Investimentos de baixo risco: conheça as 3 melhores opções!

Por Construlino - 12 de julho de 2019

Empregar as suas economias em um investimento pode ser uma tarefa desafiadora, gerando uma sensação natural de medo e desconfiança em muitas pessoas. De fato, não existem aplicações com risco zero. Entretanto, ainda é possível realizar bons negócios optando por investimento de baixo risco, como apostar em franquias.

Investidores iniciantes — e até aqueles mais experientes, no geral — sempre buscam alguma aplicação de baixo risco e com liquidez de curto prazo. Outro ponto em comum entre esses perfis é a dificuldade de encontrar opções realmente atraentes e seguras. Afinal, embora pareça uma ação simples, ela exige planejamento e estudo de mercado.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns dos principais fundos desse tipo de aplicação. Ficou curioso? Então, continue a leitura para entender como funcionam e quais são os potenciais de rentabilidade de cada segmento!

investimentos-de-baixo-risco

1. Tesouro Direto

Em linhas gerais, o Tesouro Direto é um título público de renda fixa emitido pelo Tesouro Nacional e que está disponível para todos os níveis de investidores “aplicarem” recursos no Governo Federal.

Trata-se de um modelo bem simples, bastando apenas que o interessado possua acesso à internet e uma conta em alguma instituição financeira para comprar e vender os seus títulos. Visto que a sua emissão é de responsabilidade do Governo, a probabilidade de falência é praticamente nula. Além disso, o órgão federal é responsável direto pelos repasses, tornando a operação ainda mais segura.

Vale dizer, no entanto, que como em qualquer outro fundo de investimentos o Tesouro Direto pode apresentar riscos, já que os títulos sofrem variação nos preços de acordo com a taxa de juros em vigência no dia da venda.

Por fim, um dos seus maiores atrativos é a rentabilidade. Além de a liquidez diária permitir que resgates sejam feitos a qualquer momento, os preços são estabelecidos diariamente, podendo valer mais de acordo com as expectativas do mercado sobre os juros.

2. Fundos imobiliários

O fundo imobiliário é uma opção muito utilizada para aqueles que desejam investir em conjunto. Nessa modalidade, o interessado aplica os seus recursos em frações. Assim, as cotas do fundo de investimentos imobiliários representam ativos como edifícios de alto padrão, shoppings, hospitais, instituições de ensino médio, prédios comerciais, entre outros.

Enquanto a sua principal vantagem é o ganho a partir da venda ou aluguel das unidades, a participação de um grupo de cotistas é inevitável, uma vez que os recursos necessários são inacessíveis para um único investidor. Além disso, ter todos os recursos concentrados em apenas um ativo pode comprometer a rentabilidade dessa aplicação e potencializar os seus riscos.

3. Franquias

O sistema de franquias é baseado na concessão do direito de uso de imagem, bem como os serviços de franqueador para franqueado. Em outras palavras, uma marca, produto ou serviço é replicado por outro empresário, utilizando os mesmos conceitos da matriz.

Enquanto as demais opções de investimento de baixo risco consistem na aquisição de cotas ou ativos, as franquias se mostram como alternativas mais atrativas. De acordo com um levantamento recente, por exemplo, os setores de turismo, entretenimento, alimentação, saúde e serviços tiveram bons índices de crescimento no último ano.

Trata-se de um produto que já foi validado anteriormente e que está, de fato, consolidado no mercado. Além disso, a franqueadora oferece todo suporte e treinamento necessário para colocar o negócio em funcionamento.

Por outro lado, o pagamento de taxas, royalties e custos com o marketing do negócio são algumas desvantagens. Ainda, uma escolha inadequada pode incorrer em franquias com problemas e impactar diretamente o suporte e o know-how oferecidos pelo franqueador. Assim, para evitar problemas e eventuais prejuízos, é fundamental estudar com cuidado o contrato para escolher a franquia certa.

Concluindo, vimos que o assunto investimento pode ser muito complexo e causar grande insegurança, especialmente em tempos de crise. Contudo, conhecendo bem as opções, os seus riscos e benefícios, você pode, sim, conseguir bons rendimentos com um investimento de baixo risco!

Então, gostou do artigo? Agora que você já sabe que é possível investir de modo bastante conservador e alcançar sucesso nesse mercado, entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino