This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Pisos de concreto: Dicas para uma execução perfeita na sua obra
Planejamento e profissionais capacitados garantem a preparação correta do contrapiso e dos pisos de concreto.
O contrapiso tem a função de nivelar o piso antes da aplicação do revestimento e até mesmo de melhorar a acústica.
Ele pode ser preparado com cimento e areia e pedra (concreto magro) ou então com argamassa industrializada.
E para evitar problemas, deve-se sempre seguir as especificações dos fabricantes quanto à quantidade e o modo de preparo.
Na execução são realizados os seguintes passos:
- limpeza
- taliscamento
- polvilhamento com cimento
- implantação das guias
- enchimento do piso.
Quando o assunto são os pisos de concreto (ou pisos industriais), estes são indicados para locais que exijam maior resistência e durabilidade, como shoppings, estacionamentos, barracões, supermercados e outros.
Neste caso, o ideal é contratar profissionais especializados com conhecimento técnico para a elaboração do projeto, bem como para a sua execução.
Estão disponíveis no mercado vários tipos de pisos industrializados: pisos de concreto simples, de concreto estruturalmente armado, de concreto protendido e pisos reforçados com fibras.
A escolha do modelo ideal vai depender de alguns fatores, como temperatura do ambiente, se estará ou não exposto à chuva e demais intempéries e o tipo de transporte que circulará por sua superfície.
A implantação dos pisos de alto desempenho pode ser divida da seguinte forma:
- Especificação e projeto do piso;
- Preparação de base e sub-base (compactação) e colocação de lonas;
- Posicionamento e especificação das armaduras (escolha de tela, barras de transferência, formas e espaçadores);
- Concretagem (bombas de concreto ou de descarga rápida);
- Nivelamento (nível a laser, réguas vibratórias e vibradores de concreto);
- Acabamento (alisadoras e acabadoras de concreto);
- Tratamento de junta de dilatação (cortes efetuados com cortadoras de pisos preenchimento com espuma de polietileno).
Durante a execução deve-se especificar corretamente o tipo de concreto, contar com o serviço de profissionais capacitados e trabalhar com equipamentos de qualidade.
Também é preciso fazer a preparação adequada da base dos pisos de concreto.
Ela deve ter bom controle de planicidade e, acima de tudo, o solo deve ter ótimo nível de compactação.
Os pisos de concreto podem ou não receber revestimentos. Isso vai depender do que foi especificado no projeto.
Equipamentos que podem ajudar na execução deste trabalho:
Fonte: Carlos Henrique Hexsel Júnior (gerente nacional de vendas da Weber MT)
Você também pode gostar
Recomendados para você
Pode até parecer um serviço simples, mas o assentar piso requer muitos cuidados. Aqui listamos os principais itens que você precisa saber para assentar piso: Em primeiro lugar, deve-se conhecer exatamente qual o tamanho e o tipo de cerâmica (porcelanato, comum ou monoporosa) que será usada no ambiente. Quanto menos poroso, menos água o piso irá absorver. Aspecto […]
Na hora de reformar ou construir é mais do que necessário ficar atento com infiltração em parede. Principalmente as de locais úmidos. Como banheiros e cozinhas, e externas, pois as chuvas podem danificá-las causando infiltração em parede. A infiltração em parede é um problema recorrente e que contribui também para a desvalorização do imóvel. Devido à deterioração […]
Planta baixa orienta os profissionais como executar a construção. Para garantir o sucesso de uma construção, independente se ela é residencial ou comercial. Um bom projeto, planta baixa e planejamento são fundamentais. Somente os profissionais das áreas de arquitetura e engenharia estão capacitados para desenhar planta baixa. E encontrar as melhores soluções em […]