Rachadura na parede: quais as causas e como consertá-la?

Por Construlino - 27 de julho de 2020

A rachadura na parede é um problema bastante comum em obras mais antigas, mas que vez ou outra também aparece em construções mais novas. As causas para o aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje e à utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas).

rachadura na parede

Além disso, podem ocorrer fissuras devido à retração do concreto ou da argamassa, dilação provocada pelo uso de materiais diferentes, ou devido à exposição ao sol e às vibrações provocadas pelo tráfego intenso de veículos próximos à construção.

Sabendo da importância do assunto, preparamos este artigo para mostrar para você quais medidas tomar ao notar rachaduras na sua parede. Acompanhe a leitura!

O que fazer quando há presença de rachadura na parede?

Esse tipo de falha pode ser superficial, no qual compromete apenas a estética da parede, ou pode representar um risco ainda maior, com as chances de desabamentos. Por isso, ao notar a presença dessas aberturas é importante corrigi-las o quanto antes.

O primeiro passo é tentar identificar o que tem causado essas rachaduras na sua parede e se elas continuam em evolução para, só então, dar início ao processo de correção. Em casos mais específicos, a presença de um profissional qualificado é extremamente necessário pois, além de ajudar você a descobrir a causa principal, ele informará sobre a gravidade do problema e mostrará quais são os procedimentos mais adequados para corrigi-los.

Contudo, em casos mais simples, a reforma pode ser feita da seguinte forma: você deve utilizar uma espátula em formato de “V” para abrir toda a extensão da rachadura e raspar a tinta das laterais. Limpe a superfície para evitar o surgimento de bolhas. Para preencher a trinca você pode utilizar uma massa acrílica para vedação. Após essa etapa, aplique uma tela veda trinca, cubra com massa corrida, lixe e finalize com a tinta da sua preferência.

Em casos de rachaduras maiores, será preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento. Nesse caso, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado. Lixe a parede, aplique a massa corrida ou o selador, lixe novamente e finalize com a tinta da sua preferência.

Quais cuidados devem ser tomados para evitar o surgimento de rachaduras?

Existem alguns cuidados que ajudam a evitar o surgimento de rachaduras ou trincas na parede. No caso de imóveis que ainda estão na fase de construção é necessário molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. Além disso, dê preferência para o uso de materiais de qualidade.

Contudo, se o seu imóvel já foi concluído, a nossa dica é limpar regularmente a parede, especialmente nos dias quentes, e permitir que o ar circule no ambiente interno. Caso seja percebido problemas com infiltração, é fundamental corrigir o mais rápido possível, pois esse é um fator que favorece o surgimento de rachaduras na parede.

Como você viu, a rachadura na parede é algo bastante comum, mas que não pode ser negligenciado, pois pode representar um problema superficial ou um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que diz respeito à construção civil!

Você também pode gostar

Recomendados para você

tipos de prego
Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino

banheiro pisos e revestimentos
Obra e Construção Quais são os melhores pisos e revestimentos para banheiro?

Ao construir ou fazer uma reforma no banheiro, pisos e revestimentos são uma preocupação para você? Se não são, deveriam ser. Isso porque, além de cumprirem um papel decorativo no espaço, eles podem interferir diretamente na segurança e na funcionalidade do cômodo. Hoje em dia, há algumas opções de revestimentos para banheiro disponíveis no mercado […]

Construlino

pequenas reformas
Obra e Construção Veja 4 dicas para se organizar e fazer pequenas reformas de fim de ano

Com a aproximação das festas de fim de ano, é muito comum que as pessoas promovam pequenas intervenções em casa para receber amigos e familiares. Mudar a cara dos ambientes com pequenas reformas é uma alternativa muito eficiente para dar um novo astral ao imóvel, garantindo a chegada de um novo ano com a aparência […]

Construlino