Rachadura na parede: como resolver o problema?

Por Construlino - 20 de abril de 2021

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece?

São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o problema é estrutural ou superficial. A boa notícia é que, com atenção e atuação de profissionais, tudo pode ser resolvido sem acarretar maiores danos.

Confira a seguir algumas medidas essenciais para resolver as rachaduras das paredes!

Conheça a diferença entre fissura, trinca e rachadura

As fissuras são as mais comuns e menos perigosas. Geralmente são aberturas superficiais e, na maioria das vezes, causam danos apenas no acabamento. São bem finas e extensas, mas é preciso atenção. As fissuras são os primeiros indícios de uma rachadura, então é essencial ficar de olho na evolução.

Num estágio mais avançado, temos as trincas, rupturas mais profundas (de 1 a 3 mm). É possível identificar uma trinca de longe, diferente das fissuras, essas podem comprometer as estruturas de pilares, vigas e lajes. Ao identificarmos uma trinca os cuidados devem ser redobrados.

Já as rachaduras são grandes buracos na parede, com espessura bem mais aberta, superior a 3mm. Neste caso, recomendamos a contratação de um profissional para resolver o problema, pois toda a estrutura já pode estar danificada.

 

O que pode causar as rachaduras?

O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

Além disso, as fissuras podem ocorrer devido à retração do concreto ou da argamassa, dilação provocada pelo uso de materiais diferentes, ou devido à exposição ao sol e às vibrações provocadas pelo tráfego intenso de veículos próximos à construção.

As infiltrações ou vazamentos também são grandes causadores de rachaduras. É importante verificar se o local possui algum tipo dessas alterações, evitando comprometer ainda mais a estrutura do imóvel.

O que fazer quando aparecem rachaduras nas paredes?

O primeiro passo é identificar o que tem causado essas rachaduras na parede e se elas continuam em evolução e, posteriormente, dar início ao processo de correção.

Em casos mais específicos, a presença de um profissional qualificado é extremamente necessária. Além de ajudar a descobrir a causa principal, ele informará sobre a gravidade do problema e mostrará quais são os procedimentos mais adequados para corrigi-los.

Em casos mais simples, a reforma pode ser feita da seguinte forma: com uma espátula em formato de “V” abrimos toda a extensão da rachadura, raspamos a tinta das laterais e limpamos a superfície para evitar o surgimento de bolhas. Para preencher a trinca utilizamos uma massa acrílica para vedação. Após essa etapa, aplicamos uma tela veda trinca, cobrimos com massa corrida, lixe e finalizamos com a tinta.

Em casos de rachaduras maiores é preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento.

Nestes casos, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado. Posteriormente a parede é lixada e, após aplicar a massa corrida ou o selador, lixada novamente para receber a tinta.

 

Como evitar o surgimento de rachadura na parede?

Alguns cuidados são essenciais para evitar o surgimento de rachaduras ou trincas na parede. No caso de imóveis ainda na fase de construção, a recomendação é molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. Além disso, é imprescindível a utilização de materiais de qualidade.

Em imóveis já construídos, a dica é limpar regularmente a parede, especialmente nos dias quentes, permitindo a circulação do ar no ambiente interno.

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Locação de Equipamentos Martelete grande ou pequeno: Veja como escolher!

Martelete grande ou pequeno, você sabe qual é o mais indicado para seu trabalho? Realizar tarefas que envolvem perfurações ou quebra de materiais requer o uso de equipamentos apropriados para cada trabalho. Portanto, compreender a aplicação de cada tipo de martelete disponível no mercado é essencial antes de optar pela escolha do equipamento. Apesar de […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Locação de Equipamentos Dicas para escolher o melhor martelete demolidor!

  Escolher o martelete demolidor correto é essencial para garantir o sucesso e a segurança em projetos de construção e demolição.  Um martelete demolidor mal escolhido pode resultar em desperdício de tempo, esforço e até mesmo em riscos à segurança dos trabalhadores. Portanto, entender as necessidades específicas do projeto, as características do material a ser […]

Larissa Silva