Tudo que você precisa saber sobre fluxo de caixa

Por Construlino - 25 de maio de 2017

O fluxo de caixa é uma das ferramentas de gestão de negócios mais utilizadas e mais eficazes para o controle financeiro de uma empresa. Ele é calculado de forma simples, sendo a diferença entre todo o dinheiro que entra e o que sai, garantindo o controle de caixa do negócio.

Controle de caixa

O fluxo de caixa é utilizado pelos empresários e lojistas para o gerenciamento das contas e para o acompanhamento de todas as movimentações financeiras. Ele garante que se tenha controle sobre todo o capital de giro disponível.

Pode-se dizer que essa ferramenta de controle financeiro tem como objetivo organizar as contas da empresa e apresentar aos gestores informações para uma administração segura.

Para ajudá-lo a entender melhor, separamos, neste post, tudo o que você precisa saber sobre fluxo de caixa. Confira a seguir!

Ajuda no controle de caixa e financeiro

O controle do fluxo de caixa é uma das tarefas mais importantes para garantir que uma loja não fique no vermelho. Esse gerenciamento não é difícil de ser feito, basta que os empresários registrem, em uma planilha ou sistema de gestão financeira:

  • todas as saídas (pagamentos a fornecedores e outras despesas);
  • todas as entradas (vendas feitas aos clientes e outras receitas).

Esses lançamentos permitem calcular o fluxo de caixa, dando aos lojistas pleno controle sobre as finanças do negócio e garantindo que haja sempre dinheiro disponível para investimentos e melhorias na loja. Por isso, é fundamental manter o fluxo de caixa sempre atualizado, para evitar qualquer tipo de problema financeiro para a loja.

Um detalhe importante é que todas as transações financeiras devem ser devidamente registradas, independentemente do seu valor. Qualquer montante, quando não registrado, traz vários prejuízos. Ele:

  • interfere nas contas da empresa;
  • prejudica o controle financeiro;
  • apresenta aos empresários informações que diferem da realidade da loja.

Mantém os empresários com o pensamento realista

Muitos lojistas sonham em ver seu estabelecimento crescendo e vendendo mais a cada dia. Porém, sonhar demais, muitas vezes, faz com que as pessoas tomem decisões precipitadas. Por esse e outros vários motivos, o fluxo de caixa deve ser uma ferramenta constantemente utilizada pelos empresários.

O fluxo de caixa permite que os lojistas acompanhem o momento atual do negócio, sabendo se ele possui capital de giro suficiente disponível ou se a loja está em déficit. Dessa forma, os empresários conseguem manter “os pés no chão” e planejar os próximos meses, de acordo com o que a loja pode alcançar ou não.

Auxilia o planejamento financeiro da loja

Ao fazer uma análise periódica do fluxo de caixa do estabelecimento, os empresários podem prever, de forma mais correta, o futuro do negócio.

Realizando todos os registros das contas a serem pagas, das vendas e receitas — e conhecendo os custos fixos —, é possível verificar se a loja apresenta uma tendência de crescimento ou não. Isso permite que os empresários tomem decisões melhores.

O planejamento do negócio deve ser revisado constantemente, de acordo com o fluxo de caixa da empresa e com os resultados dos indicadores de vendas.

Não é raro os lojistas se depararem com oscilações nas vendas, por isso é muito importante monitorar o negócio continuamente e garantir que ele alcance os resultados esperados.

Aprendeu mais sobre o controle de caixa? Viu como essa ferramenta é fundamental para o controle financeiro de uma loja? Agora, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção 3 Motivos para utilizar um martelete profissional

O martelete profissional é um equipamento utilizado na construção civil para realizar tarefas de perfuração, demolição e quebra de materiais, como concreto, pedra e alvenaria.  Atualmente, existem vários tipos de marteletes disponíveis no mercado, equipados com um mecanismo de impacto que proporciona movimentos rápidos e repetitivos. O martelete profissional é utilizado por empreiteiros, pedreiros, carpinteiros […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Quando usar o martelo rompedor?

Se você está na fase da “quebradeira” da sua obra e precisa conhecer mais sobre o martelo rompedor, certamente seu lugar é aqui. O martelo rompedor é um equipamento utilizado na construção civil e reformas para  remover rebocos e revestimentos. Tarefas que incluem perfurações ou quebra de materiais exigem equipamentos adequados para cada trabalho, entender […]

Larissa Silva