Por que analisar a eficiência de equipamentos no canteiro de obras?

Por Construlino - 5 de julho de 2017

Avaliar a eficiência de equipamentos está relacionado com monitorar o desempenho útil e a produtividade deles. Ou seja, com analisar quantas máquinas estão trabalhando com a total capacidade, sem a necessidade de paradas ociosas ou por falha de algum componente.

As empresas que realizam esse procedimento são capazes de diminuir suas perdas financeiras e de tempo, além de identificar falhas no canteiro de obras e corrigi-las em um processo de melhoria contínua.

Veja, a seguir, algumas vantagens que a análise da eficiência de equipamentos pode trazer para sua obra!

Redução do tempo de parada de máquina

Em todo projeto, o dinheiro está diretamente ligado ao tempo, não é mesmo? As paradas de máquina ou falta de equipamentos são as principais causas da redução da produtividade em um projeto, o que implica em uma menor lucratividade. Isso afeta não só os interesses da empresa que efetua o serviço, mas também a satisfação do cliente.

Quando um equipamento é comprado, há uma vida útil estimada para ele, geralmente em horas ou número de usos. Mas nem sempre é atingido o total desse tempo estimado, o que prejudica o andamento do serviço caso não haja imediatamente um componente ou máquina para reposição.

Por meio da gestão da obra e do monitoramento constante do uso do maquinário, tanto aquele em operação quanto o que está ocioso, é possível controlar o tempo ótimo para a parada de cada um e reduzir o período gasto com improdutividade.

Diminuição dos custos com manutenção

É muito comum uma peça apresentar defeito ou falha durante um momento crucial para o andamento da obra. Isso atrasa todo o projeto caso não haja uma supervisão constante da eficiência de equipamentos do canteiro quanto à manutenção preventiva e corretiva.

A primeira é sempre a recomendada, pois permite identificar e programar o ajuste de uma máquina em um horário fora do horário de serviço. É responsabilidade do gestor da obra verificar que um equipamento não está funcionando em sua plena capacidade ou que apresenta sinais de defeito mecânico ou elétrico.

É também indispensável que a equipe esteja pronta para caso seja necessário um serviço de manutenção corretiva em um equipamento, sendo o gestor o responsável por garantir que todas as ferramentas necessárias estejam por perto e que as condições sejam favoráveis para realizar o serviço.

Maior qualidade

A ineficiência de algumas máquinas pode fazer com que durante o serviço seja perdido muito tempo com uma produção defeituosa, o que chamamos de retrabalho. Quanto menor for o índice de retrabalho, melhor será para a lucratividade da empresa — por isso é importante que o gestor da obra controle esse índice constantemente.

Uma maior qualidade no serviço e uso do tempo representa também um fator que pode elevar a confiabilidade de sua obra na visão dos clientes, assim como reduzir o estresse de sua própria equipe.

É possível calcular a eficiência de equipamentos e tomar medidas para melhorá-la a fim de obter essas qualidades citadas, o que torna sua empresa mais competitiva no mercado, com menores taxas de desperdício financeiro e temporal. Torne isso possível!

Agora que você sabe a importância de analisar a eficiência em um canteiro de obras, compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também o conheçam!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino