Saiba o que são franquias compactas e as vantagens que oferecem

Por Construlino - 24 de setembro de 2019

Não há dúvidas de que o mercado de franquias vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Só no segundo trimestre de 2018 o setor faturou cerca de 40 milhões de reais, ou seja, um avanço de 8,4% comparado ao mesmo período de 2017.

Diante desse crescimento acelerado, o mercado de franchising tem desenvolvido novas alternativas para acompanhar sua expansão. Nesse sentido, as franquias compactas surgiram como a solução encontrada pelas empresas para divulgar sua marca em pontos estratégicos.

Devido à importância do assunto, preparamos este artigo para explicar o que são franquias compactas ou modalidade store in store, além de mostrar como funciona e quais são suas vantagens. Acompanhe a leitura!

O que são as franquias compactas e por que se tornaram tendência no mercado?

Como o próprio nome já sugere, elas são versões menores das lojas padrões. Esse modelo de negócio foi desenvolvido com o foco em cidades pequenas e ambientes com grande fluxo de pessoas, mas que não oferecem muito espaço, como shoppings, faculdades e estações de metrô.

Sendo assim, graças ao baixo custo com instalação e manutenção, as franquias compactas se tornaram uma tendência no mercado, uma vez que não é preciso dispor de um alto investimento para adquirir uma. Para você ter uma ideia, esse modelo de negócio pode custar até 250 mil reais a menos do que a loja convencional.

Como funciona a modalidade store in store?

A modalidade store in store se refere a uma loja instalada dentro de outra loja. Esse modelo de franquia visa valorizar ambos os negócios oferecendo para os clientes uma cartela maior de produtos ou serviços dentro do mesmo espaço. Além disso, a franquia tem como vantagem permitir que muitas empresas se instalem em uma localização que não tem capacidade para comportar uma loja tradicional.

Existem muitas redes que oferecem o modelo de franquia store in store. Por isso, separamos algumas opções para você dá uma olhada. Confira!

Casa do Construtor

Casa do Construtor é uma rede de franquias especializada no aluguel de equipamentos para construção civil. Geralmente, o tamanho do espaço que a rede considera ideal para a instalação da loja tradicional é de 300 metros quadrados. No entanto, a empresa viu na modalidade store in store uma oportunidade de expandir ainda mais a marca.

Nesse sentido, a empresa disponibiliza um novo modelo de franquias: o + Rental. Essa alternativa de negócio foi desenvolvida com o foco em pequenas cidades ― com até 90 mil habitantes. Além de oferecer unidades compactas com área de 12 metros quadrados, o investimento também é mais baixo.

Trust

Trust é uma empresa especializada no segmento de turismo que, além de disponibilizar pacotes para viagens, também oferece serviços de intercâmbio para diversas modalidades. Sendo assim, a marca dispõe de uma rede de franquias com três opções modelos: microfranquia, minifranquia (store in store) e a loja franquia.

O modelo é indicado para cidades com até 500 mil habitantes. Sua instalação pode ser feita em colégios de ensino fundamental e médio, escolas de idiomas, faculdades, agências de viagem e despachantes consulares.

  • taxa de franquia: 20 mil;
  • faturamento médio: 30 mil;
  • royalties: não é cobrado;
  • prazo para o retorno dos investimentos: 3 a 48 meses;
  • investimento total: 3 a 15 mil.

Multifilmes

Há 20 anos no mercado, a Multifilmes é uma empresa especializada em aplicação de películas de alta performance para vidros, automóveis, adesivos e papel de parede autocolante. A empresa já dispõe de unidades ativas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A rede trabalha com três modelos de negócios: loja, store in store e delivery.

Sendo assim, as informações referentes ao modelo de franquia store in store são:

  • taxa de franquia: 15 mil;
  • faturamento médio: 30 mil;
  • royalties: 8% sobre o faturamento;
  • prazo para o retorno dos investimentos: 18 meses;
  • investimento total: 28 mil.

Acquazero

Considerada a maior rede de estética automotiva do país, a Acquazero é uma empresa sustentável que tem como principal serviço a limpeza ecológica de veículos, utilizando apenas 300 ml de água e produtos 100% biodegradáveis. Além do modelo store in store, a marca também trabalha com opções de franquias home based e a loja tradicional.

A instalação do modelo store in store pode ser feita dentro de concessionárias, centros automotivos, locadoras de automóvel, postos de combustível ou em outros estabelecimentos que tenham um fluxo grande de veículos. Contudo, para abrir uma franquia com esse modelo, o franqueado precisa estar ciente das seguintes informações:

  • taxa de franquia: a partir de 5 mil;
  • faturamento médio: 70 mil;
  • royalties: 250 a mil reais;
  • prazo para o retorno dos investimentos: 3 a 24 meses;
  • investimento total: a partir de 10 mil.

Mais você

Com um cardápio bastante diversificado, a rede de lojas de conveniência Mais Você tem o objetivo de oferecer alimentação rápida para os seus clientes. São quatro opções de modelos: quiosque, store in store, online e food court.

O modelo de franquia store in store pode ser instalado em postos de combustível, praças de alimentação, galerias, shopping, entre outros. Para isso, o franqueado precisa saber das seguintes informações:

  • taxa de franquia: a partir de 35 mil;
  • faturamento médio: a partir de 40 mil;
  • royalties: 5% do faturamento bruto;
  • prazo para o retorno dos investimentos: 12 a 36 meses;
  • investimento total: a partir de 91 mil.

Quais são as vantagens da franquia compacta?

As franquias compactas são uma ótima opção de negócio para quem deseja se tornar um empreendedor, mas tem pouco capital para investir. Além do baixo custo com instalação e manutenção em geral, optar pelo modelo store in store permite que o franqueado tenha acesso a vantagens como:

  • sistema bem-sucedido;
  • suporte eficiente;
  • apoio na divulgação da marca;
  • pesquisa de mercado;
  • tecnologia de ponta;
  • tendência do mercado atual;
  • suporte para criação de estratégias mais eficientes.

Com base nessas informações fica fácil perceber que o mercado de franquias cresce a todo vapor e, por isso, torna-se uma opção segura para quem deseja ter o próprio negócio. Além disso, para começar a investir nas franquias compactas é preciso pesquisar muito e fazer uma análise cuidadosa de cada opção disponível para que, assim, você alcance o sucesso esperado.

Gostou de saber o que são franquias compactas e como elas funcionam? Conta para a gente deixando o seu comentário aqui no post!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino