Sociedade Empresarial: como incluir um sócio no meu negócio?

Por Construlino - 29 de junho de 2017

No mundo corporativo, é comum o empresário sentir a necessidade de incluir um sócio na empresa, seja para somar um talento novo, agregar investimentos ou até mesmo como uma alternativa para períodos de crise.

Incluir um sócio na empresa

Assim como adicionar um sócio pode ser uma oportunidade de expansão dos seus negócios, alguns aspectos devem ser observados. Afinal, essa decisão significa uma união que deve ser sólida e duradoura.

Diante da insegurança e da desinformação que cercam esse tema, descubra aqui os principais aspectos que envolvem a inclusão de um sócio na empresa!

Como incluir um sócio na empresa

Para inserir um sócio no seu negócio, é preciso dar os seguintes passos:

  • definir as responsabilidades de cada sócio;
  • conhecer e explorar as características individuais de cada sócio em favor da sociedade, pela divisão de funções baseada na diversidade de talentos, nos conhecimentos e nas experiências anteriores em favor da empresa;
  • discutir conjuntamente as decisões a serem tomadas, valorizando a transparência na relação empresarial. Ela é um fator essencial para criar um clima de confiança mútua;
  • harmonizar os diferentes estilos e as formas de trabalho para um objetivo comum;
  • registrar, no contrato social, os direitos e as obrigações previamente acordados.

Vantagens e riscos de uma sociedade

Decidir formar uma sociedade não é uma tarefa simples. Arriscar impulsivamente, sem avaliar os prós e os contras, pode ser o primeiro passo para problemas futuros.

Por outro lado, tal decisão pode trazer inúmeras vantagens:

  • evita a sobrecarga de tarefas para se concentrar em assuntos específicos, conforme a divisão de tarefas e responsabilidades previamente combinadas;
  • permite um aporte financeiro que pode ser determinante no crescimento da empresa;
  • traz a tranquilidade de um parceiro especialista, responsável por determinada área do negócio;
  • soma ideias e divide responsabilidades nas decisões.

Sabemos que nem sempre tudo é um mar de rosas e os objetivos aqui listados podem não se realizar, mas análises criteriosas certamente diminuem os riscos de a sociedade empresarial fracassar.

Como escolher os sócios

Ao decidir pela inserção de um sócio na empresa, você deve estar ciente do valor que o sócio agregará e das suas atribuições no negócio. Além disso, é necessário saber se a empresa terá condições financeiras para suportar mais alguém partilhando os lucros.

Cuidado ao escolher um sócio apenas por afinidade pessoal!

A semelhança das expectativas do negócio, o entrosamento profissional e a confiança mútua, baseados em pesquisas prévias sobre o histórico do novo parceiro, serão fundamentais.

Lembre-se: incluir um novo sócio implica em somar para dividir — jamais o contrário! Comprometer o seu fluxo de caixa jamais pode ser uma consequência de um passo como esse.

O que considerar no contrato

É no Contrato Social que será provado o funcionamento da sociedade. No documento, é registrado o que foi previamente definido, principalmente:

  • a participação individual e as condições de possível venda de cotas por um dos sócios;
  • a divisão dos lucros;
  • a retirada de capital;
  • as responsabilidades individuais;
  • o futuro da empresa, em caso de ruptura da sociedade por morte ou desligamento de um dos sócios;
  • outros aspectos acordados sobre o negócio e as relações societárias.

Este post foi útil para sanar suas dúvidas sobre como incluir um sócio na empresa? Se você já passou por um processo desses ou tem interesse em dar esse próximo passo, deixe um comentário!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino