O que fazer para melhorar os processos em um canteiro de obra?

Por Construlino - 17 de outubro de 2017

Na construção civil, o grande objetivo dos empreiteiros ou engenheiros é fazer com que a obra seja entregue dentro do prazo e que a qualidade esperada pelos clientes seja alcançada. Para que isso ocorra, os responsáveis pela obra precisam garantir que todas as etapas sejam seguidas conforme o planejado e que o canteiro de obras e os funcionários mantenham bom desempenho.

O que fazer para melhorar os processos em um canteiro de obra?

Obviamente, gerenciar um projeto na construção civil não é nada simples — diversos imprevistos podem ocorrer, fazendo com que manter a obra sempre no prazo seja um enorme desafio. Para superar os obstáculos, buscando sempre entregar construções de altíssimo nível, os engenheiros e empreiteiros estão constantemente à procura de formas de melhorar os processos no canteiro de obras.

Se você também faz parte desse grupo, este post é especialmente para você! Confira a seguir como melhorar processos no canteiro de obras, reduzir custos e garantir a entrega no prazo!

Mantenha a organização do canteiro de obras

Manter o canteiro organizado pode parecer uma tarefa básica, mas infelizmente a grande maioria dos canteiros de obras são extremamente desorganizados. Por isso, é fundamental que todos os responsáveis que desejam melhorar os processos no canteiro de obras não deixem de orientar os funcionários a manter a organização.

Deixar as ferramentas e equipamentos nos locais corretos, segregar lixo e embalagens ajudam não apenas a manter uma boa imagem do canteiro, mas também facilitam o trabalho e ajudam a reduzir o tempo de várias tarefas.

Planeje todas as etapas da obra

O planejamento da obra é uma das tarefas que mais impactam nos processos e no prazo de entrega. Ele deve ser feito com muita atenção e cuidado, levando em consideração todos os fatores que podem impactar a obra, como o leiaute do canteiro, equipamentos e insumos necessários, mão de obra necessária em cada etapa e recursos financeiros.

Cada um desses fatores pode interferir consideravelmente no planejamento da obra, atrasando tarefas e prejudicando os processos. Por isso, é fundamental que todas as etapas da obra sejam devidamente planejadas, garantindo que o canteiro siga todo o cronograma, os processos mantenham boa performance e a obra seja entregue dentro do prazo.

Segmente a equipe de acordo com as fases da obra

Ao planejar devidamente todas as etapas da obra, os engenheiros e empreiteiros podem saber exatamente quando será necessário o emprego de mão de obra específica e quando será exigida maior quantidade de funcionários. Dessa forma, é possível criar uma escala para o canteiro de obras, permitindo que a equipe seja segregada e utilizada somente quando necessário.

Isso evita o emprego desnecessário de certos funcionários, reduz os custos da obra e ajuda a melhorar os processos, visto que cada tarefa será desempenhada pelo funcionário certo e com maior experiência.

Utilize tecnologias

Por último, para melhorar processos no canteiro de obras, é imprescindível que sejam empregadas tecnologias que otimizem os trabalhos. Atualmente, existem no mercado inúmeros softwares, plataformas e até mesmo aplicativos que ajudam os engenheiros e empreiteiros a controlar todas as etapas da obra, bem como o emprego de funcionários e o uso de insumos.

Tudo isso favorece o aumento da produtividade no canteiro de obras, garantindo processos mais eficientes e confiáveis, dentre diversos outros benefícios.

Aprendeu como melhorar processos no canteiro de obras? Agora não deixe de nos seguir no Twitter e no Facebook, e fique por dentro de várias novidades e as melhores dicas para a sua obra!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Locação de Equipamentos Rachadura na parede: como resolver o problema?

Rachadura na parede é um problema comum em construções mais antigas e, não tão raro, em obras mais novas. E como podemos identificar a gravidade do problema assim que a rachadura aparece? São vários os fatores que podem causar uma rachadura na parede, por isso é sempre bom entender a causa para saber se o […]

Construlino

Obra e Construção Descubra agora como colocar forro de gesso do jeito certo

O teto em gesso tem sido a alternativa mais utilizada por profissionais de obra. Isso porque, além de ser mais prático e econômico, demanda menos tempo para a instalação e apresenta um acabamento satisfatório. A durabilidade também tende a ser maior quando comparada à de outros tipos de revestimento, pois basta saber escolher a tinta […]

Construlino

Obra e Construção Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade […]

Construlino