Veja quais são as 8 principais tendências da construção civil!

Por Construlino - 27 de junho de 2019

mercado na contemporaneidade tem algumas características marcantes. As principais são a inovação e o dinamismo. Devido a isso, é muito importante que os profissionais sempre se mantenham atualizados, com metodologias e tecnologias que cada mercado apresenta, incluindo o setor de obras e edificações. Dessa forma, você sabe quais são as principais tendências da construção civil para os próximos anos?

Com o intuito de esclarecer essa questão, fizemos este artigo especialmente para você. Iniciaremos abordando sobre o panorama da construção civil para os próximos anos. Posteriormente falaremos sobre as principais tendências da construção civil para os próximos anos. Por fim, destacaremos a importância de acompanhar estas tendências. Confira!

Qual o panorama da construção civil para os próximos anos?

Nos últimos anos nosso país atravessou por uma das maiores crises da sua história recente. Entretanto, ela está passando e setores como a construção civil estão sendo os motores da recuperação econômica que já começa a se consolidar.

Segundo o IBGE, a construção civil, que esteve em queda desde 2014, começou a  viver um processo de desaceleração, de modo que outras instituições, como o Sindicato das Construtoras do Estado de São Paulo (SINDUSCON-SP), apontam que o setor deve crescer pelo menos 1,9% para o ano de 2019. Excelente fato para profissionais e empresas deste setor, que precisam estarem atentos e se prepararem para esse cenário próspero.

Além do PIB, as estimativas de crescimento para a construção civil são tanto para o número de imóveis construídos como o número de empregos a serem preenchidos pelo setor. Mas você sabe no que se baseia este crescimento?

Podemos listar alguns fatores aqui. O primeiro deles são os incentivos governamentais, como a liberação do FGTS, aumento do teto para financiamentos em bancos públicos como a caixa econômica federal, entre outros. Com mais dinheiro em mãos, a população tem mais oportunidade de requisitar novas obras e reformas.

Por outro lado, o aumento do otimismo da população em geral com as recentes melhoras da economia as fazem gastar mais, o que gera maior demanda para o setor de construção civil. Estas mesmas pessoas estão antenadas quanto as tendências da construção civil e buscam por profissionais e empresas que tratem do assunto.

Quais são as 8 principais tendências da construção civil?

1. Uso de drones

Os drones já são utilizados por diversas empresas. Entretanto, o que inibe a adoção definitiva deste equipamento nos canteiros de obra é o seu alto valor de aquisição, ainda que, nos últimos anos, esse preço tenha caído gradativamente.

Estes equipamentos estão sendo utilizados para inspecionar canteiros de obras de forma rápida e eficiente, especialmente em locais de difícil acesso ou visualização prejudicada. Dessa forma, é muito utilizado para realizar estudos preliminares, levantamentos, etc.

2. Utilização de veículos autônomos

Os veículos autônomos são uma tendência para o futuro, de forma que muitas empresas renomadas estão investindo no setor, como: Tesla, Google e Facebook. Além do uso pela população, estes veículos estão sendo muito requisitados por empresas do setor de construção civil. Em geral, os veículos têm como objetivo levar os materiais de construção de um lugar para outro.

Outro ponto que pode ser trabalho por estas máquinas são o transporte de pessoas. Sendo assim, como aspecto positivo, temos a diminuição dos gastos com mão de obra, além da redução de erros devido à falha humana, uma vez que os veículos utilizam inteligência artificial para fazer as suas atividades.

3. Maior popularidade de estruturas pré-fabricadas

As estruturas pré-moldadas são cíclicas. Ao longo da história da construção civil elas surgiram diversas vezes com tendência. Atualmente, voltaram a ser enxergadas como tal, devido a diversos fatores, especialmente a aplicação de tecnologias de softwares para modelagem de peças para cada situação particular.

4. Uso de impressão 3D

A impressão 3D é uma inovação que veio para revolucionar o mercado de construção civil. Com esta tecnologia é possível modelar imóveis inteiros de forma prévia, utilizando apenas softwares de modelamento tridimensional e tal impressora. Como tudo é digital, o projeto pode ser inteiramente desenvolvido antes da execução, destacando apenas os encaixes a serem feitos ao final.

5. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto em pauta na sociedade atual, aumentando-se a conscientização da população sobre os efeitos da ação humana sobre o ambiente como um todo. E não é diferente com a construção civil, tendo em vista que estas é uma das atividades que mais podem degradar o meio ambiente, se mal gerida, planejada e executada, devido principalmente ao grande consumo de água.

Entre as ações para fortalecer o entendimento de uma cultura sustentável, seguem como tendências da construção civil a introdução de elementos como sistema de reutilização de água, energias alternativas, plano de resíduos sólidos, utilização de materiais regionais, entre outros.

6. Paperless

Paperless é uma metodologia que visa a diminuição do uso de papeis no ambiente corporativo. Essa alternativa tem vários objetivos e benefícios, mas os principais são aumentar a organização dentro do ambiente de trabalho, com a digitalização dos documentos, tornando-os mais fáceis de serem encontrados e mais difíceis de serem perdidos. Por fim, com a adoção do paperless, a empresa também contribui para o meio ambiente.

7. Realidade Virtual

A Realidade Virtual é uma ferramenta tecnológica utilizada para criar cenários previamente projetados para determinado público. Por exemplo, ela é muito utilizada para o público gamer. Entretanto, seu uso dentro do mercado de construção civil se faz cada vez mais presente, como instrumento utilizado para destacar prováveis cenários e auxiliar na tomada de decisão de acordo com feedbacks de profissionais e clientes.

8. Building Information Model (BIM)

O BIM está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas de construção civil, principalmente por suas vantagens de compatibilização de projetos. Esta tecnologia de software é muito promissora, pois revolucionou o entendimento que se tem sobre produção digital de informações técnicas de desenho. No BIM, plantas baixas, cortes, orçamentos estão todo conectados, o que aumenta a compatibilidade e diminui os erros de projeto.

Dessa forma, após apresentarmos as 8 principais tendências da construção civil para os próximos anos, destacamos a importância de adaptar a sua empresa a elas para não perder mercado. Também vale ressaltar a importância da inovação para conseguir consolidar um negócio de sucesso.

O primeiro passo para tal é alinhar o seu trabalho com empresas renomadas no ramo, como a Casa do Construtor Franquia, que oferece equipamentos e treinamento necessário para se adequar a estas tendências.

Gostou deste texto que preparamos para você? Então entre em contato conosco e conheça mais sobre as tendências da construção civil!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção 3 Motivos para utilizar um martelete profissional

O martelete profissional é um equipamento utilizado na construção civil para realizar tarefas de perfuração, demolição e quebra de materiais, como concreto, pedra e alvenaria.  Atualmente, existem vários tipos de marteletes disponíveis no mercado, equipados com um mecanismo de impacto que proporciona movimentos rápidos e repetitivos. O martelete profissional é utilizado por empreiteiros, pedreiros, carpinteiros […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Quando usar o martelo rompedor?

Se você está na fase da “quebradeira” da sua obra e precisa conhecer mais sobre o martelo rompedor, certamente seu lugar é aqui. O martelo rompedor é um equipamento utilizado na construção civil e reformas para  remover rebocos e revestimentos. Tarefas que incluem perfurações ou quebra de materiais exigem equipamentos adequados para cada trabalho, entender […]

Larissa Silva