Qual é o valor do aluguel de betoneira?

Por Larissa Silva - 12 de dezembro de 2023

Alugar uma betoneira oferece uma solução flexível e econômica para diversos perfis, seja você uma empresa, um pedreiro ou uma pessoa física que deseja fazer reforma. O custo do aluguel varia conforme o modelo, tamanho e a duração do contrato de locação. 

Essa opção proporciona a vantagem de escolher um equipamento adequado às necessidades específicas de cada fase do projeto, eliminando a necessidade de investir em um ativo permanente. 

Além disso, o aluguel de equipamentos alivia a preocupação com a manutenção do equipamento, garantindo um processo mais eficiente e econômico ao longo do tempo. 

Portanto, para alugar uma betoneira para concreto temos que considerar o caminho mais vantajoso para otimizar recursos financeiros e operacionais nos canteiros de obra.

 

Fatores que influenciam o valor do aluguel de betoneira:

O valor do aluguel da betoneira para concreto pode variar conforme a região. Em áreas urbanas ou locais de alta demanda, os preços podem ser mais altos devido à maior procura e custos operacionais.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais dos fatores que influenciam o valor do aluguel da betoneira:

 

1) Periodicidade do aluguel

A periodicidade do aluguel de betoneira refere-se o tempo que o equipamento será alugado. A escolha da periodicidade depende das necessidades específicas do projeto, da disponibilidade de recursos financeiros e da flexibilidade do cronograma. Aqui estão algumas considerações sobre a periodicidade do aluguel de betoneira:

 

  • Aluguel diário

Quando utilizar: O aluguel diário é apropriado para projetos de curta duração ou tarefas pontuais que exigem a betoneira por um curto período.

Vantagens: Flexibilidade para alugar apenas quando necessário, sem compromissos a longo prazo. Ideal para projetos pequenos ou eventuais.

 

  • Aluguel semanal

Quando utilizar: Projetos que se estendem por mais de alguns dias, mas ainda têm uma duração limitada. Pode ser uma opção intermediária entre o aluguel diário e mensal.

Vantagens: Oferece uma taxa diária geralmente mais baixa do que o aluguel diário. Ainda proporciona flexibilidade para projetos de médio prazo.

 

  • Aluguel mensal

Quando utilizar: Projetos de construção mais extensos ou empreendimentos que requerem o uso contínuo da betoneira ao longo de um mês ou mais.

Vantagens: Oferece tarifas diárias mais baixas em comparação com aluguéis de curto prazo. É mais econômico para projetos de longa duração.

 

A escolha da periodicidade deve levar em consideração a natureza do projeto, a demanda real por concreto, o orçamento disponível e a flexibilidade do cronograma. Antes de decidir, é recomendável discutir as opções com a empresa de locação, considerando as tarifas associadas a cada período e quaisquer condições específicas do contrato. Essa análise ajuda a otimizar os custos e garantir que o aluguel de betoneira atenda às necessidades do projeto de maneira eficaz.

 

2) Modelos e capacidades

Os diferentes tipos de modelos e capacidades de betoneiras para concreto existentes no mercado podem também variar o valor do aluguel. Modelos mais robustos com a capacidade de produção maior, certamente terão valores mais elevados que betoneiras menores. 

Separamos alguns modelos de betoneiras para você entender as diferenças e conhecer mais sobre o aluguel de equipamentos disponíveis no mercado.

 

  • Modelos

Betoneira fixa: geralmente instalada permanentemente em canteiros de obras ou centrais de concreto. Indicada para locais onde a produção de concreto é contínua e em grande escala.

Betoneira móvel: possui rodas ou um chassi que permite fácil movimentação dentro do canteiro de obras. Ideal para projetos em que é preciso mover o equipamento.

Betoneira semi-fixa: combina elementos de fixa e móvel, sendo instalada de maneira mais permanente do que a móvel, mas ainda permitindo alguma mobilidade. Pode ser uma opção para canteiros de obras de médio porte.

Betoneira automática: possui recursos automáticos, como controle eletrônico de mistura e descarga. Indicada para projetos que demandam precisão na dosagem e processos automatizados.

 

  • Capacidades

Betoneira de 150 litros: são frequentemente escolhidas para projetos menores, como trabalhos de reparo, construções residenciais de pequena escala e outras tarefas que não exigem grandes volumes de concreto.

Betoneira de 200 Litros: este tamanho de betoneira é versátil e adequado para uma ampla gama de projetos, incluindo construções residenciais, pequenos projetos comerciais e reformas.

Betoneira de 400 litros: um dos modelos mais encontrados nos canteiros de obras, são indicadas para projetos maiores, como construção de edifícios comerciais, fundações de grandes estruturas e outras obras que exigem volumes consideráveis de concreto.

 

3) Acessórios e complementos

 

São componentes essenciais que aprimoram sua funcionalidade em diversos contextos de construção. Desde pás de mistura e batedores de argamassa até sistemas de dosagem e controle remoto, esses elementos visam otimizar a eficiência da betoneira, proporcionando misturas mais homogêneas, facilitando o transporte e melhorando a precisão na dosagem de materiais. 

Além disso, acessórios como filtros de água e sistemas anti-salpico contribuem para a durabilidade da betoneira, enquanto a inclusão de luzes de trabalho LED e rodas aumenta a versatilidade do equipamento em diferentes condições e locais de trabalho.

 

Valor médio de locação de uma betoneira

 

O valor médio de locação de betoneira pode variar dependendo diretamente dos fatores mencionados acima. Contratos de longo prazo podem oferecer taxas diárias mais baixas, enquanto a inclusão de acessórios ou complementos pode aumentar o custo.

É importante solicitar orçamentos específicos às empresas de locação, considerando as necessidades exatas do seu projeto. 

Ao comparar orçamentos, é fundamental analisar também os termos do contrato, a qualidade dos equipamentos e os serviços adicionais oferecidos pela empresa de locação.

 

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva