Você entende a importância da universidade corporativa no franchising

Por Construlino - 19 de julho de 2018

Para muitos, uma das maiores vantagens de se investir em uma franquia é a possibilidade de ter uma empresa com modelo de negócio já testado e estabelecido. Outro fator que atrai muitos interessados, é o conhecimento passado pela franqueadora, o qual poderá ser realizado pela universidade corporativa (UC).

universidade corporativa

Quando se fala em universidade, logo se lembra daquela instituição educacional séria, que, em muitos casos, leciona disciplinas que não possuem funcionalidade prática. No entanto, ela é diferente em sua versão corporativa, uma UC de uma franqueadora é voltada a disseminar conhecimento aos franqueados para melhorar a qualidade de seus serviços e ganhos.

Continue a leitura deste artigo e descubra mais as vantagens que uma universidade corporativa proporciona a um franqueado. Vamos começar?

O que é a universidade corporativa?

De maneira geral, uma UC tem como principal objetivo estimular o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores de uma empresa, fazendo-os entender como conseguirão executar a estratégia e o posicionamento empresarial. Com isso, é possível obter diversas vantagens competitivas, as quais proporcionarão mais lucros e a retenção de bons funcionários.

Já para uma franquia, uma universidade corporativa tem como objetivo treinar os franqueados para que eles consigam administrar os seus negócios da melhor maneira possível. Sendo assim, o franqueador transfere para a unidade franqueada um valioso know-how, permitindo-a melhorar sua qualidade de serviço e, consequentemente, a sua rentabilidade.

Para isso, as UCs aplicam métodos já consagrados, sendo o ensino a distância pela Internet a forma que tem oferecido os melhores benefícios. Assim, o conhecimento é passado ao empreendedor por meio de manuais, vídeoaulas, fóruns e treinamentos online.

Quais são as suas vantagens?

Conteúdo personalizado à realidade da franquia

É comum muitos cursos superiores ou de especialização abordarem de maneira generalista uma determinada disciplina. No entanto, como cada empresa possui suas particularidades, às vezes elas precisam que os seus colaboradores saibam um tema de maneira mais aprofundada.

Por isso, ao possuir uma universidade corporativa, o franqueador consegue desenvolver um conteúdo que atenda às necessidades de seus franqueados. Dessa maneira, é possível abordar temas que realmente farão a diferença à unidade franqueada.

Transferência de know-how

Muitas pessoas que desejam empreender não possuem formação em administração ou em negócios, também é comum elas não possuírem experiência no mercado de atuação da empresa. Por isso, devido ao desconhecimento sobre o que fazer, é normal muitos empreendimentos jovens não passarem dos primeiros anos de vida.

Todavia, isso não acontece quando se investe em uma franquia, já que uma das obrigações de um franqueador é ensinar o franqueado como lidar com a sua unidade. Sendo que, ele poderá transmitir esse conhecimento por meio de uma universidade corporativa.

Além de mostrar como gerenciar a franquia, a UC ensina boas práticas relacionadas ao negócio, como métodos de venda, de estocagem e de produção.

Aprendizagem da cultura da marca franqueadora

Um dos maiores desafios de uma franqueadora é conseguir manter um determinado padrão em todas as suas unidades franqueadas. Com uma UC isso é possível, uma vez que um dos temas ensinados é justamente sobre como cada franqueado deverá gerenciar e executar o seu negócio.

Dessa forma, o empreendedor conhece a cultura da franqueadora, possibilitando que ele aplique os diferencias da marca em seu negócio.

Como, em alguns casos, não existe a obrigatoriedade de participar da UC, os franqueadores conseguiram perceber que as unidades que fizeram o treinamento são as que possuem melhor retorno. Dessa forma, é possível perceber que contar com uma universidade corporativa proporciona muitos ganhos para ambas as partes de uma franquia.

Caso você tenha gostado dessas dicas, não deixe de seguir nossa página no Facebook e o nosso perfil no LinkedIn. Até a próxima!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino