Mais lucros: entenda como criar um plano de ação de vendas campeão!

Por Construlino - 30 de março de 2017

Criar um plano de ação de vendas dotará a sua empresa de um roteiro capaz de guiá-la até seus objetivos dentro de um período de tempo específico.Se você ainda não elaborou o seu plano de ação de vendas, não perca mais tempo: escreva um ainda hoje. Neste post, compartilhamos algumas informações importantes para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!

Criar um plano de ação de vendas

Defina objetivos específicos e mensuráveis

Para escrever seu plano de ação de vendas, a primeira coisa que você precisará é de um objetivo. Ele deve ser mensurável e extremamente específico.

“Aumentar as vendas” é muito vago para ser um bom propósito. Em vez disso, defina algo como “realizar 2 vezes mais vendas do que no ano passado”.

À medida que se sentir mais confortável com o planejamento de vendas, você pode querer selecionar várias metas e linhas de ações práticas que serão úteis para atingir cada objetivo em particular.

Trace estratégias e desenvolva táticas ao criar um plano de ação de vendas

Seu plano de ação de vendas deve incluir tanto a estratégia geral (como a construção de uma forte rede de negócios) quanto as táticas que você acionará para chegar lá (participar de feiras, inscrever-se no LinkedIn, aderir à associação comercial do seu município etc.).

Em suma, seu plano deve incluir pelo menos 2 estratégias e várias táticas dentro de cada estratégia.

Dependendo do seu objetivo, pode ser útil seccionar ainda mais seu plano, diferenciando as estratégias de aquisição — para atrair novos clientes — das táticas de ações de vendas — para vender produtos adicionais aos consumidores existentes.

Estipule cuidadosamente o tempo de vigência do seu plano

Ao criar um plano de ação de vendas, é fundamental que você saiba como estipular prazos corretamente. Muitos empreendedores optam por escrever planos anuais e atualizá-los ao fim desse período, de acordo com as mudanças de objetivos ou circunstâncias.

Se você elaborar um plano que deva se estender por mais de um ano, deverá colocar-se diante dele frequentemente para analisar se é preciso revisar algum ponto.

Por exemplo: se a sua empresa lançou recentemente vários produtos novos ou deixou de trabalhar com alguns modelos mais antigos, isso pode afetar fortemente a identificação das táticas mais eficazes para o crescimento do negócio.

Confira 3 dicas práticas para escrever o seu plano de ação de vendas

Se a sua inspiração falhar e você encontrar alguma dificuldade para elaborar seu plano de ação de vendas, uma boa ideia é escolher objetivos relacionados ao total do que for comercializado e à excelência no atendimento ao cliente.

Por exemplo, se você costuma vender mensalmente R$50 mil em produtos, pode definir o objetivo de comercializar R$70 mil por mês no próximo semestre. Há boas estratégias e táticas que você pode adicionar a seu plano. Confira!

  1. Atrair 30 novos clientes por mês: a cada semana, realize 60 chamadas frias, envie 30 e-mails para leads frios e solicite referências a 10 consumidores atuais.
  2. Vender ao menos um produto adicional para cada cliente existente: envie e-mails para 20 clientes por semana oferecendo avaliações/orçamentos gratuitos, entre em contato com cada um deles no espaço de 2 semanas após a compra — a fim de perguntar se restou alguma dúvida e se colocar à disposição.
  3. Familiarizar-se com a comunidade empresarial local: voluntarie-se para participar de 3 organizações sem fins lucrativos ou projetos de responsabilidade social, participe de 2 eventos (para fazer networking) por mês e, quando criar um plano de ação de vendas, não se esqueça de incluir visitas a empresas locais para se apresentar.

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