Reforma precisará de autorização do síndico

Por Construlino - 22 de junho de 2016

Reforma interna e externa, devem seguir as normas da ABNT.

Reforma em casas e edifício comercial ou residencial tem de obedecer norma da ABNT a partir deste mês  13 de abril de 2014  O Estado de S.Paulo.

 

A partir da próxima sexta-feira, todos os reparos e reformas internas e externas em casas e edifícios.

Sejam comerciais ou residenciais, deverão seguir as regras da Norma 16.280, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Moradores de prédios deverão enviar ao síndico um planejamento antes de começar uma reforma.

O síndico ou a administradora do condomínio poderão autorizar, proibir a reforma ou autorizar com ressalvas, com base no parecer de um engenheiro ou arquiteto.

 

O objetivo é dar mais segurança e evitar acidentes como a queda de edifício que aconteceu no Rio de Janeiro há dois anos,

Ou o desabamento de um prédio na Liberdade, em São Paulo, que deixou um operário morto no ano passado.

 

Inconveniente, “A norma ratifica outras que já existiam e esclarece melhor as competências”, afirma Expedito Eloel Arena, sócio-fundador da Rede Casa do Construtor.

O único inconveniente, segundo ele, é imputar ao síndico a responsabilidade da decisão.

Para saber quais as condições da construção e o que precisa ser feito.

 

A norma indica a consulta prévia ao incorporador ou responsável técnico pelo projeto original.

Na falta deles, um engenheiro ou arquiteto deve ser procurado.

 

Além de fazer o projeto e identificar os responsáveis pelas fases da obra, é preciso registrar a documentação na prefeitura.

A princípio, não haverá fiscalização, mas quem não seguir essas normas será responsabilizado na Justiça caso o imóvel reformado tenha algum problema.

 

Faz-tudo,

“A prefeitura não tem elementos para dizer se uma parede pode ou não ser tirada.  Só vai verificar se existe ou não um profissional capacitado responsável pela construção”, afirma Arena.

Ele acredita que a norma queira acabar com profissionais que só assinam laudos, sem nunca ter ido ao local, e com o chamado “faz-tudo”.

“É perigoso. O pedreiro por mais experiente que seja não tem o conhecimento técnico de um arquiteto ou engenheiro.” / L.F.

Você também pode gostar

Recomendados para você

como-usar-furadeira-seguranca
Artigos sobre Locação de Equipamentos Como usar furadeira com segurança?

Saber como usar a furadeira com segurança é essencial para qualquer projeto! Embora essa ferramenta seja importante para várias tarefas, é fundamental compreender os princípios básicos de segurança para evitar acidentes e assegurar uma operação eficiente.  A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre ações que visam proteger os usuários contra lesões e danos. Desde […]

Larissa Silva

equipamentos para trabalho em altura
Artigos sobre Segurança do Trabalho Saiba quais os equipamentos obrigatórios para trabalho em altura!

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) precisa ser utilizado pelos trabalhadores em todos os casos que possam proporcionar qualquer tipo de risco psicológico ou físico. Os equipamentos para trabalho em altura, por exemplo, são ainda mais relevantes em fábricas, processos de construção, indústrias, entre outros. Além disso, lembre-se de que mesmo em ambientes de trabalho que sejam […]

Construlino

Utilizar Roçadeira de forma correta
Artigos sobre Jardinagem Como utilizar a roçadeira de forma correta?

As roçadeiras são ferramentas agrícolas utilizadas para podar a grama ou pequenas ervas que crescem no meio das plantações. Além disso, são usadas na agricultura para realizar o limpamento de hortas e outras pequenas culturas, posto que, nessas áreas, a limpeza é fundamental para o desenvolvimento do plantio.     É importante ressaltar que as roçadeiras podem ser usadas […]

Construlino