Quais são os melhores pisos e revestimentos para banheiro?

Por Construlino - 23 de novembro de 2020

Ao construir ou fazer uma reforma no banheiro, pisos e revestimentos são uma preocupação para você? Se não são, deveriam ser. Isso porque, além de cumprirem um papel decorativo no espaço, eles podem interferir diretamente na segurança e na funcionalidade do cômodo.

Hoje em dia, há algumas opções de revestimentos para banheiro disponíveis no mercado e, por mais difícil que essa escolha pareça ser, é preciso que ela seja feita da forma mais consciente possível. Por esse motivo, neste post, mostraremos alguns dos materiais mais utilizados nesse cômodo para ajudar na hora da sua decisão. Confira!

Cerâmica

Um dos revestimentos mais utilizados nas construções e reformas é a cerâmica. Isso se dá tanto pelo seu custo mais baixo quanto pela sua instalação, que é mais simples. As vantagens desse tipo de piso, porém, não acabam por aí.

Esse material pode ser encontrado em diversas texturas, tamanhos, cores e modelos, o que o torna bastante versátil e faz com que a sua utilização dê um toque especial ao banheiro. Além disso, a cerâmica oferece boa durabilidade e resistência aos fungos, o que é importante nesse ambiente úmido.

Porcelanato

Outra preferência de revestimento para o banheiro é o porcelanato. Mesmo sendo um pouco mais caro que a opção da cerâmica, ele ainda é bastante utilizado por conta do seu ótimo custo-benefício, já que resiste bem à umidade e abrasão, é bonito e sofisticado, além de bastante durável.

Para áreas como o banheiro, é aconselhável utilizar o porcelanato acetinado, já que são menos escorregadios que os polidos — que, por sua vez, podem ser utilizados no revestimento das paredes. Uma das vantagens em optar pelas peças acetinadas é a sua baixa impermeabilidade, que diminui a necessidade de manutenções frequentes.

Mármore e granito

Tanto as diversas opções de granito quanto as de mármore são revestimentos muito nobres e bastante elegantes. Tudo isso, porém, reflete diretamente no seu custo, que acaba sendo maior que o das outras opções disponíveis no mercado. Além da beleza, sua maior vantagem é a resistência à abrasão, o que pode fazer valer o investimento.

Uma ótima utilização desses materiais, além da aplicação no piso e como revestimentos, é na composição das bancadas das pias, que ficarão muito mais sofisticadas e com ainda mais estilo. Aqui, porém, é preciso lembrar que, se o material for usado no chão, é recomendável contar com a ajuda de algum produto antiderrapante para evitar acidentes.

Ladrilho hidráulico

Bastante em alta no passado, a aplicação de ladrilhos hidráulicos nos pisos e revestimentos voltou com tudo, principalmente nos banheiros. A utilização dessas peças agrega um charme ainda mais especial à decoração do cômodo, já que consegue mesclar bem um ar moderno e retrô ao mesmo tempo.

Uma das maiores vantagens desse tipo de revestimento é a variedade de estampas e desenhos que podem ser impressos nas peças. Os ladrilhos podem ser utilizados tanto no piso como em detalhes na parede — ou nela toda —, mas, em ambos os casos, é preciso usar impermeabilizantes na superfície, para que ela não se desgaste tão rapidamente.

Como você pôde perceber, quando se trata do banheiro, pisos e revestimentos precisam ser escolhidos levando em conta a segurança para evitar escorregões ou outros acidentes. Por isso, sempre que possível, opte por peças que sejam antiderrapantes e conte com a ajuda de um profissional para realizar a instalação corretamente.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Então aproveite e compartilhe este post agora mesmo nas suas redes sociais para que seus amigos e parentes também possam se beneficiar dessas dicas!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva