Quero otimizar o sistema produtivo na construção civil. Por onde começar?

Por Construlino - 26 de abril de 2017

O objetivo de quem cuida de uma obra é executá-la com excelência e garantir a qualidade do serviço. Para que isso aconteça, é preciso estar atento a diversos detalhes do sistema produtivo. O gerenciamento da mão de obra, a locação de equipamentos e a compra e estoque de materiais são alguns exemplos.

Quando algum desses pontos é negligenciado, eles podem atrapalhar o sistema produtivo na construção civil e, consequentemente, a satisfação do cliente. Por isso, você deve estar atento a tudo, otimizando os custos, ao mesmo tempo que preza pela qualidade e pela segurança.

Pensando em te ajudar a otimizar seu sistema produtivo, separamos algumas dicas dos primeiros passos para economizar custos na obra e aumentar a eficiência! Continue lendo:

Preocupe-se com a logística da obra

Material parado e mal armazenado só pode significar uma coisa: desperdício. Pensando nisso, você deve se preocupar com as especificidades de cada material, determinando a hora certa de comprá-los e a melhor forma de guardá-los.

Por exemplo, sacos de cimento devem ser armazenados em um local fresco e longe de umidade e calor excessivo, bem como telhas e tijolos.

Ao pensar na logística, você conseguirá acompanhar a demanda da obra para não pedir materiais a mais, e acabar perdendo dinheiro, e nem a menos, o que poderia significar obra parada.

Organize bem o canteiro para otimizar o sistema produtivo na construção

A organização no canteiro de obras é fundamental para garantir que não haja desperdícios de mão de obra ou de materiais, falhas na execução, e para que o trabalho ocorra da melhor maneira, conforme o planejado.

Um canteiro bem organizado ajuda a evitar dores de cabeça e assegurar que a qualidade final do projeto não seja prejudicada.

Faça um calendário de etapas

Nenhum cliente quer ouvir a palavra “atraso”. Os atrasos atrapalham o rendimento da obra e, consequentemente, a satisfação do cliente com os seus serviços. Apesar de comuns na construção civil, eles são bem simples de ser evitados: basta fazer um calendário de etapas.

Com um calendário bem desenhado, é possível identificar todas as implicações da construção antes mesmo de ela começar, prevendo quais etapas deverá seguir e se haverá ou não a necessidade do emprego de esforços extras.

É claro que, como tudo na vida, em uma obra também estamos sujeitos a imprevistos, mas um planejamento bem feito permite que estejamos preparados para evitar atrasos e gastos não esperados.

Planeje o uso de equipamentos

Um item muitas vezes negligenciado nas obras, é o uso dos equipamentos adequados para cada atividade. Além de economizar tempo, realizar as tarefas com as máquinas próprias para elas ajuda a garantir a qualidade final do acabamento da obra.

Uma boa opção para economizar recursos nesse momento é a locação de equipamentos. Além de ser mais barata do que fazer a compra dos mesmos, é possível garantir que as máquinas estejam sempre em perfeito estado no exato momento em que você precisar delas no seu projeto.

Otimizar o sistema produtivo na construção civil é um grande desafio. Entretanto, com essas dicas, é possível aumentar a produtividade e qualidade da obra, ao mesmo tempo que reduz custos.

Curtiu nosso post? Quer continuar aprendendo sobre como otimizar o sistema produtivo nas suas obras? Assine nossa newsletter!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino