O que fazer para melhorar os processos em um canteiro de obra?

Por Construlino - 17 de outubro de 2017

Na construção civil, o grande objetivo dos empreiteiros ou engenheiros é fazer com que a obra seja entregue dentro do prazo e que a qualidade esperada pelos clientes seja alcançada. Para que isso ocorra, os responsáveis pela obra precisam garantir que todas as etapas sejam seguidas conforme o planejado e que o canteiro de obras e os funcionários mantenham bom desempenho.

O que fazer para melhorar os processos em um canteiro de obra?

Obviamente, gerenciar um projeto na construção civil não é nada simples — diversos imprevistos podem ocorrer, fazendo com que manter a obra sempre no prazo seja um enorme desafio. Para superar os obstáculos, buscando sempre entregar construções de altíssimo nível, os engenheiros e empreiteiros estão constantemente à procura de formas de melhorar os processos no canteiro de obras.

Se você também faz parte desse grupo, este post é especialmente para você! Confira a seguir como melhorar processos no canteiro de obras, reduzir custos e garantir a entrega no prazo!

Mantenha a organização do canteiro de obras

Manter o canteiro organizado pode parecer uma tarefa básica, mas infelizmente a grande maioria dos canteiros de obras são extremamente desorganizados. Por isso, é fundamental que todos os responsáveis que desejam melhorar os processos no canteiro de obras não deixem de orientar os funcionários a manter a organização.

Deixar as ferramentas e equipamentos nos locais corretos, segregar lixo e embalagens ajudam não apenas a manter uma boa imagem do canteiro, mas também facilitam o trabalho e ajudam a reduzir o tempo de várias tarefas.

Planeje todas as etapas da obra

O planejamento da obra é uma das tarefas que mais impactam nos processos e no prazo de entrega. Ele deve ser feito com muita atenção e cuidado, levando em consideração todos os fatores que podem impactar a obra, como o leiaute do canteiro, equipamentos e insumos necessários, mão de obra necessária em cada etapa e recursos financeiros.

Cada um desses fatores pode interferir consideravelmente no planejamento da obra, atrasando tarefas e prejudicando os processos. Por isso, é fundamental que todas as etapas da obra sejam devidamente planejadas, garantindo que o canteiro siga todo o cronograma, os processos mantenham boa performance e a obra seja entregue dentro do prazo.

Segmente a equipe de acordo com as fases da obra

Ao planejar devidamente todas as etapas da obra, os engenheiros e empreiteiros podem saber exatamente quando será necessário o emprego de mão de obra específica e quando será exigida maior quantidade de funcionários. Dessa forma, é possível criar uma escala para o canteiro de obras, permitindo que a equipe seja segregada e utilizada somente quando necessário.

Isso evita o emprego desnecessário de certos funcionários, reduz os custos da obra e ajuda a melhorar os processos, visto que cada tarefa será desempenhada pelo funcionário certo e com maior experiência.

Utilize tecnologias

Por último, para melhorar processos no canteiro de obras, é imprescindível que sejam empregadas tecnologias que otimizem os trabalhos. Atualmente, existem no mercado inúmeros softwares, plataformas e até mesmo aplicativos que ajudam os engenheiros e empreiteiros a controlar todas as etapas da obra, bem como o emprego de funcionários e o uso de insumos.

Tudo isso favorece o aumento da produtividade no canteiro de obras, garantindo processos mais eficientes e confiáveis, dentre diversos outros benefícios.

Aprendeu como melhorar processos no canteiro de obras? Agora não deixe de nos seguir no Twitter e no Facebook, e fique por dentro de várias novidades e as melhores dicas para a sua obra!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva