Qual a relação do fluxo de caixa com o sucesso do negócio?

Por Construlino - 13 de agosto de 2018

Você sabia que o sucesso do seu negócio depende diretamente da implementação e do uso de ferramentas que permitam a organização e o gerenciamento das suas finanças? Além disso, essas ferramentas podem auxiliar em vários aspectos do seu empreendimento.

fluxo de caixa

Neste post você vai entender qual é a relação do fluxo de caixa com o sucesso do seu negócio, como isso é importante para a saúde financeira da sua organização e como otimizar essa ferramenta dentro da sua rotina empresarial. Vamos lá?

O que é o fluxo de caixa

Para que você possa implementar o fluxo de caixa é preciso compreender seus principais elementos. Além do dinheiro em espécie da sua empresa, devem ser considerados os valores disponíveis nas contas correntes e nas aplicações de liquidez imediata.

Adicionalmente, para a obtenção do fluxo de caixa do período, deverão ser contabilizados os valores de entradas e saídas. As entradas são, em sua maioria, recebimentos por vendas ou prestação de serviços. Já as saídas são pagamentos de contas do dia a dia da sua empresa.

Os cuidados na elaboração do fluxo de caixa

O fluxo de caixa precisa de alguns cuidados para refletir a realidade financeira da empresa. Entre eles estão a preocupação com a inserção diária das informações, mostrando em tempo real como estão as disponibilidades para a tomada de decisão.

As informações também precisam ser completas e suportadas por documentos contábeis. Assim, caso existam dúvidas, os lançamentos podem ser consultados e compreendidos. Devem ser registradas todas as entradas e saídas, independentemente de seus valores, já que no final do período podem ter impacto financeiro relevante no seu caixa.

O fluxo de caixa na gestão financeira

Para que a sua empresa tenha uma gestão financeira de qualidade e possa crescer de forma saudável, o fluxo de caixa é essencial. Essa ferramenta vai apresentar as disponibilidades que a sua empresa possui e esses valores representam o quanto pode ser reinvestido, gasto ou retirado de acordo com as necessidades dos sócios.

O fluxo de caixa ainda poderá ser utilizado de maneira projetada. Na projeção dos resultados é possível, por exemplo, saber se a empresa terá capital de giro para um período futuro ou se ela terá valores para investimentos. Assim, será possível criar reservas ou buscar fontes de recursos.

A otimização do fluxo de caixa

A elaboração do fluxo de caixa e também a sua análise podem ser otimizadas com o uso de planilhas eletrônicas ou de bons softwares de gestão financeira. Essa otimização, além de garantir mais agilidade ao processo, permite mais segurança e qualidade à tomada de decisão.

É possível, por exemplo, criar e analisar os gastos e as receitas por categorias. Isso permite entender quem são os principais clientes e quais produtos ou serviços têm mais procura. No caso das despesas, permite a compreensão dos tipos e dos volume dos gastos, o que é essencial para a avaliação dos resultados.

Você viu que o sucesso de um negócio depende da implementação e do uso de ferramentas inteligentes, que permitam ao mesmo tempo a organização, o controle e o gerenciamento das suas finanças. Nesse contexto entra o fluxo de caixa e suas vantagens para aquelas empresas que optam pela sua implementação.

Gostou de saber um pouco mais sobre o fluxo de caixa? Então que tal ler este post e entender melhor quais são os indicadores que podem mostrar como está a saúde financeira da sua empresa?

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino