Vale a pena transformar a minha empresa em uma franquia?

Por Construlino - 18 de maio de 2017

Para quem deseja expandir os negócios, transformar uma empresa em franquia é uma das alternativas mais vantajosas para o empresário. No franchising, é possível expandir a empresa por meio das franquias, com capital externo (do franqueador) e com a certeza de que aquele empreendedor fará de tudo para que o investimento prospere.Contudo, é preciso saber se o modelo de negócios da empresa é replicável e se o produto possui um diferencial competitivo único e difícil de ser copiado.Para você, que está pensando no franchising para expandir a sua empresa, confira a seguir cinco benefícios práticos em adotar o modelo de franquias para ampliar a sua marca.

1. Velocidade de crescimento

Para uma empresa que possui um produto/serviço inovador, crescer pode ser uma tarefa difícil caso não haja o investimento necessário para realizar a expansão. Dessa forma, há o risco de a concorrência engolir a empresa utilizando o próprio conceito apresentado.

Com o sistema de franquias, uma empresa pode garantir seu espaço no mercado com mais agilidade, já que o franqueado será o administrador e investidor dessa nova unidade.

2. Capital para expandir

Um dos maires desafios para micro, pequenas e médias empresas é conseguir capital para realizar a expansão.

Como, no modelo de franquias, o franqueado é o financiador de todos os custos da nova unidade, o empresário consegue capital para expandir e replicar o seu modelo de negócios em outras regiões/para outro público. Com isso, a empresa poderá crescer sem o risco de adquirir dívidas ou ter grande prejuízo caso a unidade não vá para a frente.

3. Gestão motivada

Ninguém melhor do que um franqueado para gerenciar uma unidade da sua empresa. Isso porque o gerente, nesse caso, tem interesses mútuos em relação ao sucesso da franquia, já que o investimento parte do seu bolso.

No modelo tradicional, além de a implementação de uma nova unidade ser mais cara, a procura pelo gerente ideal é cara e geralmente não surte o efeito desejado, pois corre o risco de o funcionário atuar em outra empresa.

Além disso, ao assinar o contrato, o franqueado assumirá um compromisso a longo prazo, o que gerará mais segurança em relação à nova unidade. O resultado é uma gestão de melhor qualidade e também melhor qualidade operacional, já que o franqueado tem como responsabilidade coordenar todos os processos de sua franquia.

4. Aumento da rentabilidade da empresa

Como não é necessário contratar colaboradores, a equipe da empresa matriz costuma ser enxuta. O dia a dia da unidade é supervisionado pelos próprios franqueados, não sendo necessário contar com um gerente para realizar essa operação.

5. Riscos menores

Diferentemente do modelo tradicional, o empresário encontrará menos riscos no franchising porque, seguindo o modelo tradicional das franquias, o franqueado tem toda a responsabilidade sob o investimento. É ele o responsável pelo pagamento de todos os materiais, recursos humanos e tudo o que for necessário para fazer a sua unidade operar.

Somado ao fato de que os franqueados serão gestores apaixonados por seus negócios, os riscos são menores ainda.

Para quem deseja ampliar os negócios, transformar uma empresa em franquia pode ser a estratégia certa para a situação. Contudo, é importante fazer uma análise para verificar se o modelo de negócios da sua empresa é franqueável.

E você, o que acha do modelo de franchising para expandir a empresa? Está pensando em implementar esse modelo para crescer? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino