Reboco com gesso vs. cimento: qual revestimento usar na sua parede?

Por Construlino - 20 de julho de 2020

Atualmente, o segmento de construção civil tem disponibilizado uma diversidade de soluções com o intuito de ajudar quem está construindo ou reformando um imóvel. Diante disso, além do acabamento tradicional feito com argamassa, o mercado tem oferecido outros tipos de revestimentos, como o reboco com gesso, para se aplicar na parede.

reboco com gesso

O revestimento das paredes de um imóvel é essencial não só para obter um acabamento bem feito, como também para servir como impermeabilizante ou base para receber a tinta. Por isso, saber escolher o tipo de camada que será usada é de suma importância para garantir a duração e a beleza da parede.

Por esse motivo, preparamos este artigo com o objetivo de mostrar para você a diferença entre o reboco tradicional e de gesso, além de citar outros tipos de revestimento que podem ser usados. Confira!

Reboco com gesso x reboco tradicional

Apesar de muitas pessoas acharem que o reboco tradicional feito com argamassa não oferece um acabamento bonito, ele facilita a aplicação de outros tipos de cobertura, como a massa corrida, tinta, papel de parede, grafiato e pedras. Por esse motivo, o revestimento é feito em três camadas: o chapisco, o emboço e o reboco. Sendo assim, suas principais vantagens são:

  • maior durabilidade, já que a massa é feita com areia, cimento e cal;
  • mais resistência;
  • impermeabilidade, por isso é ideal para áreas externas e espaços úmidos;
  • oferece uma ótima acústica;
  • equilibra a temperatura interna do ambiente;
  • pode ser perfurado.

No entanto, esse tipo de revestimento apresenta desvantagens, como a possibilidade de aparecerem trincas na parede e o alto custo para serem aplicados, uma vez que a quantidade de material usada será maior.

Já o reboco com gesso é uma alternativa mais econômica, comparada com o revestimento tradicional, pois pode ser aplicado diretamente na parede, sem a necessidade de fazer as três camadas de massa. Por isso, suas principais vantagens são:

  • menor gasto com material e mão de obra;
  • mais praticidade e agilidade na aplicação;
  • proporciona acabamento impecável sem irregularidades;
  • permite que sejam criadas peças decorativas, como cortineiros com spots de iluminação embutidos.

Contudo, esse tipo de revestimento tem como desvantagem a pouca resistência, já que é feito apenas com água e gesso. Além disso, é necessário que as camadas tenham o diâmetro certo para que a acústica do ambiente não seja comprometida.

Outro ponto que precisa ser observado é que o reboco com gesso não deve ser aplicado em locais úmidos ou que tenham contato com a chuva, pois esse tipo de material é extremamente sensível à água.

Outros tipos de revestimento de parede

Como mencionamos, o reboco feito com argamassa necessita da aplicação de três camadas:

  • chapisco: com a função de garantir a aderência o chapisco é a base do revestimento, por isso é aplicado diretamente nos tijolos obtendo, assim, um aspecto rugoso;
  • emboço: é a camada responsável por nivelar o revestimento;
  • reboco: é usado para corrigir as imperfeições das camadas anteriores, além de proporcionar mais resistência.

Portanto, com base nessas informações podemos perceber que o reboco com gesso é uma alternativa rápida e barata. Enquanto que o tradicional, além de ser mais resistente e apresentar maior durabilidade, permite a aplicação de diversos acabamentos. Por isso, é importante que você faça uma análise para escolher a opção que mais atende às suas expectativas, ok?

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler nosso artigo sobre pinturas rápidas e aprenda como agilizar essa etapa na obra.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva