This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Vale a pena pegar um empréstimo para empresa?
Muitas empresas recorrem a empréstimos para diversos fins, seja visando uma expansão do seu negócio, seja a fim de garantir um capital de giro maior ou até mesmo para mudar a sua área de atuação.
Esse é um processo bastante comum dentro do mundo corporativo.
Mas como saber quando e como tirar um empréstimo? E indo um pouco além disso, seria essa a melhor escolha para o seu caso em específico?
Para ajudar você a responder a essas perguntas, listamos algumas dicas que vão te ajudar a entender se vale a pena pegar um empréstimo para empresa.
1. Defina a real utilidade do dinheiro
Essa pode parecer uma dica óbvia, porém, muitas empresas pecam na hora de definir como empregar a quantia emprestada.
Isso acaba levando o negócio a pegar dinheiro a menos ou a mais, sendo que, no primeiro caso, a empresa vai ter que solicitar um novo empréstimo ou abortar parte do projeto.
No segundo caso, a empresa pagará juros maiores, devido ao valor tirado em excesso, o que pode comprometer o pagamento da dívida, em razão dos juros altos.
2. Verifique todas as possibilidades existentes
Muitas vezes, o banco de sua preferência pessoal pode não ser a melhor escolha para a sua empresa. Por isso, a pesquisa é fundamental para que se possa encontrar as melhores taxas e facilidades.
Os principais bancos possuem simuladores de empréstimos, o que facilita para se ter uma noção dos valores das parcelas e dos juros embutidos.
Empresas que se enquadram no MEI contam, normalmente, com alguns benefícios, como taxas de juros menores (dependendo do valor solicitado).
Sendo assim, vale a pena verificar todas as possibilidades que o mercado apresenta.
3. Programe-se para quitar a dívida
Esta é uma questão fundamental e que muitas empresas acabam pecando: calcular a melhor forma de pagar a dívida contraída.
Se for um empréstimo tirado para expandir o negócio, em quanto tempo o retorno será percebido? Isso garante a empresa fôlego financeiro para pagar as parcelas?
Se for para quitar dívidas existentes, esse processo não vai se transformar em uma bola de neve?
Para responder a essas questões, é necessário ter um controle financeiro que mostre exatamente a situação real da empresa, qual o seu fluxo de caixa e como ela pode arcar com essas despesas.
A partir disso, é possível se programar de forma adequada para quitar a dívida.
4. Considere um empréstimo para mudar de ramo
Diante da crise econômica, da mudança do perfil do consumidor ou simplesmente da insatisfação com o andamento do negócio atual, muitos empreendedores buscam mudar de ramo aproveitando a estrutura empresarial já existente.
Nessa missão, tirar um empréstimo para empresa pode ser uma boa solução.
Em um exemplo prático, uma loja que queira mudar o tipo de produto que vende pode utilizar o empréstimo para comprar o novo estoque e realizar as mudanças burocráticas necessárias, como a alteração do nome empresarial e a criação da nova marca.
Tudo isso deve ser feito após uma profunda pesquisa de mercado. O objetivo deve ser que a nova área de atuação renda mais que a anterior e permita que o empréstimo possa ser pago com tranquilidade.
Gostou deste artigo sobre como pegar empréstimo para empresa? Quer ficar por dentro de mais conteúdos de qualidade como o de hoje? Siga-nos no Twitter e não perca as novidades!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]