Mercado de varejo: 5 dicas para quem atua em cidades pequenas

Por Construlino - 29 de maio de 2017

Até pouco tempo, o foco do mercado de varejo estava totalmente direcionado para as grandes cidades, afinal, a concentração populacional é o principal atrativo para esse tipo de negócio. Por conta disso, as franquias para cidades do interior encontravam dificuldades para alcançar grandes patamares.

Contudo, nos últimos anos o mercado de franchising dobrou o seu percentual de participação fora das capitais brasileiras, principalmente pela redução do custo fixo e das despesas com marketing e mão de obra.

Portanto, se você atua ou pretende investir nesse segmento, veio ao lugar certo. Elaboramos algumas dicas práticas para fazer o seu negócio decolar. Continue a leitura!

 

Quais as melhores franquias para cidades do interior?

Antes de eleger um modelo de negócio que melhor se enquadra ao perfil de uma cidade pequena, é importante observar alguns pontos. Em outras palavras, é fundamental realizar pesquisas de mercado para identificar se o negócio é viável para o local pretendido. Além da marca, é preciso pensar na aceitação do produto ou serviço pelo mercado local e, principalmente, identificar a sua necessidade.

De modo geral, alguns segmentos, como o setor de limpeza e manutenção, jardinagem, locação de equipamentos e educação exigem pequenos investimentos e contam com um alto poder de retorno financeiro. Confira, a seguir, alguns exemplos de investimentos de baixo risco.

Limpeza e conservação

O serviço de limpeza e conservação de ambientes é extremamente utilizado e, muitas vezes, indispensável para vários segmentos. Pequenos comércios, espaços públicos e até mesmo residências podem contar com o trabalho de empresas especializadas nesse tipo de tarefa.

A maior vantagem desse negócio é oferecer uma limpeza eficiente, utilizando produtos adequados para cada serviço, de modo a obter um espaço limpo e organizado.

Manutenção de piscinas e jardins

Empreender no setor de jardinagem é um excelente modelo de negócio de franquias para cidades do interior. Além de órgãos públicos, o franqueado poderá oferecer a manutenção de jardins e piscinas para condomínios, clubes, hotéis e demais empresas de qualquer porte. As grandes vantagens nesse tipo de franquia são o seu baixo investimento e alta lucratividade.

Casa e construção

Investir em uma franquia no setor de casa e construção é uma ótima oportunidade para quem deseja ter seu próprio negócio. O mercado de locação de equipamentos e ferramentas para construção civil se destaca nesse ramo. A grande vantagem nesse tipo de investimento é a falta de exigência da experiência de gestão, uma vez que as franqueadoras oferecem todo suporte necessário.

Serviços educacionais

A educação profissionalizante vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço nas franquias para cidades do interior. Com a alta taxa de desemprego e o aumento dos níveis de exigências para se ocupar uma posição no mercado de trabalho, ter um currículo qualificado se tornou indispensável. Nesse sentido, apostar em redes de escolas profissionalizantes poderá ajudá-lo a ter um negócio lucrativo e de grande potencial de crescimento.

Afinal, como ter sucesso nesse tipo de negócio?

Agora que você já sabe quais os segmentos mais lucrativos para investir sem erros em cidades pequenas, descubra como criar excelentes oportunidades de fazer o seu negócio alavancar em um mercado ainda pouco explorado.

1. Ofereça entrega em domicílio

Construir uma estratégia que tenha por objetivo disponibilizar entrega em domicílio pode se mostrar uma ação bastante efetiva, afinal, as cidades têm suas dimensões reduzidas. Sendo assim, realizar entregas por meio de bicicletas ou motocicletas pode ser um diferencial considerável para os municípios que apresentem dificuldade em acessibilidade.

A prestação desse serviço tornaria mais cômoda a vida do consumidor, gerando maior satisfação. Além disso, a criação de uma relação de confiança é fundamental no mercado de franquias para cidades do interior. Como consequência, essa ação poderá produzir maior credibilidade entre o seu negócio e o público-alvo.

2. Crie um bom relacionamento com fornecedores e clientes

Empresas localizadas em cidades pequenas levam vantagem em relação às demais, visto que o dono do estabelecimento, muitas vezes, conhece a maioria de seus clientes. É importante lembrar que esse profissional está diariamente “atrás do balcão” e, por isso, tem uma relação mais próxima com seus consumidores.

Embora a quantidade de vendas seja menor, o fornecedor tem grande interesse em ampliar sua área de atuação, de modo que conquistar espaço no interior é uma excelente estratégia.

Nesse contexto, preze por uma boa relação com clientes e fornecedores, afinal é por meio desse contato de qualidade que será possível realizar uma precificação melhor e oferecer bons serviços aos seus compradores, o que aumenta seu potencial competitivo.

3. Identifique um ponto comercial bem localizado

A escolha do ponto comercial da loja é a decisão mais importante na hora da abertura de um empreendimento. Afinal, o ponto é o local que deve ser frequentado pelo público-alvo.

Muitos elementos devem ser considerados na escolha no ponto comercial ideal, como visibilidade, localização de negócios próximos, circulação de clientes, perfil de moradores da região, além de fatores financeiros, como valor de aluguel e gastos com reformas do estabelecimento.

4. Explore as opções de vitrines

A exploração de produtos expostos na vitrine é um dos cuidados a serem tomados no mercado de varejo. Quando você coloca muitas opções de produtos, o cliente pode ter dificuldade de fazer uma leitura rápida. É melhor optar uma vitrine bem organizada, valorizando os produtos expostos.

Um mix de mercadorias com diferentes preços pode ser uma boa estratégia. Além de facilitar a vida do cliente no conhecimento dos produtos oferecidos, quebra o conceito criado por algumas vitrines de que a loja conta apenas com itens de valor elevado.

5. Acompanhe o trabalho da concorrência

Observar o que os outros empreendedores estão fazendo é um hábito que deve estar sempre presente na rotina de qualquer empresa. O foco deve ser analisar a reação do mercado, saber quais as últimas tendências adotadas pela concorrência para, assim, planejar e se posicionar melhor. Para isso, ferramentas como o Google Alerts, Social Mention e SEMrush são valiosas na informação de competidores.

O mercado de franquias para cidades do interior tem se tornado uma alternativa de grande vantagem financeira para as empresas, principalmente as franqueadoras — devido ao formato do negócio e baixo custo fixo do local. Sendo assim, avalie bem o mercado e a cidade que deseja atuar e não deixe de seguir nossas dicas para ter mais sucesso.

A Casa do Construtor tem excelentes opções de franquias para cidades de pequeno porte. Por isso, se gostou das informações que trouxemos, não deixe de entrar em contato conosco para se tornar um franqueado.

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