1. Velocidade de crescimento
Para uma empresa que possui um produto/serviço inovador, crescer pode ser uma tarefa difícil caso não haja o investimento necessário para realizar a expansão. Dessa forma, há o risco de a concorrência engolir a empresa utilizando o próprio conceito apresentado.
Com o sistema de franquias, uma empresa pode garantir seu espaço no mercado com mais agilidade, já que o franqueado será o administrador e investidor dessa nova unidade.
2. Capital para expandir
Um dos maires desafios para micro, pequenas e médias empresas é conseguir capital para realizar a expansão.
Como, no modelo de franquias, o franqueado é o financiador de todos os custos da nova unidade, o empresário consegue capital para expandir e replicar o seu modelo de negócios em outras regiões/para outro público. Com isso, a empresa poderá crescer sem o risco de adquirir dívidas ou ter grande prejuízo caso a unidade não vá para a frente.
3. Gestão motivada
Ninguém melhor do que um franqueado para gerenciar uma unidade da sua empresa. Isso porque o gerente, nesse caso, tem interesses mútuos em relação ao sucesso da franquia, já que o investimento parte do seu bolso.
No modelo tradicional, além de a implementação de uma nova unidade ser mais cara, a procura pelo gerente ideal é cara e geralmente não surte o efeito desejado, pois corre o risco de o funcionário atuar em outra empresa.
Além disso, ao assinar o contrato, o franqueado assumirá um compromisso a longo prazo, o que gerará mais segurança em relação à nova unidade. O resultado é uma gestão de melhor qualidade e também melhor qualidade operacional, já que o franqueado tem como responsabilidade coordenar todos os processos de sua franquia.
4. Aumento da rentabilidade da empresa
Como não é necessário contratar colaboradores, a equipe da empresa matriz costuma ser enxuta. O dia a dia da unidade é supervisionado pelos próprios franqueados, não sendo necessário contar com um gerente para realizar essa operação.
5. Riscos menores
Diferentemente do modelo tradicional, o empresário encontrará menos riscos no franchising porque, seguindo o modelo tradicional das franquias, o franqueado tem toda a responsabilidade sob o investimento. É ele o responsável pelo pagamento de todos os materiais, recursos humanos e tudo o que for necessário para fazer a sua unidade operar.
Somado ao fato de que os franqueados serão gestores apaixonados por seus negócios, os riscos são menores ainda.
Para quem deseja ampliar os negócios, transformar uma empresa em franquia pode ser a estratégia certa para a situação. Contudo, é importante fazer uma análise para verificar se o modelo de negócios da sua empresa é franqueável.
E você, o que acha do modelo de franchising para expandir a empresa? Está pensando em implementar esse modelo para crescer? Compartilhe a sua experiência nos comentários!