Instalação Hidrossanitária: Dicas para cuidados com água e esgoto

Por Construlino - 28 de junho de 2016

Instalação hidrossanitária é o conjunto de tubos, conexões, peças e equipamentos implantados em uma edificação e que viabilizam:

  • A alimentação
  • O acondicionamento
  • A distribuição de água fria ou quente

Para todos os ambientes que necessitem (banheiro, cozinha, lavanderia, garagem).

 

Ela também permite a coleta dos resíduos da água não utilizada em consumo.

Transportando-os até a rede pública (quando existente) ou para o tratamento adequado (fossa), para descarte.

 

Hidrossanitária

 

Estas instalações compreendem ainda gás e eventualmente, dependendo da finalidade da edificação, sistemas de combate a incêndio.

 

O problema é que muita gente sofre ou já sofreu devido a um serviço mal feito – vazamentos e entupimentos constantes são algumas das consequências.

Segundo o coordenador de assistência técnica da Tigre Tubos e Conexões, Toshio Kiwara Junior, 70% dos problemas de uma obra estão relacionados a este item.

 

 

VEJA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS ANTES DE INICIAR A INSTALAÇÃO HIDROSSANITÁRIA

Em primeiro lugar, o profissional tem de seguir à risca o projeto elaborado pelo engenheiro responsável.

E respeitar o tipo de instalação (predial, infraestrutura, irrigação ou indústria).

 

Também é de fundamental importância utilizar produtos de qualidade e normatizados e saber  qual a peça mais indicada para cada lugar.

Os tubos produzidos em CPVC, por exemplo, devem ser aplicados nos pontos de água quente.

Pois não sofrem corrosão devido ao cloro que é utilizado na água para o controle bacteriológico, perdem menos calor e ainda dispensam o uso de isolantes térmicos.

 

[cta id=’4505′]

 

Nas instalações hidrossanitárias, o profissional também precisa ter atenção quanto à pressão.

Para não haver sobrecarga no sistema, e conhecer os processos de soldagem.

 

O encanador deve saber quais são as definições e os dimensionamentos de cada sistema e todas as demais regras que têm de ser seguidas e respeitadas neste tipo de serviço.

Itens definidos pelas normas técnicas da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como as 5626, 8160, 15884, 14011 e 15857.

 

Instalação Hidrossanitária – Veja os equipamentos que podem ajudar

Você também pode gostar

Recomendados para você

_Reforma Como assentar piso de forma correta

Pode até parecer um serviço simples, mas o assentar piso requer muitos cuidados. Aqui listamos os principais itens que você precisa saber para assentar piso: Em primeiro lugar, deve-se conhecer exatamente qual o tamanho e o tipo de cerâmica (porcelanato, comum ou monoporosa) que será usada no ambiente. Quanto menos poroso, menos água o piso irá absorver. Aspecto […]

Construlino

_Reforma Infiltração em parede – Vejas os cuidados e dicas

Na hora de reformar ou construir é mais do que necessário ficar atento com infiltração em parede. Principalmente as de locais úmidos. Como banheiros e cozinhas, e externas, pois as chuvas podem danificá-las causando infiltração em parede.   A infiltração em parede é um problema recorrente e que contribui também para a desvalorização do imóvel. Devido à deterioração […]

Construlino

_Reforma Planta baixa – Um bom projeto ajuda no sucesso da obra

Planta baixa orienta os profissionais como executar a construção.  Para garantir o sucesso de uma construção, independente se ela é residencial ou comercial. Um bom projeto, planta baixa e planejamento são fundamentais.     Somente os profissionais das áreas de arquitetura e engenharia estão capacitados para desenhar planta baixa. E encontrar as melhores soluções em […]

Construlino