Rachadura na parede: quais as causas e como consertá-la?

Por Construlino - 27 de julho de 2020

A rachadura na parede é um problema bastante comum em obras mais antigas, mas que vez ou outra também aparece em construções mais novas. As causas para o aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje e à utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas).

rachadura na parede

Além disso, podem ocorrer fissuras devido à retração do concreto ou da argamassa, dilação provocada pelo uso de materiais diferentes, ou devido à exposição ao sol e às vibrações provocadas pelo tráfego intenso de veículos próximos à construção.

Sabendo da importância do assunto, preparamos este artigo para mostrar para você quais medidas tomar ao notar rachaduras na sua parede. Acompanhe a leitura!

O que fazer quando há presença de rachadura na parede?

Esse tipo de falha pode ser superficial, no qual compromete apenas a estética da parede, ou pode representar um risco ainda maior, com as chances de desabamentos. Por isso, ao notar a presença dessas aberturas é importante corrigi-las o quanto antes.

O primeiro passo é tentar identificar o que tem causado essas rachaduras na sua parede e se elas continuam em evolução para, só então, dar início ao processo de correção. Em casos mais específicos, a presença de um profissional qualificado é extremamente necessário pois, além de ajudar você a descobrir a causa principal, ele informará sobre a gravidade do problema e mostrará quais são os procedimentos mais adequados para corrigi-los.

Contudo, em casos mais simples, a reforma pode ser feita da seguinte forma: você deve utilizar uma espátula em formato de “V” para abrir toda a extensão da rachadura e raspar a tinta das laterais. Limpe a superfície para evitar o surgimento de bolhas. Para preencher a trinca você pode utilizar uma massa acrílica para vedação. Após essa etapa, aplique uma tela veda trinca, cubra com massa corrida, lixe e finalize com a tinta da sua preferência.

Em casos de rachaduras maiores, será preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento. Nesse caso, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado. Lixe a parede, aplique a massa corrida ou o selador, lixe novamente e finalize com a tinta da sua preferência.

Quais cuidados devem ser tomados para evitar o surgimento de rachaduras?

Existem alguns cuidados que ajudam a evitar o surgimento de rachaduras ou trincas na parede. No caso de imóveis que ainda estão na fase de construção é necessário molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. Além disso, dê preferência para o uso de materiais de qualidade.

Contudo, se o seu imóvel já foi concluído, a nossa dica é limpar regularmente a parede, especialmente nos dias quentes, e permitir que o ar circule no ambiente interno. Caso seja percebido problemas com infiltração, é fundamental corrigir o mais rápido possível, pois esse é um fator que favorece o surgimento de rachaduras na parede.

Como você viu, a rachadura na parede é algo bastante comum, mas que não pode ser negligenciado, pois pode representar um problema superficial ou um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que diz respeito à construção civil!

Você também pode gostar

Recomendados para você

parede com infiltração
Obra e Construção Parede com infiltração? Veja aqui 4 dicas para resolver o problema

Proliferação de mofos, fissuras no concreto e estragos no revestimento são sinais muito claros de uma parede com infiltração. Mais do que prejudicar a estética do ambiente e comprometer a estrutura da construção, esse problema também afeta a saúde de quem frequenta o local. Consequentemente, esses fatores contribuem com a desvalorização do imóvel. Diante disso, […]

Construlino

construção civil e coronavírus
Obra e Construção Qual o impacto do coronavírus na construção civil?

Parte de qualquer trabalho é, sem dúvidas, entender o cenário que o segmento de atuação está passando, certo? Nas últimas semanas, a pandemia do COVID-19 modificou colocou em quarentena 20% da população do globo, e é importante entender o impacto na sua área profissional. Muito suscetível ao mercado, é fundamental compreender a relação entre construção […]

Construlino

Obra e Construção 4 exemplos de pequenos reparos para fazer durante a quarentena

Com a pandemia causada pelo Coronavírus que assola o Brasil e o mundo, a população se viu orientada a praticar o isolamento social na tentativa de frear a disseminação do vírus. Por conta disso, quem precisa realizar pequenos reparos em casa se viu em uma situação difícil, já que, no momento, não é possível contar […]

Construlino