Instalação Hidrossanitária: Dicas para cuidados com água e esgoto

Por Construlino - 28 de junho de 2016

Instalação hidrossanitária é o conjunto de tubos, conexões, peças e equipamentos implantados em uma edificação e que viabilizam:

  • A alimentação
  • O acondicionamento
  • A distribuição de água fria ou quente

Para todos os ambientes que necessitem (banheiro, cozinha, lavanderia, garagem).

 

Ela também permite a coleta dos resíduos da água não utilizada em consumo.

Transportando-os até a rede pública (quando existente) ou para o tratamento adequado (fossa), para descarte.

 

Hidrossanitária

 

Estas instalações compreendem ainda gás e eventualmente, dependendo da finalidade da edificação, sistemas de combate a incêndio.

 

O problema é que muita gente sofre ou já sofreu devido a um serviço mal feito – vazamentos e entupimentos constantes são algumas das consequências.

Segundo o coordenador de assistência técnica da Tigre Tubos e Conexões, Toshio Kiwara Junior, 70% dos problemas de uma obra estão relacionados a este item.

 

 

VEJA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS ANTES DE INICIAR A INSTALAÇÃO HIDROSSANITÁRIA

Em primeiro lugar, o profissional tem de seguir à risca o projeto elaborado pelo engenheiro responsável.

E respeitar o tipo de instalação (predial, infraestrutura, irrigação ou indústria).

 

Também é de fundamental importância utilizar produtos de qualidade e normatizados e saber  qual a peça mais indicada para cada lugar.

Os tubos produzidos em CPVC, por exemplo, devem ser aplicados nos pontos de água quente.

Pois não sofrem corrosão devido ao cloro que é utilizado na água para o controle bacteriológico, perdem menos calor e ainda dispensam o uso de isolantes térmicos.

 

[cta id=’4505′]

 

Nas instalações hidrossanitárias, o profissional também precisa ter atenção quanto à pressão.

Para não haver sobrecarga no sistema, e conhecer os processos de soldagem.

 

O encanador deve saber quais são as definições e os dimensionamentos de cada sistema e todas as demais regras que têm de ser seguidas e respeitadas neste tipo de serviço.

Itens definidos pelas normas técnicas da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como as 5626, 8160, 15884, 14011 e 15857.

 

Instalação Hidrossanitária – Veja os equipamentos que podem ajudar

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 Vantagens da lavadora elétrica!

A lavadora de alta pressão traz inúmeras vantagens quando o assunto é limpeza. Seja para grandes áreas externas, para retirar sujeiras impregnadas e até mesmo para dar aquela boa faxina no pós-obra.  Neste artigo, vamos conhecer especificamente da lavadora de alta pressão elétrica, uma opção econômica e muito utilizada para garantir ambientes muito mais limpos. […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Como lavar a parede sem danificar?

Entender como lavar a parede de maneira correta é essencial para evitar danos à superfície e garantir resultados eficazes.  Antes de compreender como lavar a parede, é importante identificar o tipo de material da parede, seja pintura lisa, papel de parede, azulejos ou outro revestimento, para escolher as técnicas adequadas.  Visando esclarecer algumas dúvidas, a […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva