Investimento em franquia: vale a pena?

Por Construlino - 19 de novembro de 2019

Ter autonomia profissional é o sonho de grande parte dos brasileiros. Isso porque, ao desenvolver uma atividade independente, o empresário consegue alcançar vários benefícios, como maior liberdade no ambiente de trabalho, autodeterminação para criar projetos e estabilidade financeira. No entanto, ao optar por essa área, o empreendedor está sujeito a dificuldades, principalmente no início do negócio.

Entre esses desafios, está a ausência de experiência para assumir a administração da empresa, a falta de capital necessário para começar o projeto e a insegurança de assumir um ramo do zero sem uma garantia de sucesso. Por conta disso, entre as diversas opções para empreender, o investimento em franquia tem se mostrado um excelente caminho para conquistar bons resultados no mercado.

Para ajudá-lo a compreender se esse formato de negócio vale mesmo a pena, preparamos este artigo com as principais diferenças entre franquias e outras formas de investimento. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Quais os principais meios de investimento disponíveis no mercado?

Atualmente, a pessoa que decide investir em alguma área, a fim de multiplicar sua renda, encontra diversas opções de negócios. No primeiro momento, é muito comum o empreendedor iniciante ficar indeciso sobre qual meio optar, pois há várias formas de negócios no mercado que prometem resultado positivos.

Por isso, é importante conhecer cada uma das aplicações disponíveis e buscar aquela que seja mais adequada ao seu perfil e à sua disponibilidade econômica, além de avaliar qual é a que melhor oferece condições de sucesso. Confira agora os principais meios de investimento disponíveis no mercado!

Negócio próprio

Investir no próprio negócio é o caminho ideal para o empreendedor que tem algumas características, como criatividade e inovação de ideias com relação às tendências do mercado. Essa escolha favorece os gostos e as vontades do empresário, pois lhe dá maior autonomia para modelar seus serviços e projetos de acordo com o seu perfil e necessidades.

No entanto, os riscos são maiores, pois nesse ramo há uma maior instabilidade quanto aos resultados futuros. Além disso, o empreendimento pode demandar um certo tempo para começar a gerar lucros. Para potencializar o crescimento do negócio, os planos de ação devem ser pensados de forma estratégica.

A esse respeito, os processos de criação e desenvolvimento da empresa podem exigir do investidor habilidades de várias áreas do mercado comercial. Ele deve ter capacidade para administrar e também conhecer os principais recursos de gestão de finanças e de pessoas.

Aplicações financeiras

No sistema de aplicações financeiras, há uma infinidade de maneiras de investir o dinheiro tendo em vista o curto, o médio e o longo prazo. Entre essas opções, podemos citar o Tesouro Direto, a renda fixa, as ações, os fundos etc. No caso das aplicações que apresentam um baixo risco, ou seja, possibilitam ao investidor maior segurança e um retorno consistente, há a tendência de que elas ofereçam uma rentabilidade mais baixa que as demais aplicações.

Já os investimentos de alto risco, como ações e câmbio, podem alcançar rentabilidade mais alta. Entretanto, não oferecem segurança e nem garantias, além de serem instáveis no mercado. Dessa forma, a vantagem de optar por investir no mercado financeiro é a possibilidade de diversificação. É possível montar uma carteira com vários investimentos, o que diminui os riscos da aplicação total do dinheiro.

Franquia

As franquias são basicamente acordos entre franqueadores e franqueados a respeito do compartilhamento de um determinado tipo de negócio. O primeiro é o detentor da marca e disponibiliza o direito de comercialização de seus serviços e produtos, além das habilidades necessárias para gerar o crescimento daquele segmento. Já o franqueado tem o papel de investir, trabalhar e assumir totalmente os custos de estruturação do empreendimento.

Ele deve também remunerar a empresa matriz pela transferência de know-how, apoio administrativo, disponibilização de treinamentos, uso da marca, entre outras questões. Para realizar a compra de uma franquia, o franqueado deve investir um valor inicial que dependerá do ramo e das características específicas da empresa franqueadora. Essa forma de negócio permite que o investidor entre em um determinado segmento sem necessariamente ter experiência com a área de serviço em questão.

Por que o investimento em franquia pode ser uma boa opção?

O número de franqueados no Brasil tem aumentado a cada ano. Isso se deve às grandes vantagens possibilitadas por esse sistema de empreendimento para o investidor. Veja algumas delas a seguir!

Suporte ao franqueador

Uma importante vantagem do sistema de franquia é o suporte oferecido ao franqueado para ajudá-lo a desenvolver suas atividades. A empresa matriz oferece treinamentos técnicos e administrativos, repassa a metodologia de trabalho ao franqueado e promove o marketing e a publicidade da empresa. Além disso, há um suporte para as pesquisas de mercado e para a fundamentação do negócio.

Maior segurança

Por iniciar um empreendimento utilizando uma marca já consolidada no mercado, o franqueado não precisa testar os produtos e serviços do segmento, pois as estratégias de negócios já serão repassadas pela franqueadora. Dessa forma, as chances de falência são diminuídas e o trabalho de gestão estratégica da empresa é otimizado. Todos esses benefícios são potencializados, visto que a marca já tem uma identidade que gera um impacto efetivo no mercado.

Lucro mais rápido

Ao se comparar o sistema de franquia com o investimento em um negócio próprio, percebe-se uma vantagem do primeiro em relação ao tempo necessário para obter rentabilidade. Isso porque, quando o empresário opta por iniciar um empreendimento do zero, há uma demanda maior de tempo para testar os produtos e os serviços, além de estar sujeito a modificações na definição da metodologia de negócio.

Todas essas ocorrências são evitadas com o contrato de uma franquia, visto que o franqueado começará a investir em um projeto já testado e estruturado, garantindo maior consistência e sucesso no mercado e, desse modo, lucros em um menor tempo.

Essas foram as principais formas de aplicações financeiras disponíveis. Percebe-se, ainda, que o investimento em franquia tem se tornado uma excelente opção. Nesse sentido, apresentamos a Casa do Construtor. Além de ser uma marca consolidada em franquias de locação de máquinas e equipamentos para a construção civil, ela garante que um franqueado sem experiência no ramo possa administrar e desenvolver o negócio.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre a franquia da Casa do Construtor? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino