketing
Primeiramente, em um planejamento de marketing é preciso definir seus objetivos e metas a serem alcançadas, bem como os prazos para a execução de cada ação. Feito isso, analise quais as características de seu público-alvo.
Existem ferramentas na internet que podem ajudar você a conhecer quem são as pessoas que visitam seu site. Após, crie uma persona para que possa entender o comportamento de seu cliente — vamos falar mais sobre a persona daqui a pouco.
Outra etapa importante do plano é definir quais meios serão utilizados para divulgar seu negócio. O ideal é que eles possam ser monitorados, para você saber quais estão gerando mais tráfego e conversão. Por exemplo:
- links patrocinados no Google, com o AdWords;
- modalidade busca orgânica;
- campanhas de e-mail marketing;
- marketing de conteúdo em blog;
- marketing de relacionamento em redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e LinkedIn.
Por fim, desenvolva um conteúdo de qualidade e que seja fácil de ser encontrado — tanto em forma de anúncio como de artigo para blog. A divulgação desses materiais deve ser feita dentro de um cronograma estipulado.
Crie lista de e-mails
Uma ótima forma de conversar diretamente com seu cliente é por meio de uma estratégia de e-mail marketing. O primeiro passo é capturar leads em seu site ou nas suas redes sociais. Assim, será possível divulgar conteúdos de interesse dessas pessoas e, consequentemente, potencializar o número de vendas.
Você pode enviar e-mails educativos sobre como usar determinado item, além de divulgar produtos e temas relacionados à sua área de atuação. A proposta é sempre agregar valor ao dia a dia do seu cliente.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são um meio de divulgação importantíssimo nos dias atuais. Portanto, a dica é verificar em quais delas o seu público se encontra para, então, criar os perfis da sua empresa naquelas com maior potencial.
Uma vez nesse ambiente, trace estratégias para atingir seus clientes de forma que cause o interesse deles em interagirem com sua marca.
Suas ações podem ser orgânicas e pagas. No entanto, é aconselhável trabalhar com as duas ao mesmo tempo. Com os anúncios pagos, você impactará não somente as pessoas que seguem o seu negócio, mas também as que têm interesse em sua área de atuação.
Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio permite que o seu cliente encontre a sua empresa com mais facilidade. Nessa ferramenta, você registrará:
- endereço;
- telefone;
- site;
- horários de funcionamento;
- serviços oferecidos;
- imagens de produtos.
O Google Maps já apontará a localização do seu estabelecimento. Bem prático, não é mesmo?
Divulgue em portais especializados
Caso você seja um franqueador e queira divulgar sua marca para captar novos investidores, é indicado divulgar sua franquia em portais especializados. Ela ficará conhecida no ambiente virtual, já que o público que buscar informações sobre o assunto acessará sites desse segmento.
A franquia poderá aparecer nos portais em vários formatos de publicação, como notícias, anúncios, publieditoriais com conteúdos sérios e que chamem a atenção do leitor.
Considere contratar uma agência de marketing digital
Sua empresa não tem um departamento específico para marketing digital ou quer acelerar o processo? Existem agências de marketing digital que desenvolvem desde o planejamento até a execução de sua comunicação online.
Por ser uma tarefa mais complexa, a equipe especializada determinará as melhores condições e ações a serem realizadas para que a franquia atinja o objetivo esperado. Além disso, vai monitorar constantemente para fazer os ajustes que forem precisos.
A importância de analisar seu público-alvo
O público-alvo são consumidores, empresas e organizações que têm o mesmo interesse nos produtos ou serviços que sua franquia vende.
É importante fazer essa análise para definir as estratégias mais adequadas. Sua empresa precisa fazer uma pesquisa para obter o máximo de informações a respeito dessas pessoas e, assim, ter mais condições de se relacionar com elas. Isso vai abranger, entre outros fatores:
- comportamento de compra;
- classe social;
- números demográficos e geográficos;
- hábitos de consumo;
- condições financeiras.
Além do público-alvo, existe a persona, que oferece uma visão mais específica sobre o consumidor. Ela segmenta mais o público e facilita as estratégias mais personalizadas para seus clientes. Com isso, os resultados são bem efetivos.
Para estabelecer a persona do seu negócio, você vai criar um cliente semifictício e detalhar vários elementos. Alguns deles são:
- nome;
- idade;
- estado civil;
- gostos;
- dúvidas em relação ao seu produto ou serviço;
- objetivos que ela quer alcançar.
Ao identificar o seu público-alvo e a sua persona, você saberá um pouco de suas vidas para unir as informações desse grupo e conhecer as dores comuns deles. Veja quais problemas os seus clientes conseguirão resolver com a ajuda dos seus produtos ou serviços, e de que forma poderão utilizá-los.
Divulgar a franquia na internet é essencial para aumentar a sua visibilidade e o seu faturamento. Conte com profissionais capacitados para desenvolver esse trabalho da melhor forma. Assim, você não desperdiça tempo e nem dinheiro.
Está precisando de suporte para melhorar os resultados da sua franquia? Entre em contato conosco e conheça as soluções que temos a oferecer!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]