Tire todas as suas dúvidas sobre como funciona uma franquia

Por Construlino - 11 de maio de 2017

Você certamente já ouviu falar em grandes marcas, como Mcdonald’s , Boticário e Correios, não é mesmo? Sabe o que elas têm em comum? Todas elas operam as suas unidades na modalidade de franquia. Você sabe como funciona uma franquia?

 

Embora seja um termo bem comum e uma prática consolidada no mercado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Se esse é o seu caso, este artigo foi feito para tirar todas as suas dúvidas e apresentar as principais vantagens desse modelo de negócios. Confira!

Como funciona uma franquia

Basicamente, as franquias são empresas que disponibilizam suas marcas e estrutura para que os empresários interessados possam desenvolver suas atividades em determinada localidade.

Para ter direito a trabalhar com a marca de uma franqueadora, é necessário pagar a aquisição e uma mensalidade, que varia de acordo com os níveis de faturamento que a unidade franqueada consegue assumir.

Embora essas taxas sejam padronizadas, nem todas são cobradas e outras podem ser acrescidas, dependendo da franquia. É importante ler a COF (Circular de Oferta de Franquia) e ficar a par de todos os pontos.

Todas as questões de valores, além de direitos e deveres do franqueado e do franqueador, são determinados em um contrato.

Agora que conhecemos o funcionamento de uma franquia, vejamos as 3 principais vantagens:

1. Rede especializada de suporte

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor também adquire suporte especializado com treinamentos — passando para a equipe todo o know-how da rede —, ajuda na escolha do ponto, projeto de implementação, além de orientações para manter o negócio nos “trilhos”.

É muito importante transmitir aos colaboradores do empreendimento todo o padrão de como a marca atua, desde como gerir o negócio, fluxo de caixa, controle de estoque, atendimento ao cliente, padrões de limpeza, leiaute e demais detalhes imprescindíveis para o sucesso do negócio.

2. Maior acesso à tecnologia

Suporte tecnológico é uma das ferramentas oferecidas pelas franquias. A tecnologia utilizada em aplicativos, as soluções de delivery, as ferramentas de pagamento, a computação em nuvem e intranet são repassadas para o franqueado, economizando muitos recursos e oferecendo opções que os consumidores já conhecem.

Esse acesso à tecnologia facilita a gestão do negócio, garante a acuracidade dos processos e aumenta a produtividade, reduzindo custos e aumentando o lucro. As soluções também reduzem o tempo de treinamento e melhoram a relação entre franqueador e franqueado.

3. Possibilidade de crescimento

Expandir o seu negócio abrindo unidades próprias leva tempo. Conseguir capital para abrir centenas ou até milhares de lojas é algo que pode durar anos ou até décadas.

Se você deseja ter uma posição de destaque no mercado antes que outros competidores ocupem o seu espaço, a franquia é a alternativa mais viável porque os franqueados realizam a maior parte das tarefas.

A modalidade de franquia possibilita às empresas competir com empresas muito maiores. Assim elas podem saturar os mercados antes que essas companhias consigam responder.

Neste artigo você descobriu como funciona uma franquia e as principais vantagens dessa modalidade. O mercado tem mostrado que esse é um ótimo investimento, por se tratar de algo consolidado, que conta com suporte e com risco controlado.

Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais, fale conosco que teremos o maior prazer em apresentar todas as possibilidades de uma franquia.

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino