Limpeza pós-obra: como deixar o canteiro de obras impecável?

Por Construlino - 20 de agosto de 2018

Para conseguir ganhar a confiança do cliente e, consequentemente, recomendações de seu trabalho, além de um bom serviço, é recomendado deixar o canteiro de obras limpo e organizado após a conclusão da empreitada. Sendo assim, é fundamental saber realizar uma limpeza pós-obra impecável.

limpeza pós-obra

Contudo, essa tarefa não se baseia em uma simples faxina. Uma vez que, para conseguir limpar a sujeira provocada pela construção, é necessário de conhecimento técnico, equipamentos adequados e produtos profissionais.

Caso você queira aprender mais, continue a leitura deste artigo e descubra o que se precisa saber sobre a limpeza pós-obra. Vamos começar?

A importância da limpeza pós-obra

Após concluída a empreitada, antes que o cliente possa usufruir da construção ou reforma, é importante que esse ambiente se encontre limpo. Por isso, a limpeza é a última etapa de qualquer obra.

Contudo, é muito importante realizá-la com o mesmo cuidado das demais fases do serviço, uma vez que, quando malfeita, ela poderá danificar os acabamentos e avariar o trabalho executado.

Ao contrário de uma faxina comum, a limpeza pós-obra lida com uma sujeira de difícil remoção, (alugue aqui a Lavadora de alta pressão) visto que essa atividade remove vestígios de materiais de construção, como cimento, gesso, cola e tinta. Para poder removê-los sem prejudicar o serviço efetuado, é necessário aplicar equipamentos, métodos e materiais corretos.

Lembre-se: ao entregar ao seu cliente um serviço sujo, a beleza de seu trabalho fica ofuscada. Sem contar que, ao entregar a obra brilhando, aumenta a satisfação do contratante. O que pode resultar em mais indicações e novos trabalhos.

Boas práticas de limpeza pós-obra

Faça um planejamento

Para melhorar a qualidade da limpeza pós-obra, o primeiro passo, assim como em qualquer atividade, é realizar um planejamento.

Portanto, é fundamental ter uma noção do que será preciso limpar, avaliando as necessidades de cada cômodo. Em vista disso, é possível identificar a maneira correta de remover cada sujeira, possibilitando escolher os produtos e equipamentos que ajudarão em sua tarefa.

Para evitar retrabalhos — ou seja, ter que limpar um local mais de uma vez —, é fundamental decidir por onde começar. Dessa maneira, é possível criar uma rota por onde a sujeira vai passar.

U boa prática é começar pelo fundo da edificação. Recomenda-se, também, que a limpeza comece pelo alto, lavando primeiro os tetos, passando em seguida para as paredes e terminando no piso.

Saiba quais produtos utilizar

Para fazer uma limpeza pós-obra eficiente, é essencial saber qual o produto é mais indicado para limpar determinado vestígio ou superfície. Isso lhe permite ganhar em produtividade — já que algumas manchas apenas saem apenas com um determinado solvente — e evita danos no acabamento.

Para isso, basta ir a lojas especializadas em produtos de limpeza ou às grandes redes de materiais de construção. Além de encontrar o produto correto, esses lugares contam com vendedores especializados, que ajudarão a solucionar as possíveis dúvidas.

Tenha bons equipamentos para ganhar agilidade

Imagine o trabalho que será necessário para fazer a limpeza pós-obra de um grande galpão. Caso você precise fazer todo o serviço “no braço”, com certeza passará várias horas, talvez alguns dias, para terminar essa tarefa. No entanto, esse trabalho poderá ser reduzido com o uso dos equipamentos corretos.

Para cada atividade, existe um equipamento indicado, como:

  • as escadas que vão ajudar na limpeza dos locais altos, como tetos e paredes;
  • para ajudar na remoção da sujeira pesada, recomenda-se uma lavadora de alta pressão;
  • também existem as varredeiras, que permitem varrer um espaço mais rapidamente;
  • caso a sujeira esteja em um local de difícil acesso, o aspirador de pó é a melhor solução.

Devido ao investimento necessário para adquirir esses equipamentos, muitas pessoas optam por fazer a limpeza pós-obra manualmente. No entanto, não é preciso comprá-los para poder usufruir de suas vantagens, basta alugá-los.

Sendo assim, é essencial escolher uma locadora de confiança, que seja líder de mercado, como a Casa do Construtor. Dessa forma, você terá a certeza de alugar equipamentos de qualidade, que deixarão sua limpeza pós-obra mais eficiente.

Caso você tenha um dinheiro guardado, que tal conhecer os 5 tipos investimentos mais rentáveis? Até a próxima!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino