Qual o impacto do coronavírus na construção civil?

Por Construlino - 24 de agosto de 2020

Parte de qualquer trabalho é, sem dúvidas, entender o cenário que o segmento de atuação está passando, certo? Nas últimas semanas, a pandemia do COVID-19 modificou colocou em quarentena 20% da população do globo, e é importante entender o impacto na sua área profissional. Muito suscetível ao mercado, é fundamental compreender a relação entre construção civil e coronavírus.

construção civil e coronavírus

Afinal, o período de quarentena e isolamento social fez com que inúmeras empresas adotassem, por exemplo, o método de home office. No caso da construção civil, esse mecanismo não funciona, mas o trabalho também não pode ficar parado, certo? Ao mesmo tempo, é necessário pensar na segurança e saúde de quem está em um canteiro, por exemplo.

Que tal, então, se aprofundar um pouco mais no impacto do coronavírus na construção civil brasileira? Continue a leitura deste artigo para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

Qual é o panorama atual do coronavírus no Brasil e no mundo?

No dia 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do COVID-19, mais conhecido como novo coronavírus. Isso tudo por conta do aumento significativo de casos e a disseminação global da doença. No início de abril, foram divulgadas mais de 50 mil mortes em todo o mundo, com a Europa sendo o continente mais impactado.

No Brasil, já são mais de 13 mil casos confirmados e quase 700 mortes por conta do coronavírus. Uma forma utilizada para reduzir a expansão do vírus é o isolamento social, o que impacta diretamente o mercado de trabalho. O período conhecido como quarentena acabará, assim, fazendo com que muitas áreas sejam afetadas sem a possibilidade de trabalho.

Qual é a relação entre o setor da construção civil e o coronavírus?

Uma que deve se manter a todo vapor é, sem dúvida, a construção civil. Afinal, a construção de hospitais, prontos-socorros e outras obras públicas é fundamental para o funcionamento da sociedade, especialmente em momentos de crise. Portanto, muitos profissionais podem continuar exercendo suas funções para contribuir no combate ao COVID-19.

Mesmo assim, o cenário não é tão positivo, especialmente ao compararmos com o que aconteceu na China, local de origem do coronavírus. No país asiático, o impacto foi calculado na casa dos 43 trilhões de dólares, um duro golpe para o segmento. Além disso, a importação também sofre grande impacto por conta da redução na produção, por exemplo, de itens como o PVC.

Por mais impactante que seja nos mais diferentes setores, é importante entender que, assim como outras pandemia, a crise causada pelo coronavírus pode ser enfrentada. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e de outras organizações, a tendência é que esse período seja superado da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe qual é a relação entre a construção civil e o coronavírus e os possíveis impactos no setor, que tal deixar sua opinião sobre o que achou do assunto e também deste artigo? Pode ser uma crítica, elogio, dúvida ou até mesmo sugestão. Estamos ansiosos por seu comentário!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

como colocar forro de gesso
Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

tipos de prego
Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino