Gerenciamento de pessoas: como fazê-lo de forma eficiente em minha franquia?

Por Construlino - 1 de maio de 2017

O correto gerenciamento de pessoas é um importante passo para manter sua franquia competitiva no mercado. Sem isso, é provável que a sua equipe fique desmotivada e sem sintonia para atingir os objetivos desejados.

Então é preciso saber investir em diversas ferramentas, desde metas inteligentes até treinamentos colaborativos. Pensando nisso, criamos este post especialmente para você. Veja agora como gerenciar sua franquia de forma inteligente!

Gerenciamento de pessoas forma eficente para franquia

Crie metas relevantes e desafiadoras

Um dos maiores problemas na gestão de pessoas é a falta de metas objetivas para alinhar todos os funcionários. A realidade é que um bom propósito funciona como uma bússola, direcionando a equipe rumo à visão organizacional.

Metas inteligentes possuem 5 principais características, portanto, elas devem ser:

  1. objetivas;
  2. mensuráveis;
  3. alcançáveis;
  4. relevantes;
  5. temporalmente bem definidas.

Ao levar todos esses pontos em consideração, você criará uma ótima meta!

Mantenha a equipe sempre treinada

Por mais esforçados e comprometidos que sejam os funcionários, sem um bom treinamento é provável que eles não atendam os clientes do jeito certo ou não desempenhem suas atividades de forma eficiente.

Um treino ideal deve ser desenvolvido com base na análise de desempenho dos colaboradores, buscando avaliar quais conhecimentos, habilidades e atitudes o grupo precisa desenvolver.

Aprimore a comunicação interna

A comunicação empresarial é um importante elemento na estratégia de diferenciação, mas é comum que os franqueados pensem apenas no contato com o público externo e esqueçam de algo muito importante: o diálogo com os colaboradores.

Para aprimorar a comunicação interna, é possível investir em diversas ferramentas, as mais comuns são:

  • intranet;
  • TV corporativa;
  • mural de recados,
  • redes sociais;
  • aplicativos mobile;
  • outros sistemas especializados.

Estimule a inovação no trabalho

A inovação é um importante elemento em qualquer tipo de negócio. Uma franquia inovadora consegue atender melhor seus clientes, aprimorar seus serviços, criar uma marca mais sólida e atrair novos consumidores.

Existem muitas coisas que podem estimular os colaboradores a pensarem “fora da caixa”. A caixa de sugestões é uma ótima opção. Outra possibilidade é criar uma reunião de brainstorming, a fim de encorajar ideias criativas para solucionar problemas internos.

Recompense pelo trabalho apresentado

Além de criar metas e cobrar resultados, é importante implementar recompensas que motivem os empregados no seu trabalho diário. Dessa forma, é possível fazer com que todos deem o seu melhor, criando uma sensação de meritocracia.

Para definir a melhor recompensa, é importante que ela esteja de acordo com o nível de complexidade da tarefa, seja desejada pela equipe de trabalho e financeiramente viável para a organização. Além disso, é importante buscar equilíbrio entre as recompensas financeiras e não financeiras.

Monitore os indicadores-chave de desempenho

Indicadores de desempenho são utilizados como métricas para avaliar os resultados alcançados. No gerenciamento de pessoas, esses parâmetros estão ligados a satisfação interna, rotatividade dos funcionários, absenteísmo etc.

Ao utilizar os padrões certos, é possível tomar decisões com mais rapidez e segurança, melhorando assim as políticas internas de gestão, implementando novos benefícios e aprimorando a competitividade salarial.

Agora que já sabe como fazer o gerenciamento de pessoas de forma eficiente, aproveite para continuar aprendendo. Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino