Qual a relação do fluxo de caixa com o sucesso do negócio?

Por Construlino - 13 de agosto de 2018

Você sabia que o sucesso do seu negócio depende diretamente da implementação e do uso de ferramentas que permitam a organização e o gerenciamento das suas finanças? Além disso, essas ferramentas podem auxiliar em vários aspectos do seu empreendimento.

fluxo de caixa

Neste post você vai entender qual é a relação do fluxo de caixa com o sucesso do seu negócio, como isso é importante para a saúde financeira da sua organização e como otimizar essa ferramenta dentro da sua rotina empresarial. Vamos lá?

O que é o fluxo de caixa

Para que você possa implementar o fluxo de caixa é preciso compreender seus principais elementos. Além do dinheiro em espécie da sua empresa, devem ser considerados os valores disponíveis nas contas correntes e nas aplicações de liquidez imediata.

Adicionalmente, para a obtenção do fluxo de caixa do período, deverão ser contabilizados os valores de entradas e saídas. As entradas são, em sua maioria, recebimentos por vendas ou prestação de serviços. Já as saídas são pagamentos de contas do dia a dia da sua empresa.

Os cuidados na elaboração do fluxo de caixa

O fluxo de caixa precisa de alguns cuidados para refletir a realidade financeira da empresa. Entre eles estão a preocupação com a inserção diária das informações, mostrando em tempo real como estão as disponibilidades para a tomada de decisão.

As informações também precisam ser completas e suportadas por documentos contábeis. Assim, caso existam dúvidas, os lançamentos podem ser consultados e compreendidos. Devem ser registradas todas as entradas e saídas, independentemente de seus valores, já que no final do período podem ter impacto financeiro relevante no seu caixa.

O fluxo de caixa na gestão financeira

Para que a sua empresa tenha uma gestão financeira de qualidade e possa crescer de forma saudável, o fluxo de caixa é essencial. Essa ferramenta vai apresentar as disponibilidades que a sua empresa possui e esses valores representam o quanto pode ser reinvestido, gasto ou retirado de acordo com as necessidades dos sócios.

O fluxo de caixa ainda poderá ser utilizado de maneira projetada. Na projeção dos resultados é possível, por exemplo, saber se a empresa terá capital de giro para um período futuro ou se ela terá valores para investimentos. Assim, será possível criar reservas ou buscar fontes de recursos.

A otimização do fluxo de caixa

A elaboração do fluxo de caixa e também a sua análise podem ser otimizadas com o uso de planilhas eletrônicas ou de bons softwares de gestão financeira. Essa otimização, além de garantir mais agilidade ao processo, permite mais segurança e qualidade à tomada de decisão.

É possível, por exemplo, criar e analisar os gastos e as receitas por categorias. Isso permite entender quem são os principais clientes e quais produtos ou serviços têm mais procura. No caso das despesas, permite a compreensão dos tipos e dos volume dos gastos, o que é essencial para a avaliação dos resultados.

Você viu que o sucesso de um negócio depende da implementação e do uso de ferramentas inteligentes, que permitam ao mesmo tempo a organização, o controle e o gerenciamento das suas finanças. Nesse contexto entra o fluxo de caixa e suas vantagens para aquelas empresas que optam pela sua implementação.

Gostou de saber um pouco mais sobre o fluxo de caixa? Então que tal ler este post e entender melhor quais são os indicadores que podem mostrar como está a saúde financeira da sua empresa?

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção 3 Motivos para utilizar um martelete profissional

O martelete profissional é um equipamento utilizado na construção civil para realizar tarefas de perfuração, demolição e quebra de materiais, como concreto, pedra e alvenaria.  Atualmente, existem vários tipos de marteletes disponíveis no mercado, equipados com um mecanismo de impacto que proporciona movimentos rápidos e repetitivos. O martelete profissional é utilizado por empreiteiros, pedreiros, carpinteiros […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Quando usar o martelo rompedor?

Se você está na fase da “quebradeira” da sua obra e precisa conhecer mais sobre o martelo rompedor, certamente seu lugar é aqui. O martelo rompedor é um equipamento utilizado na construção civil e reformas para  remover rebocos e revestimentos. Tarefas que incluem perfurações ou quebra de materiais exigem equipamentos adequados para cada trabalho, entender […]

Larissa Silva