This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Rede de Franquias Casa do Construtor investe em plano de expansão
Rede de franquias até o fim do ano quer estar com 300 lojas em operação e fechar o período com faturamento de R$200 milhões
A Casa do Construtor (www.casadoconstrutor.com.br), rede de franquias pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, está há 23 anos no mercado. Resultado de uma história de muito trabalho e empreendedorismo de seus sócios-fundadores, os engenheiros civis Altino Cristofoletti Júnior e Expedito Eloel Arena. Atualmente com 250 unidades e 150 franqueados, a rede tem como meta atingir até o final do ano 300 franquias e até dezembro estar com um faturamento de R$ 200 milhões.
“Somos a franquia mais premiada do Brasil nos últimos anos e a maior da América Latina em aluguel de equipamentos. Ano a ano, a Casa do Construtor vem registrando um crescimento médio de 20% no faturamento.
Encerramos 2015, por exemplo, com faturamento de R$ 185 milhões e a previsão para 2016 é de uma alta de aproximadamente 8%. Este ano, estamos com um forte plano de crescimento de nossas franquias, com foco, principalmente, nas regiões Sul e Nordeste, onde a demanda ainda é alta para crescer.
Nossa intenção é atingir a marca de mil unidades até 2025, com aposta na conversão de bandeiras e destacando cada vez mais nossos diferenciais, como a credibilidade conquistada em todos esses anos no setor, a personalização do atendimento, além do oferecimento de equipamentos de alta qualidade para o cliente. Somado a isso está o nosso ideal de mudar o método de se construir no Brasil. Por meio de nosso negócio, é possível aumentar a produtividade e reduzir custos no setor”, afirma Altino Cristofoletti Júnior, um dos fundadores da Casa do Construtor.
Para comprovar sua história de sucesso, a rede recebeu mais de vinte prêmios ao longo dos anos. Em 2010 foi considerada a Melhor Franquia do Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em 2012 ganhou como a “Melhor Franquia do Brasil” pela ABF. No mesmo ano foi certificada como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work. Em 2011, a Casa do Construtor tornava-se Empreendedor do Ano, pela Consultoria Ernest & Young, passando ainda a figurar como Empreendedor Endeavor. Em 2016, conquistamos o Selo de Excelência pela ABF e a chancela 5 estrelas da PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios).
Um pouco de história
A Casa do Construtor nasceu de um sonho de dois amigos, engenheiros civis, Altino Cristofoletti Júnior e Expedito Eloel Arena, que tinham o objetivo de um dia criar um negócio juntos. Algumas tentativas acabaram não dando certo, por estarem em momentos diferentes de suas vidas. Mas, finalmente, em 1993, uniram forças e abriram uma loja de materiais de construção em Rio Claro, interior de São Paulo. Assim, nascia a Casa do Construtor.
“A crise econômica e a inflação nos tiraram da zona de conforto e aos poucos entendemos o mercado, absorvendo cada vez mais sobre a formatação do negócio e o colocamos de pé. Gradativamente, fomos percebendo também que havia um nicho da construção civil que não era atendido. Para alugar um equipamento era tudo muito burocratizado e queríamos nos transformar em uma facilitadora na questão de locação destes materiais, conta Expedito Eloel Arena, um dos fundadores da rede. Segundo ele, o método de locação há anos é muito comum na Europa e nos EUA, mas no Brasil recentemente o mercado começou a ter concorrentes. Ainda há um grande espaço a ser explorado”, comenta Arena.
Após muita aprendizagem com erros e acertos, em 1997 os sócios abriram uma segunda unidade, em Araras, também no interior paulista. Na sequência, apostaram na abertura de franquias. E, assim, a primeira delas surgiu em Americana (SP), em 1998. No decorrer do tempo, já associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising), com participação em feiras e eventos, os interessados começaram a aparecer e no ano de 2009, a Casa do Construtor já possuía 48 lojas pelo País. “Durante nosso trajeto, tivemos vários ajustes e mudanças, mas no final conseguimos mostrar ao mercado que o aluguel de máquinas é algo positivo e nos tornamos referência. Nosso objetivo é oferecer produtos seguros, de qualidade e ajudar ao cliente a encontrar a solução certa para a sua obra”, afirma Arena.
Outro detalhe que não passou em vão foi a apresentação das lojas da rede. A intenção era que todas elas não tivessem uma aparência de depósito e, sim, de conveniência, ou seja, ambientes limpos e organizados, com os funcionários usando uniformes. Nascia então um novo conceito de saber atender e vender.
A Casa do Construtor possui um público bem versátil, entre eles, construtoras, comércio e indústrias, empresas, condomínios, profissionais que executam obra e pessoas comuns que queiram reformar sua residência. Este público pode locar equipamentos, máquinas e ferramentas de pequeno e médio porte, como materiais elétricos, rompedores, compactadores, betoneiras e andaimes, além de equipamentos para limpeza e jardinagem.
Segurança, Sustentabilidade e Conhecimento
Uma das metas da Casa do Construtor é a conscientização sobre a segurança no trabalho. Para isso, promove anualmente o evento “Jornada da Segurança”, com palestras de especialistas sobre as melhores práticas e normas do setor, inclusive com demonstrações práticas, voltadas a clientes e franqueados. Ainda com foco na segurança, a rede busca pelo que há de mais moderno no mercado em equipamentos. Todos os produtos passam por testes antes de serem disponibilizados para o comércio. Além disso, são avaliados em uma série de diretrizes e o que passa ganha um selo de excelência, que atesta a qualidade do produto, e a chancela é dada todo o ano durante a convenção de franqueados da rede.
Outra preocupação da Casa do Construtor é com a transferência de conhecimento. Para isso, organizou uma Universidade Corporativa, com sede própria em Rio Claro (SP), um espaço para o treinamento de franqueados. Os cursos são formados por duas etapas. A primeira com uma plataforma de ensino à distância e outra presencial, inclusive com um modelo itinerante, que vai até à loja quando necessário. Com instrutores dedicados, a Universidade oferece salas de aula para simulação do ambiente de loja, oficina de treinamento técnico para mecânicos e show room permanente, dividido de acordo com a fase da obra. Nestes ambientes são passados todos os detalhes da vivência e equipamentos de uma unidade.
Crescimento da Rede de Franquias
Na busca para aperfeiçoar cada vez mais seus negócios e sua comunicação com os franqueados e o mercado, a Casa do Construtor ganhou uma nova sede em 2012, localizada em Rio Claro (SP), com 60 colaboradores. E não parou por aí. Em 2013, a marca investiu em uma nova identidade visual, mais moderna, e alcançou a meta de 200 unidades no país.
Outra novidade foi a inauguração do novo prédio da Universidade Corporativa, também em Rio Claro, com um espaço amplo para o aprendizado sobre os equipamentos que a rede disponibiliza ao mercado, além de salas de aula e laboratórios para toda a passagem da parte teórica e prática aos franqueados.
Gestão e lucratividade
O perfil empreendedor de seus fundadores transformou uma simples loja de material de construção em um negócio promissor, atualmente uma grande tendência no Brasil. E o compromisso de querer vencer e criar uma empresa brasileira, focada em um nicho até então não explorado no país, fez nascer um modelo de gestão de destaque. A rede investiu R$ 1,5 milhão nos últimos dois anos em um software de gestão próprio, que facilita toda a comunicação e organização com os franqueados.
Hoje, a Casa do Construtor tem como canais de venda a loja física, o site (apenas para orçamentos), além da venda porta a porta (visitam construções e veem o que precisam), telefone e redes sociais. A lucratividade da marca, que possui 13 unidades próprias, é uma das maiores do mercado, com taxa de 40%, em um tempo de retorno do investimento em 36 meses. O investimento inicial é de R$ 550 mil e mais de 40% dos franqueados tem uma segunda loja da Rede.
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]