Iluminação natural: conheça os benefícios e como aproveitar em casa

Por Construlino - 2 de julho de 2020

Hoje a iluminação natural, que também é conhecida como iluminação solar, é uma excelente forma de garantir mais conforto visual ao ambiente e elevar o astral dos frequentadores do local — o que possibilita maior bem-estar e aconchego. Isso porque a luz natural é um aspecto importante na percepção do espaço, visto que valoriza cores, destaca texturas e evidencia formas.

 

iluminação natural

 

Além disso, a luz natural evita que fatores indesejáveis (como mau cheiro e mofo) apareçam na casa e proporciona maior economia de energia elétrica. Por todos esses benefícios, investir nesse recurso em seu lar é uma boa opção.

Contudo, mesmo com todas essas vantagens, esse recurso ainda é pouco explorado, pois muitas pessoas desconhecem sua utilidade e como aproveitá-la em sua residência. A fim de ajudar nessa questão, preparamos este post contendo os principais meios para utilizar a iluminação natural em casa. Continue a leitura e fique por dentro!

Prefira cortinas translúcidas

Para um ambiente que necessita de maior privacidade e de controle da entrada de luz, prefira utilizar cortinas translúcidas — itens importantes na decoração. No caso de salas e quartos mais escuros, as cortinas black out podem ser uma boa opção. Ainda assim, temos o modelo persiana, que permite o controle estratégico da entrada de iluminação solar. Para que o projeto fique com aspecto agradável, procure optar pelos tons mais claros.

Invista em uma claraboia

Você provavelmente já deve ter visto alguma construção utilizando a claraboia. Ela nada mais é que uma estrutura de vidro fixa no teto, de traços semelhantes aos projetos dos antigos templos romanos. A claraboia é uma das principais formas de aproveitar a luz natural proveniente do sol. A abertura no teto permite a entrada da iluminação — o que também pode ser chamado de luz zenital.

Evite obstáculos na iluminação

É muito comum as pessoas ocuparem as passagens de luz pelas janelas por conta da falta de espaço na casa a fim de alocar os móveis. Isso acaba gerando um resultado negativo quanto ao conforto visual do ambiente. Por isso, prefira encontrar outras formas de organizar a casa deixando sempre a passagem de luz natural livre de obstáculos. Esse já é um grande passo para deixar seu espaço de descanso mais agradável.

Aposte no teto de vidro

Por fim, outra boa sugestão para aqueles que têm certa disponibilidade financeira para investir é optar pelo teto de vidro. Esse modo de iluminação natural vale muito a pena para valorizar o ambiente interno. Atualmente, os tetos de vidro são encontrados com uma infinidade de variações, o que ajuda a deixar a casa de acordo com o seu perfil e necessidade. Inclusive, as residências modernas e contemporâneas têm adotado muito essa tendência.

Você acabou de conferir as principais formas de utilizar a iluminação natural em sua casa. Vale ressaltar ainda que a cor do ambiente influencia diretamente na iluminação. Por isso, é importante avaliar bem as tonalidades escolhidas a fim de decorar o local, bem como os cuidados que devem ser tomados para não cometer erros, como a disparidade entre tons e a característica do espaço.

Gostou do artigo? Confira também como montar uma “parede verde” em sua casa e tenha mais dicas para melhorar o seu lar!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Locação de Equipamentos Mudança: cuidados importantes e planejamento

Sem pânico! Existem algumas algumas ações que irão facilitar na hora na hora de planejar uma mudança – que muitas vezes nem sabemos por onde começar.  Tempo médio de leitura: 3 minutos   Mudar é sempre bom, renova nossas energias e proporciona novos ares, mas o processo nem sempre é tão simples. Uma mudança exige […]

Chris

Artigos sobre Outros Temas Iluminação natural: conheça os benefícios e como aproveitar em casa

Hoje a iluminação natural, que também é conhecida como iluminação solar, é uma excelente forma de garantir mais conforto visual ao ambiente e elevar o astral dos frequentadores do local — o que possibilita maior bem-estar e aconchego. Isso porque a luz natural é um aspecto importante na percepção do espaço, visto que valoriza cores, […]

Construlino

equipamentos da obra
Artigos sobre Limpeza Aprenda a manter os equipamentos da obra em bom estado

Os equipamentos da obra são fundamentais para que os profissionais possam realizar suas respectivas atividades. Alguns deles são essenciais para termos um produto de qualidade, que atenda aos principais requisitos técnicos e possa superar as expectativas dos clientes. Porém, assim como quaisquer outros tipos de máquinas e ferramentas, os equipamentos também precisam de manutenção e limpeza. […]

Construlino