Limpeza pós-obra: como deixar o canteiro de obras impecável?

Por Construlino - 20 de agosto de 2018

Para conseguir ganhar a confiança do cliente e, consequentemente, recomendações de seu trabalho, além de um bom serviço, é recomendado deixar o canteiro de obras limpo e organizado após a conclusão da empreitada. Sendo assim, é fundamental saber realizar uma limpeza pós-obra impecável.

limpeza pós-obra

Contudo, essa tarefa não se baseia em uma simples faxina. Uma vez que, para conseguir limpar a sujeira provocada pela construção, é necessário de conhecimento técnico, equipamentos adequados e produtos profissionais.

Caso você queira aprender mais, continue a leitura deste artigo e descubra o que se precisa saber sobre a limpeza pós-obra. Vamos começar?

A importância da limpeza pós-obra

Após concluída a empreitada, antes que o cliente possa usufruir da construção ou reforma, é importante que esse ambiente se encontre limpo. Por isso, a limpeza é a última etapa de qualquer obra.

Contudo, é muito importante realizá-la com o mesmo cuidado das demais fases do serviço, uma vez que, quando malfeita, ela poderá danificar os acabamentos e avariar o trabalho executado.

Ao contrário de uma faxina comum, a limpeza pós-obra lida com uma sujeira de difícil remoção, (alugue aqui a Lavadora de alta pressão) visto que essa atividade remove vestígios de materiais de construção, como cimento, gesso, cola e tinta. Para poder removê-los sem prejudicar o serviço efetuado, é necessário aplicar equipamentos, métodos e materiais corretos.

Lembre-se: ao entregar ao seu cliente um serviço sujo, a beleza de seu trabalho fica ofuscada. Sem contar que, ao entregar a obra brilhando, aumenta a satisfação do contratante. O que pode resultar em mais indicações e novos trabalhos.

Boas práticas de limpeza pós-obra

Faça um planejamento

Para melhorar a qualidade da limpeza pós-obra, o primeiro passo, assim como em qualquer atividade, é realizar um planejamento.

Portanto, é fundamental ter uma noção do que será preciso limpar, avaliando as necessidades de cada cômodo. Em vista disso, é possível identificar a maneira correta de remover cada sujeira, possibilitando escolher os produtos e equipamentos que ajudarão em sua tarefa.

Para evitar retrabalhos — ou seja, ter que limpar um local mais de uma vez —, é fundamental decidir por onde começar. Dessa maneira, é possível criar uma rota por onde a sujeira vai passar.

U boa prática é começar pelo fundo da edificação. Recomenda-se, também, que a limpeza comece pelo alto, lavando primeiro os tetos, passando em seguida para as paredes e terminando no piso.

Saiba quais produtos utilizar

Para fazer uma limpeza pós-obra eficiente, é essencial saber qual o produto é mais indicado para limpar determinado vestígio ou superfície. Isso lhe permite ganhar em produtividade — já que algumas manchas apenas saem apenas com um determinado solvente — e evita danos no acabamento.

Para isso, basta ir a lojas especializadas em produtos de limpeza ou às grandes redes de materiais de construção. Além de encontrar o produto correto, esses lugares contam com vendedores especializados, que ajudarão a solucionar as possíveis dúvidas.

Tenha bons equipamentos para ganhar agilidade

Imagine o trabalho que será necessário para fazer a limpeza pós-obra de um grande galpão. Caso você precise fazer todo o serviço “no braço”, com certeza passará várias horas, talvez alguns dias, para terminar essa tarefa. No entanto, esse trabalho poderá ser reduzido com o uso dos equipamentos corretos.

Para cada atividade, existe um equipamento indicado, como:

  • as escadas que vão ajudar na limpeza dos locais altos, como tetos e paredes;
  • para ajudar na remoção da sujeira pesada, recomenda-se uma lavadora de alta pressão;
  • também existem as varredeiras, que permitem varrer um espaço mais rapidamente;
  • caso a sujeira esteja em um local de difícil acesso, o aspirador de pó é a melhor solução.

Devido ao investimento necessário para adquirir esses equipamentos, muitas pessoas optam por fazer a limpeza pós-obra manualmente. No entanto, não é preciso comprá-los para poder usufruir de suas vantagens, basta alugá-los.

Sendo assim, é essencial escolher uma locadora de confiança, que seja líder de mercado, como a Casa do Construtor. Dessa forma, você terá a certeza de alugar equipamentos de qualidade, que deixarão sua limpeza pós-obra mais eficiente.

Caso você tenha um dinheiro guardado, que tal conhecer os 5 tipos investimentos mais rentáveis? Até a próxima!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 motivos para alugar a lavadora de alta pressão

Limpeza e higienização de ambiente exige equipamentos eficientes, é assim que a lavadora de alta pressão ajuda você a eliminar sujeiras impregnadas, sem precisar fazer esforço físico ou até mesmo esfregar o chão. Seja para manutenção de casa ou na limpeza pós-obra, a lavadora de alta pressão é certeira na limpeza.  Remover a sujeira, resíduos […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Dicas de limpeza para quem tem pets

Ter pets em casa traz alegrias e muita companhia para nossas vidas, mas também precisamos estar sempre atentos na limpeza dos ambientes para proporcionar o bem-estar do animal de estimação e para todos da residência. Na correria, a limpeza pode ser um desafio, mas não se preocupe! A Casa do Construtor separou algumas dicas de […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Enceradeira industrial: onde usar?

Quem não gosta de um chão limpo e brilhante? Se você pensou que a enceradeira industrial servia apenas para encerar grandes áreas, se enganou. Este equipamento possui várias funções quando o assunto é limpeza. Seja para retirar manchas, realizar remoção de vestígios no concreto, lixar, polir e até mesmo para lavar tapetes e carpetes.  Quem […]

Chris