Fundação, o início da obra

Por Construlino - 23 de junho de 2016

Fundação, o início da obra.

Na prática, o início de uma construção começa pela fundação.

Ela tem a função de receber as cargas que agem na estrutura – por exemplo, o peso do prédio e o vento que ele recebe – e transmiti-las ao solo de forma adequada.

 

Como explica o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Itamar Aparecido Lorenzon,

“Essa forma adequada está relacionada à resistência do solo onde a fundação será executada.

Por esse motivo, a escolha do sistema de fundação depende não apenas do gênero do edifício, mas também do tipo de solo do local onde será executada a obra”.

 

Entenda melhor o assunto:

– Quando o solo tem boa resistência, deforma pouco e não está saturado (cheio de água) é possível executar as chamadas sapatas corridas ou sapatas isoladas.

E quando não tem resistência suficiente ou é muito deformável nos primeiros três a cinco metros de profundidade.

É necessário executar outros tipos de fundações, como por exemplo: estacas ou tubulões.

 

– A fundação mais econômica que existe é a sapata, mas ela só pode ser utilizada para solos com boa resistência nos primeiros metros de profundidade.

Quando isso não ocorre, para evitar futuros problemas com trincas na estrutura, as estacas é que devem ser usadas como fundação.

 

– As estacas mais econômicas e mais utilizadas para pequenas obras (edifícios de um ou dois pavimentos) são as seguintes:

  • apiloadas ou pilão,
  • rotativas ou executadas com trado helicoidal de pequeno diâmetro
  •  Strauss.

 

– A fundação é a primeira etapa realizada em uma obra após a terraplanagem e a locação no terreno.

– A execução acontece, basicamente, da seguinte forma:

  • Escavação das sapatas ou das estacas e blocos,
  • Colocação das armaduras (ferragem)
  • Concretagem dos furos e das valas.

 

– É bom lembrar que não é possível concretar quando as valas e os furos estão cheios de água.

– A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 6122/2010 (que trata do Projeto e Execução das Fundações).

Recomenda que seja realizada, antes do início de qualquer obra, a Sondagem de Simples Reconhecimento ou Sondagem SPT (Standard Penetration Test).

 

– Isso é necessário para que se possa conhecer as propriedades do solo (resistência, posição do nível de água) e escolher o tipo de fundação mais adequado.

– O custo da execução da sondagem do terreno é pequeno se comparado ao custo da obra como um todo.

 

Garantia de Segurança e Produtividade

– A melhor garantia de segurança e produtividade na obra é executar a fundação com equipamentos apropriados e mão de obra especializada.

– Deve-se também seguir as recomendações da NBR 6122/2010.

 

– Além disso, há uma publicação da Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF).

Que explica em detalhes quais são os procedimentos, os equipamentos, as ferramentas e a equipe necessária para a realização adequada dos diferentes tipos de fundação.

 

– Portanto, recomenda-se consultar o “Manual de Especificações de Produtos e Procedimentos ABEF”.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Limpeza pesada na casa
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Limpeza pesada na casa: quais itens precisam de maior atenção?

Sempre que fazemos uma limpeza pesada de casa, esquecemos de um ou outro utensílio, ainda que sejamos bem diligentes. Como consequência disso, as residências ficam repletas de bactérias, aglomerados de mofo que podem desencadear danos à saúde. Porém, para mudar esse cenário e fazer tudo de acordo, é preciso saber quais são os utensílios e […]

Construlino

lavadora de alta pressão
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Saiba como usar a lavadora de alta pressão

A limpeza de piscinas, calçadas, quintais, churrasqueiras, toldos, tapetes, veículos de pequeno e grande porte, e até de grandes edifícios, fica ainda mais rápida com a utilização da lavadora de alta pressão.     Também conhecido como lava a jato, esse equipamento apresenta múltiplas utilidades. Mas, para remover toda a sujeira, é muito importante seguir algumas dicas fundamentais. Pensando nisso, no […]

Construlino

manutenção de telhados
Limpeza Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!

O telhado representa proteção para a edificação e para as pessoas que a utilizam. Porém, para que ele desempenhe essa função, a manutenção de telhados não pode ser deixada de lado. Afinal, quem quer ter vazamentos, goteiras e lidar com os danos que esses problemas podem causar? Como o telhado geralmente fica fora do alcance […]

Construlino