Montagem de andaime: Passo a passo sobre como montar andaimes

Por Larissa Silva - 25 de outubro de 2023

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente sabe que o uso de andaimes é essencial para garantir mais eficiência e segurança no trabalho, mas como realizar a montagem de andaimes corretamente?

Essa é uma pergunta frequente até mesmo para quem já está na construção civil e se depara com as novidades do mercado. A montagem de andaimes envolve a criação de uma plataforma elevada e segura que permite aos trabalhadores acessar áreas altas, realizar tarefas diversas e, acima de tudo, garantir sua própria segurança. 

É um processo que demanda cuidadoso planejamento, habilidade técnica e conformidade com regulamentos de segurança rígidos. 

A Casa do Construtor preparou um guia super prático que explica, detalhadamente, os elementos essenciais envolvidos na montagem de andaimes e as práticas recomendadas para assegurar um local de trabalho seguro e produtivo.

O que é e como funciona a montagem de andaime?

 

A montagem correta de andaime oferece aos trabalhadores um local seguro para realizar suas tarefas, permitindo o acesso a áreas que, de outra forma, seriam inacessíveis.

O processo de construção dessas estruturas temporárias, geralmente em forma de torres ou plataformas,  são utilizadas para dar acesso seguro a áreas elevadas em um canteiro de obras. Elas são essenciais para uma variedade de tarefas, desde a construção de edifícios até a realização de reparos e manutenção em estruturas existentes. 

A montagem oferece aos trabalhadores um local seguro para realizar suas tarefas, permitindo o acesso a áreas que, de outra forma, seriam inacessíveis.

 

Quando usar um andaime na sua obra?

 

O uso de andaimes é essencial em qualquer obra de construção, reforma ou manutenção. A escolha de quando usar um andaime deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa das necessidades do projeto e dos riscos associados. 

Mas quando usar um andaime na sua obra? 

Vamos conhecer um pouco os cenários em que o uso de um andaime é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficiência do trabalho:

 

  • Trabalhos de construção: Durante a construção de edifícios, é comum a necessidade de acesso a alturas para a instalação de estruturas, paredes, janelas, e outros componentes.
  • Manutenção de fachadas: Na manutenção de fachadas de edifícios, como limpeza, reparos ou pintura, o uso de andaimes é fundamental para alcançar áreas elevadas de forma segura.
  • Trabalhos em telhados: Projetos de instalação, reparo ou manutenção em telhados requerem andaimes para garantir a segurança dos trabalhadores.
  • Manuseio de materiais e ferramentas: Além do acesso seguro, os andaimes também são essenciais para o manuseio adequado de materiais e ferramentas. Em muitos casos, os andaimes servem como plataformas para armazenamento de materiais e equipamentos. Isso é especialmente importante em situações como:
  • Projetos de pintura: Pintores frequentemente utilizam andaimes para ter acesso a diferentes partes da estrutura, mantendo tintas, pincéis e outros suprimentos próximos.
  • Instalação de estruturas: Para projetos que envolvem a instalação de sistemas, como encanamento, elétrica ou sistemas de aquecimento, os andaimes facilitam o transporte de ferramentas e equipamentos para a área de trabalho.
  • Segurança dos profissionais: O uso de andaimes é uma das principais medidas de segurança para evitar quedas e acidentes. Em locais onde os trabalhadores precisam realizar tarefas em áreas elevadas, o uso de andaimes fornece uma plataforma segura e estável. Isso reduz significativamente o risco de lesões graves.
  • Eficiência e produtividade: Os andaimes também contribuem para a eficiência e produtividade em uma obra. Eles permitem que várias pessoas trabalhem simultaneamente na mesma área, facilitando a conclusão rápida de tarefas. Além disso, o acesso facilitado a diferentes partes do projeto elimina a necessidade de movimentação constante de escadas para andaimes e equipamentos.
  • Conformidade com Normas de Segurança: Em muitas jurisdições, existem normas e regulamentos específicos relacionados ao uso de andaimes em obras. A conformidade com essas normas é obrigatória e é uma parte essencial de qualquer projeto de construção. O uso de andaimes apropriados é uma maneira de garantir que o projeto atenda a todas as regulamentações de segurança aplicáveis.
  • Versatilidade de projetos: Andaimes são versáteis e podem ser adaptados a uma variedade de projetos. Independentemente do tipo de construção, manutenção ou reforma que está sendo realizada, os andaimes podem ser projetados e montados para atender às necessidades específicas do projeto.

 

Quais são as peças para fazer a montagem do andaime?

A montagem de andaime segue um processo cuidadosamente planejado e executado para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficiência das operações de construção. 

Abaixo, você pode conferir os passos básicos do processo de montagem de andaime, mas primeiro vamos conhecer as peças mais comuns que fazem parte dos andaimes:

 

  • Montantes (ou pernas): São as peças verticais do andaime, que se apoiam no solo e fornecem suporte vertical.
  • Travessas horizontais:

    Imagem: Orgue
    Conectam os montantes na horizontal, fornecendo estabilidade e suporte para as pranchas de plataforma.
  • Diagonais:
    Diagonal para andaimes

Imagem: Casa do Construtor 

Reforçam a estrutura do andaime, cruzando as travessas e proporcionando rigidez.

  • Piso metálico:
    Piso metálico para andaime
    Imagem: Casa do ConstrutoSão as superfícies de trabalho onde os trabalhadores ficam. Devem ser colocadas sobre as travessas.
  • Escadas:
    Escada para andaime 1 m

Imagem: Casa do Construtor

São instaladas como parte de uma plataforma de trabalho em um nível do andaime. Elas permitem um acesso fácil e seguro para trabalhos em altura.

  • Guarda-corpos:
    Guarda-corpo para andaime 1 m

Imagem: Casa do Construtor
Instalados ao redor do andaime para proteger os trabalhadores contra quedas.

  • Rodapés:

    Imagem: Orguel

    Evitam que objetos caiam do andaime para o chão.

Seleção do tipo de andaime

Existem vários tipos de andaimes disponíveis, e a escolha do tipo certo é fundamental para a segurança e eficiência do projeto. Os tipos comuns de andaimes incluem:

 

  • Andaime Tubular: Formado por tubos de aço e braçadeiras, é versátil e amplamente utilizado em uma variedade de projetos.
  • Andaime Fachadeiro: Fixado diretamente na estrutura do edifício, é adequado para trabalhos em fachadas.
  • Andaime Suspenso: Suspenso por cabos, é usado para acesso a áreas de difícil alcance, como fachadas de edifícios altos.
  • Andaime Multidirecional: Versátil e flexível, permite a montagem em várias direções.

 

Passo a passo para montagem de andaime:

 

01 – Escolha do local: Selecionar um local nivelado e firme para a montagem do andaime. Certifique-se de que o terreno esteja limpo, sem obstáculos e que possa suportar o peso do andaime.

02 – Posicione as bases: Coloque as bases ajustáveis no solo, nivelando-as e assegurando que estejam firmemente apoiadas.

03 – Montagem dos montantes (pernas): Insira os montantes nas bases ajustáveis e aperte os parafusos de aperto rápido para fixá-los. 

04 – Instalação das travessas horizontais: Fixe as travessas horizontais entre os montantes, na altura desejada. Certifique-se de que estejam niveladas e paralelas.

05 – Adição das diagonais: Instale as diagonais cruzando as travessas e conectando-as aos montantes. Isso reforça a estabilidade do andaime.

06 – Coloque as pranchas de plataforma: Posicione as pranchas de plataforma horizontalmente sobre as travessas para criar uma superfície de trabalho segura. Certifique-se de que estejam bem apertadas e não haja espaços entre elas.

07 – Instalação dos guarda-corpos e rodapés: Fixe os guarda-corpos ao redor do andaime para proteger os trabalhadores contra quedas. Instale também os rodapés na parte inferior para evitar a queda de objetos.

08 – Verificação de estabilidade: Antes de usar o andaime, faça uma inspeção minuciosa para verificar se tudo está montado corretamente, se não há peças soltas ou danificadas e se os guarda-corpos estão bem fixados.

09 – Equipamento de proteção pessoal (EPI): Todos os trabalhadores que usam o andaime devem estar equipados com cintos de segurança e outros EPIs apropriados. Inclusive durante a montagem do equipamento.

10 – Trabalho seguro: Ao usar o andaime, siga as práticas de segurança recomendadas. Evite sobrecarregá-lo, mantenha-o limpo e organizado e evite movimentos bruscos que possam desequilibrá-lo.

 

Durante a montagem, é essencial verificar cada etapa e garantir que todas as conexões estejam seguras.

Após a montagem, o andaime deve ser inspecionado minuciosamente para garantir que ele esteja em perfeitas condições de uso. Isso envolve verificar todas as conexões, a estabilidade da estrutura, a qualidade do piso e a segurança das guardas laterais. 

A inspeção também inclui testes para garantir que o andaime seja capaz de suportar a carga de trabalho necessária.

 

A importância de montar o andaime corretamente

1) Segurança dos Trabalhadores

A segurança dos trabalhadores é a principal razão pela qual a montagem de andaime deve ser feita corretamente. Andaimes mal montados são uma fonte significativa de acidentes em canteiros de obras. 

Quando não são instalados de maneira adequada, eles podem ser instáveis, levar a quedas e resultar em lesões graves ou mesmo fatais. A montagem correta do andaime, incluindo a escolha do tipo apropriado e a instalação de acordo com as normas, é fundamental para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores.

2) Eficiência do Projeto

Além da segurança, a montagem adequada do andaime também afeta a eficiência do projeto. Andaimes bem montados proporcionam acesso seguro a áreas elevadas, facilitando o andamento do trabalho. 

Trabalhadores podem realizar suas tarefas de maneira mais eficiente e com maior produtividade quando têm uma plataforma estável e segura para trabalhar. Isso economiza tempo e recursos ao longo do projeto.

 

3) Conformidade com Normas e Leis

As normas e leis de segurança, como a NR 18 (Norma Regulamentadora 18) e a NBR 6.494 (Norma Brasileira 6.494), são essenciais para garantir que a montagem de andaime seja realizada de acordo com os padrões de segurança estabelecidos. 

A NR 18, por exemplo, estabelece diretrizes específicas para a montagem, uso e desmontagem de andaimes em canteiros de obras. Ela aborda questões como o dimensionamento, as cargas de trabalho, a manutenção, a inspeção e a formação de trabalhadores.

 

NR 18: Norma Regulamentadora 18

A NR 18 é uma das normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil. Ela abrange as condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da construção. No contexto da montagem de andaime, a NR 18 estabelece requisitos detalhados para garantir a segurança dos trabalhadores. Ela exige que:

 

  • A montagem é realizada por trabalhadores qualificados e sob supervisão de um responsável técnico.
  • Andaimes sejam dimensionados e projetados para suportar cargas de trabalho especificadas.
  • Inspeções regulares são realizadas para garantir a integridade do andaime.
  • Os trabalhadores são treinados quanto ao uso seguro dos andaimes.
  • Medidas de proteção, como guarda-corpos, sejam fornecidas para prevenir quedas.

O não cumprimento da NR 18 pode resultar em multas e penalidades para os empregadores, além de colocar em risco a segurança dos trabalhadores.

 

NBR 6.494: Norma Brasileira 6.494

A NBR 6.494 é uma norma técnica brasileira que estabelece os requisitos para o projeto, a execução e a montagem de andaimes.

 

 Ela descreve as especificações técnicas que os andaimes devem atender para garantir a segurança e a estabilidade. Isso inclui critérios relacionados à capacidade de carga, à resistência à corrosão e aos métodos de fixação.

 

Cuidados essenciais para montagem de andaimes:

1) Escolher uma área apropriada

A escolha do local para a montagem do andaime é o primeiro passo crucial. É essencial selecionar uma área apropriada que atenda às necessidades específicas do projeto. Aqui estão algumas considerações importantes:

 

2) Nivelamento 

Certifique-se de que o solo esteja nivelado e estável para evitar inclinações ou instabilidade do andaime.

 

3) Acesso

Verifique se o andaime pode ser acessado facilmente a partir de pontos de entrada e saída seguros.

 

4) Distância de obstáculos

Mantenha o andaime a uma distância segura de obstáculos, como paredes, máquinas e veículos, para evitar colisões ou interferências.

 

5) Distância de linhas elétricas

Evite a proximidade de linhas elétricas para prevenir riscos de choque elétrico.

 

6) Capacidade do Solo

Certifique-se de que o solo tenha a capacidade de suportar o peso do andaime, das cargas de trabalho e dos trabalhadores.

 

7) Fazer o isolamento correto

O isolamento adequado é fundamental para garantir a segurança do local de trabalho e evitar riscos para os trabalhadores e terceiros. Aqui estão algumas diretrizes para o isolamento correto:

 

8) Placas de Aviso

Coloque placas de aviso e sinalização ao redor da área do andaime para alertar as pessoas sobre os perigos e restrições de acesso.

 

9) Barreiras Físicas

Use barreiras físicas, como grades ou cercas, para impedir o acesso não autorizado à área do andaime.

 

10) Restrições de acesso

Implemente regras e políticas de segurança para controlar o acesso à área do andaime apenas por pessoal autorizado.

 

11) Acessos controlados

Mantenha apenas um ponto de acesso controlado para o andaime, onde os trabalhadores possam entrar e sair com segurança.

 

12) Verificar a qualidade das estruturas do andaime

A qualidade das estruturas do andaime é fundamental para a segurança dos trabalhadores. Antes de iniciar a montagem, verifique cuidadosamente as estruturas, incluindo:

 

13) Integridade das peças

Certifique-se de que todas as peças do andaime estejam em boas condições, sem danos, corrosão ou desgaste excessivo.

 

14) Conexões seguras

Garanta que todas as conexões entre as peças do andaime estejam apertadas e seguras, sem folgas.

 

15) Estabilidade geral

Verifique se o andaime é estável e resistente a movimentos ou vibrações que possam ocorrer durante o trabalho.

 

16) Conformidade com Normas

Certifique-se de que o andaime atenda às normas de segurança e regulamentos aplicáveis.

 

17) Estar atento ao piso

O piso do andaime desempenha um papel fundamental na segurança dos trabalhadores. Para garantir um piso seguro:

 

18) Evite superlotação

Não permita que o andaime fique superlotado com materiais e trabalhadores, pois isso pode comprometer a estabilidade.

 

19) Evite derrapagens

Mantenha o piso limpo e livre de sujeira, água ou materiais escorregadios que possam causar derrapagens.

 

20) Plataformas antiderrapantes

Considere o uso de plataformas de andaimes antiderrapantes para fornecer aderência aos trabalhadores, mesmo em condições úmidas.

 

21) Fornecer e Verificar o Uso dos EPIs Apropriados

 

A segurança dos trabalhadores é prioridade, e fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apropriados é fundamental. Aqui estão algumas recomendações:

 

  • Capacete: Todos os trabalhadores devem usar capacetes para proteção contra quedas de objetos e impactos na cabeça.
  • Cintos de Segurança: Trabalhadores em andaimes elevados devem usar cintos de segurança apropriados e conectá-los a pontos de ancoragem seguros.
  • Calçados Adequados: Use calçados com solas antiderrapantes para evitar quedas.
  • Luvas e Óculos de Proteção: Em alguns casos, luvas e óculos de proteção podem ser necessários para proteger contra possíveis riscos.

 

Para explicar a montagem de andaimes, você pode conferir o vídeo abaixo que mostra, na prática, cada processo com todos os detalhes de segurança e instruções:

 

 

Cuidados na desmontagem e armazenamento dos andaimes

 

A desmontagem e armazenamento adequado dos andaimes é uma tarefa que deve ser executada com a mesma atenção e cuidado que a montagem. Aqui estão alguns passos essenciais a serem seguidos:

 

1) Verificação de condições de segurança

Antes de iniciar a desmontagem, é crucial verificar se o andaime ainda está em condições de uso. Isso inclui a inspeção de todas as peças, a estabilidade da estrutura e a presença de danos ou desgastes. 

 

2) Liberação da área de trabalho

Certifique-se de que a área onde o andaime está montado seja liberada de todas as ferramentas, materiais e equipamentos. Isso reduz o risco de acidentes durante a desmontagem.

 

3) Atenção aos detalhes

Durante a desmontagem, é importante prestar atenção aos detalhes, garantindo que todas as conexões sejam liberadas e que nenhuma parte do andaime fique presa ou danificada durante o processo.

 

4) Armazenamento das peças

À medida que as peças do andaime são desmontadas, elas devem ser organizadas, numeradas e armazenadas adequadamente. Isso facilita a montagem futura e ajuda a evitar perda ou danos.

A montagem de andaimes requer atenção meticulosa aos detalhes e um compromisso inabalável com a segurança. 

Seguir essas diretrizes ajuda a proteger os trabalhadores, evitar acidentes e garantir um ambiente de trabalho seguro.

 

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção 3 Motivos para utilizar um martelete profissional

O martelete profissional é um equipamento utilizado na construção civil para realizar tarefas de perfuração, demolição e quebra de materiais, como concreto, pedra e alvenaria.  Atualmente, existem vários tipos de marteletes disponíveis no mercado, equipados com um mecanismo de impacto que proporciona movimentos rápidos e repetitivos. O martelete profissional é utilizado por empreiteiros, pedreiros, carpinteiros […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Quando usar o martelo rompedor?

Se você está na fase da “quebradeira” da sua obra e precisa conhecer mais sobre o martelo rompedor, certamente seu lugar é aqui. O martelo rompedor é um equipamento utilizado na construção civil e reformas para  remover rebocos e revestimentos. Tarefas que incluem perfurações ou quebra de materiais exigem equipamentos adequados para cada trabalho, entender […]

Larissa Silva