Vale a pena pegar um empréstimo para empresa?

Por Construlino - 13 de julho de 2017

Muitas empresas recorrem a empréstimos para diversos fins, seja visando uma expansão do seu negócio, seja a fim de garantir um capital de giro maior ou até mesmo para mudar a sua área de atuação.

Empréstimo para Empresa

Esse é um processo bastante comum dentro do mundo corporativo.

Mas como saber quando e como tirar um empréstimo? E indo um pouco além disso, seria essa a melhor escolha para o seu caso em específico?

Para ajudar você a responder a essas perguntas, listamos algumas dicas que vão te ajudar a entender se vale a pena pegar um empréstimo para empresa.

1. Defina a real utilidade do dinheiro

Essa pode parecer uma dica óbvia, porém, muitas empresas pecam na hora de definir como empregar a quantia emprestada.

Isso acaba levando o negócio a pegar dinheiro a menos ou a mais, sendo que, no primeiro caso, a empresa vai ter que solicitar um novo empréstimo ou abortar parte do projeto.

No segundo caso, a empresa pagará juros maiores, devido ao valor tirado em excesso, o que pode comprometer o pagamento da dívida, em razão dos juros altos.

2. Verifique todas as possibilidades existentes

Muitas vezes, o banco de sua preferência pessoal pode não ser a melhor escolha para a sua empresa. Por isso, a pesquisa é fundamental para que se possa encontrar as melhores taxas e facilidades.

Os principais bancos possuem simuladores de empréstimos, o que facilita para se ter uma noção dos valores das parcelas e dos juros embutidos.

Empresas que se enquadram no MEI contam, normalmente, com alguns benefícios, como taxas de juros menores (dependendo do valor solicitado).

Sendo assim, vale a pena verificar todas as possibilidades que o mercado apresenta.

3. Programe-se para quitar a dívida

Esta é uma questão fundamental e que muitas empresas acabam pecando: calcular a melhor forma de pagar a dívida contraída.

Se for um empréstimo tirado para expandir o negócio, em quanto tempo o retorno será percebido? Isso garante a empresa fôlego financeiro para pagar as parcelas?

Se for para quitar dívidas existentes, esse processo não vai se transformar em uma bola de neve?

Para responder a essas questões, é necessário ter um controle financeiro que mostre exatamente a situação real da empresa, qual o seu fluxo de caixa e como ela pode arcar com essas despesas.

A partir disso, é possível se programar de forma adequada para quitar a dívida.

4. Considere um empréstimo para mudar de ramo

Diante da crise econômica, da mudança do perfil do consumidor ou simplesmente da insatisfação com o andamento do negócio atual, muitos empreendedores buscam mudar de ramo aproveitando a estrutura empresarial já existente.

Nessa missão, tirar um empréstimo para empresa pode ser uma boa solução.

Em um exemplo prático, uma loja que queira mudar o tipo de produto que vende pode utilizar o empréstimo para comprar o novo estoque e realizar as mudanças burocráticas necessárias, como a alteração do nome empresarial e a criação da nova marca.

Tudo isso deve ser feito após uma profunda pesquisa de mercado. O objetivo deve ser que a nova área de atuação renda mais que a anterior e permita que o empréstimo possa ser pago com tranquilidade.

Gostou deste artigo sobre como pegar empréstimo para empresa? Quer ficar por dentro de mais conteúdos de qualidade como o de hoje? Siga-nos no Twitter e não perca as novidades!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção 3 Motivos para utilizar um martelete profissional

O martelete profissional é um equipamento utilizado na construção civil para realizar tarefas de perfuração, demolição e quebra de materiais, como concreto, pedra e alvenaria.  Atualmente, existem vários tipos de marteletes disponíveis no mercado, equipados com um mecanismo de impacto que proporciona movimentos rápidos e repetitivos. O martelete profissional é utilizado por empreiteiros, pedreiros, carpinteiros […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Quando usar o martelo rompedor?

Se você está na fase da “quebradeira” da sua obra e precisa conhecer mais sobre o martelo rompedor, certamente seu lugar é aqui. O martelo rompedor é um equipamento utilizado na construção civil e reformas para  remover rebocos e revestimentos. Tarefas que incluem perfurações ou quebra de materiais exigem equipamentos adequados para cada trabalho, entender […]

Larissa Silva