This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Rachadura na parede: quais as causas e como consertá-la?
A rachadura na parede é um problema bastante comum em obras mais antigas, mas que vez ou outra também aparece em construções mais novas. As causas para o aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje e à utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas).
Além disso, podem ocorrer fissuras devido à retração do concreto ou da argamassa, dilação provocada pelo uso de materiais diferentes, ou devido à exposição ao sol e às vibrações provocadas pelo tráfego intenso de veículos próximos à construção.
Sabendo da importância do assunto, preparamos este artigo para mostrar para você quais medidas tomar ao notar rachaduras na sua parede. Acompanhe a leitura!
O que fazer quando há presença de rachadura na parede?
Esse tipo de falha pode ser superficial, no qual compromete apenas a estética da parede, ou pode representar um risco ainda maior, com as chances de desabamentos. Por isso, ao notar a presença dessas aberturas é importante corrigi-las o quanto antes.
O primeiro passo é tentar identificar o que tem causado essas rachaduras na sua parede e se elas continuam em evolução para, só então, dar início ao processo de correção. Em casos mais específicos, a presença de um profissional qualificado é extremamente necessário pois, além de ajudar você a descobrir a causa principal, ele informará sobre a gravidade do problema e mostrará quais são os procedimentos mais adequados para corrigi-los.
Contudo, em casos mais simples, a reforma pode ser feita da seguinte forma: você deve utilizar uma espátula em formato de “V” para abrir toda a extensão da rachadura e raspar a tinta das laterais. Limpe a superfície para evitar o surgimento de bolhas. Para preencher a trinca você pode utilizar uma massa acrílica para vedação. Após essa etapa, aplique uma tela veda trinca, cubra com massa corrida, lixe e finalize com a tinta da sua preferência.
Em casos de rachaduras maiores, será preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento. Nesse caso, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado. Lixe a parede, aplique a massa corrida ou o selador, lixe novamente e finalize com a tinta da sua preferência.
Quais cuidados devem ser tomados para evitar o surgimento de rachaduras?
Existem alguns cuidados que ajudam a evitar o surgimento de rachaduras ou trincas na parede. No caso de imóveis que ainda estão na fase de construção é necessário molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. Além disso, dê preferência para o uso de materiais de qualidade.
Contudo, se o seu imóvel já foi concluído, a nossa dica é limpar regularmente a parede, especialmente nos dias quentes, e permitir que o ar circule no ambiente interno. Caso seja percebido problemas com infiltração, é fundamental corrigir o mais rápido possível, pois esse é um fator que favorece o surgimento de rachaduras na parede.
Como você viu, a rachadura na parede é algo bastante comum, mas que não pode ser negligenciado, pois pode representar um problema superficial ou um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que diz respeito à construção civil!
Você também pode gostar
Recomendados para você
O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]
Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]
Ao construir ou fazer uma reforma no banheiro, pisos e revestimentos são uma preocupação para você? Se não são, deveriam ser. Isso porque, além de cumprirem um papel decorativo no espaço, eles podem interferir diretamente na segurança e na funcionalidade do cômodo. Hoje em dia, há algumas opções de revestimentos para banheiro disponíveis no mercado […]