This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Investimento em franquia: como calcular o retorno do capital?
Começar um negócio do 0 ou se associar a uma marca de credibilidade? Acredite, o modelo de franquia pode ser a melhor opção para quem deseja começar um empreendimento, pois envolve uma marca que já possui uma boa imagem no mercado — o que ajuda na atração de clientes.
Se você tem dúvidas a respeito do retorno financeiro e da sobrevivência do negócio, leia este post sobre investimento em franquia e fique mais tranquilo!
O retorno do capital investido
Saber calcular o quanto o capital investido vai render e ter uma previsão do tempo necessário para retorno desse dinheiro é fundamental para perder o medo de investir e garantir maior tempo de vida para seu negócio.
Em outras palavras, todo investimento merece ter um planejamento e uma base do retorno do capital, já que um dos principais motivos de fracasso entre os investidores é a ausência da previsão de retorno financeiro.
Mas o que é necessário para calcular a previsão do retorno do investimento? A forma de estimar esse retorno pode sofrer variações, mas, basicamente, o cálculo consiste na divisão do total investido pelo lucro líquido mensal.
Porém, um bom investimento merece cálculos criteriosos, e para tanto se deve levar em conta o risco do negócio e outros aspectos. Saiba mais a seguir:
As variáveis do cálculo
A organização, bem como a precisão dos cálculos financeiros, é de suma importância para garantir o bom andamento de sua empresa e para prevenir futuras perdas.
Taxa de franquia
A taxa de franquia é um dos fatores que devem integrar seu cálculo de investimento, pois ela tem que agregar valores ao seu negócio. Assim, é preciso se informar a respeito da marca e ver suas taxas de crescimento para ter uma previsão de retorno.
Capital de giro
Além de ponderar a taxa da franquia, você deve incluir o capital de giro necessário. Sua empresa vai necessitar de dinheiro para dar continuidade às operações: pagar fornecedores, manter estoque, oferecer financiamento aos clientes etc. Nesse aspecto, optar por uma franquia que te ajude a calcular os gastos é um diferencial para a saúde financeira de seu negócio.
Aquisição de ponto comercial
Analise qual é a melhor opção para você: alugar ou comprar um imóvel? Esse é um fator decisivo e deve ser pontuado no cálculo de investimento, pois você vai necessitar de espaço para instalar sua empresa. Então, a curto e a longo prazo, é melhor alugar ou comprar? Calcule.
Custos adicionais e royalties
Os custos adicionais — com reformas do imóvel, compra de mobiliário, aquisição de equipamentos etc. — também devem integrar seu cálculo de investimento. E não se esqueça de incluir o pagamento dos royalties da franquia.
Em posse de todas essas informações, ficará mais fácil de calcular o retorno financeiro do investimento em franquia.
O cálculo de retorno
Para saber em quanto tempo você vai conseguir obter lucros suficientes para cobrir o valor investido, você deve fazer o cálculo de retorno. Ele consiste em medir o valor investido e o lucro médio.
Por exemplo: se você investiu R$ 550 mil na franquia e seu lucro médio mensal é de R$ 15 mil, então o retorno completo do investimento será em 36 meses.
Está pensando em fazer investimento em franquias? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades desse tipo de empreendimento!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]