This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Franquias e transferência de know-how: entenda a relação
O mercado de empreendedorismo é visto por muitos brasileiros como uma boa alternativa para adquirir estabilidade financeira, bem como maior autonomia para gerenciar e investir em seu negócio. A esse respeito, a cada dia o número de empresários cresce no país e evidencia a relevância dessa opção para o desenvolvimento econômico nacional. No entanto, muitas dessas empresas que iniciam suas atividades no mercado acabam não conseguindo manter-se e há uma falência precoce do projeto.
Isso ocorre porque, além da inexperiência de muitos empreendedores de como administrar suas operações, há maior dificuldade em dar início a um negócio próprio do zero, pois nessa etapa as dificuldades podem ser desafiadoras. Um dos motivos é o fato de a marca ainda não ter um valor consolidado, o que dificulta a ascensão da empresa. Por isso, uma das formas vistas com bons olhos pelos investidores iniciais é o sistema de franquias.
Esse modelo de negócio permite que o franqueado trabalhe com uma marca já consolidada, e há também a transferência de know-how com todas as experiências e estratégias da empresa matriz. Caso você ainda não tenha noção sobre o que consiste esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre a questão. Então, continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é know-how?
A expressão know-how se refere a um conceito em inglês que em sua tradução significa “saber como”. No entanto, sua abrangência é bem maior, pois diz respeito a um conhecimento alcançado com estratégias e experiências acumuladas ao longo do tempo, como erros e acertos que produzem uma vantagem competitiva. Desse modo, no mundo das franquias, o termo pode abordar diversas situações em uma parceria entre franqueadores e franqueados.
Nessa relação a franqueadora necessita desenvolver um conhecimento estratégico e específico do negócio para transmitir ao franqueado, ou seja, o investidor que está iniciando suas atividades junto à marca. Nesse contexto, uma das vantagens maiores do franqueado é receber boas experiências e planos consolidados do franqueador, o que podemos identificar como transferência de know-how. A depender do ramo da franqueadora, o suporte fornecido pode apresentar algumas especificidades.
Entretanto, há vários procedimentos que são bastante comuns ao instituir essa parceria. Como exemplo, podemos citar o fornecimento de técnicas de operação de determinados processos, conhecimento de marketing, estratégias de vendas, modos de abordagem e atendimento ao cliente, treinamentos em qualificações específicas do ramo etc.
Todos esses pontos visam capacitar o franqueado iniciante para conseguir desenvolver as atividades do negócio, elevar sua lucratividade e, desse modo, obter sucesso com o empreendimento. Logo, o know-how de franquias é uma boa forma de facilitar o caminho dos gestores e minimizar as chances de falência precoce do negócio.
Qual a importância da transferência de know-how?
Antes de mais nada, vale ressaltar que para um negócio ganhar “corpo” e tornar-se estável no mercado é imprescindível atingir alguns pontos, como divulgação e promoção da marca, atração do público consumidor, formação de clientela, controle e gestão do fluxo de entrada e saída do setor financeiro, adaptação às exigências e necessidades do mercado, qualificação específica para operação em uma determinada área etc.
Por conta dessas e de outras atribuições exigidas ao iniciar um empreendimento, a opção de investir em um negócio do zero torna-se mais insegura. Com isso, o investimento em franquias ganha importância por contar com vários meios facilitadores para o franqueado concedidas pelos processos referentes ao know-how.
Essa estratégia contribui significativamente para reduzir ao máximo os riscos para o capital de investimento desses empreendedores, além de otimizar os trabalhos de desenvolvimento da empresa. Em razão de todos esses benefícios, muitos empresários desistem de investir em um projeto novo e autônomo para entrar em uma rede de franquias que desenvolva serviços próximos aos seus e que já tenha uma tradição e histórico de sucesso no mercado.
Como realizar da melhor forma a transferência de know-how?
Para realizar uma boa transferência de know-how é necessário cumprir alguns pontos. Veja agora como pode ser feito esse processo!
Treinamentos
Um dos pontos importantes em uma transferência de know-how é o treinamento da equipe de franqueados. Esse suporte geralmente abrange áreas como gestão financeira, processos administrativos, metodologia específica do negócio, procedimentos operacionais etc. Essa etapa é necessária para direcionar o franqueado na fase inicial a seguir o caminho certo e otimizar esforços.
Manuais
Há também os manuais, que podem ser escritos (no formato de apostilas em forma física ou digital), em formato de vídeo, áudio e outros modos de comunicação que sejam eficientes para a transferência de know-how. Para que esses materiais cumpram sua função, deve-se investir em conteúdos que abordem todos os assuntos relevantes e estratégicos para o negócio. Neles, podem ser detalhados assuntos, como dicas operacionais, de gerenciamento da loja, de propagandas e marketing etc.
Consultorias em campo
Visando assegurar que todas as unidades estejam operando de maneira satisfatória, a franqueadora pode promover uma consultoria de campo. Com isso, haverá um profissional que será responsável por checar se os processos estão sendo executados de forma correta. Além disso, consegue-se identificar possíveis problemas de operação e comercialização de produtos, propondo soluções que sejam viáveis para a organização.
Reuniões periódicas
Realizar reuniões periódicas também é uma medida válida para transferir conhecimento aos franqueados. Isso porque com essa estratégia é possível estimular o aprendizado, além da troca de experiências entre os empreendedores. Além do mais, é uma boa forma de disponibilizar um espaço para o compartilhamento de projetos de sucesso e de intercâmbio de ideias.
Mentorias
A mentoria tem como objetivo ajudar a alcançar objetivos, de modo a aprimorar as atividades do negócio, pois essa estratégia visa auxiliar o franqueado a encontrar uma direção mais promissora. Com isso, pode-se perceber que o principal alvo das mentorias é o progresso e o desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado.
Portanto, essas foram as principais informações sobre a transferência de know-how em franquias. Vale ressaltar que, para o empreendedor que deseja investir nesse ramo de franquias é interessante buscar conhecer o suporte que é disponibilizado pela franqueadora. Há no mercado várias marcas que disponibilizam um know-how completo, como é o caso da Casa do Consultor, que fornece suporte na implementação das lojas, manuais de sistemas, conselho de franquia, treinamento e formação de novos times de loja, dentre outras vantagens.
Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre as 7 melhores práticas de planejamento anual para seu negócio!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]
Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]
Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]