This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Saiba quais são os direitos e deveres de um franqueado
Antes de investir no mundo do franchising, é preciso se atentar às particularidades desse segmento. Afinal, o franqueado tem não só direitos, mas deveres, que se descumpridos podem gerar uma situação complicada.
Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, reunimos alguns dos direitos e deveres de um franqueado, que devem ser respeitados, garantindo assim uma parceria promissora. Confira!
Quais são os direitos do franqueado?
Receber orientação, treinamento e consultoria
Um dos grandes diferenciais do setor de franquias é o suporte fornecido pela marca. Aliás, essa característica configura-se como um direito do franqueado. Isso significa que você deve receber toda a orientação necessária para o perfeito funcionamento do negócio.
Cabe ao franqueador proporcionar não só treinamentos, como também prestar uma consultoria personalizada, de forma que o franqueado consiga comercializar os serviços e produtos com excelência. A marca deve orientá-lo em relação à identidade visual, contratação da equipe, aquisição de aparelhos etc. Vale ressaltar ainda que, normalmente, esse é um direito previsto no próprio contrato.
Ter exclusividade
Outro item que consta como um direito é a questão da exclusividade. Claro que cada marca tem suas especificidades. Mas é comum o franqueador disponibilizar um número determinado de franquias por região, isto é, você pode explorar aquela área geográfica, sem o risco de aparecer um concorrente da mesma rede. Além do mais, o franqueado tem o direito de utilizar o modelo de negócio e a marca por todo o tempo de duração do contrato.
Quais são os deveres do franqueado?
Seguir as regras da COF
É obrigação do franqueado respeitar as regras da Circular de Oferta da Franquia (COF). Lembre-se que ao fechar o negócio, já existia todo um estudo e padrão estabelecido — tanto em relação ao marketing quanto ao atendimento.
Nesse sentido, é seu dever manter os padrões adotados pela marca, respeitando o acordo firmado no contrato. Parece uma tarefa simples, mas — às vezes — com o decorrer do tempo, o franqueado pode ficar inclinado a tomar medidas que contrariem as condições impostas na COF, o que gerará um quadro grave.
Fornecer um relatório gerencial
É papel do franqueado fornecer relatórios gerenciais, uma vez que é por meio desses arquivos que o franqueador consegue ter ciência dos resultados obtidos naquela unidade específica. No documento devem constar dados relacionados ao rendimento da franquia, como retorno sobre o investimento, faturamento, despesas, receitas e outros.
Tenha em mente que ao disponibilizar o relatório, o franqueador compreenderá melhor os pontos fracos e fortes da unidade, apresentando estratégias para aprimorar o negócio como um todo, o que é extremamente vantajoso para você.
Pagar os royalties
Outro compromisso fixo do franqueado é o pagamento dos royalties, que são calculados a partir de um percentual do faturamento ou do lucro. Vale ressaltar que esse valor é pago periodicamente — enquanto perdurar a parceria. Não se esqueça que também existem outras taxas, como a de adesão ao sistema, de publicidade e de renovação de contratos.
Fato é que, antes de fechar um contrato, você deve conhecer todos os direitos e deveres de um franqueado, evitando assim mal-entendidos. Afinal, você não quer correr o risco de se deparar com uma surpresa negativa.
Quer entender mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, será uma satisfação atendê-lo.
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]