Franquia e tecnologia: veja as inovações tecnológicas desse mercado

Por Construlino - 22 de outubro de 2019

O mercado de franchise tem se desenvolvido cada vez mais com o passar dos anos. E, para impulsionar esse crescimento, as redes de franquias têm buscado constantemente novas soluções e recursos para oferecer qualidade e inovação para o seu público.

Nesse sentido, a tecnologia tem sido a ferramenta principal para promover a expansão do mercado de franchise. Por isso, neste artigo, vamos abordar as principais vantagens de usar esse recurso e quais são as novas tecnologias que estão sendo aplicadas nas franquias.

Quer ficar por dentro das principais informações sobre franquia, tecnologia e tudo que envolver esse mercado? Então, acompanhe a leitura!

Quais são as vantagens da tecnologia no mercado de franchising?

Sem dúvidas, a tecnologia assume uma grande importância na realização das atividades do nosso dia a dia. Afinal, é por meio desse recurso que conseguimos ter mais comodidade e praticidade em tudo que fazemos. E com o meio corporativo não é diferente, isso porque as empresas estão sofrendo uma constante mudança em busca de inovação.

Diante dessa realidade, a tecnologia nas empresas já deixou de ser um luxo para se tornar uma ferramenta essencial para promover o seu crescimento. Além disso, a busca pela inovação nunca foi tão desejada como está sendo nos dias atuais.

Por esse motivo, o mercado de franquias tem investido pesado em tecnologia para continuar seu processo de expansão. Além disso, as vantagens do uso de ferramentas tecnológicas são diversas. Confira abaixo as principais!

Redução dos custos

Criar medidas para reduzir os custos da franquia é uma das principais preocupações entre os gestores. Afinal, é bastante difícil obter lucros no período estimado se as despesas da empresa continuam subindo.

Diante disso, o uso da tecnologia contribui bastante com a organização das finanças, permitindo maior visibilidade de todos os gastos da franquia. Por meio dessa ação, é possível identificar em quais áreas é necessário cortar excessos e em quais é preciso direcionar os recursos.

Um bom software de gestão financeira vai ajudá-lo a identificar gastos excessivos com materiais desnecessários e a visualizar desperdícios, que antes, passavam despercebidos. Além disso, com a implementação de novas ferramentas tecnológicas, a franquia tem como consequência a automatização dos seus processos, uma ação que vai refletir na economia da empresa.

Aumento da produtividade

Independentemente do segmento de atuação, toda empresa tem algo em comum: a necessidade de vender, seja um produto ou serviço. Por isso, aprimorar o processo de produção das franquias é um desafio para o empreendedor que visa aumentar o número de receitas.

Sendo assim, por meio da tecnologia é possível criar estratégias que vão proporcionar o aumento da produtividade da franquia, uma vez que reduz e elimina a necessidade dos controles manuais. Além disso, com a padronização dos processos são reduzidas as chances de cometer falhas e a necessidade de ocorrer retrabalhos.

Com isso, é possível otimizar o tempo de produção, desenvolver novos produtos e, sobretudo, manter o controle sobre os períodos de maior demanda. O resultado disso é o aumento da competitividade da franquia.

Melhora dos resultados

Como mencionamos, a busca por inovação nunca foi tão deseja. Diante disso, o mercado exige constantemente respostas eficientes, por isso, quanto mais integrada for a empresa, mais ágil será a sua comunicação. Além disso, melhora a tomada de decisão e, consequentemente, garante o desenvolvimento da franquia no seu segmento de atuação.

Dispor de um software de gestão integrada permite que as franquias tenham um banco de dados centralizado e que as informações de toda a empresa estejam disponíveis na nuvem. Essa ação, facilita o acesso e o compartilhamento dos dados com os setores envolvidos.

Sendo assim, tem como consequência a melhora dos resultados, uma vez que a integração dos processos permite que o empreendedor crie planejamentos mais eficientes e, principalmente, consiga alinhar a sua equipe fazendo com que todos sigam na mesma direção.

Como aplicar as novas tecnologias na gestão da franquia?

Após compreender a importância da tecnologia para promover o crescimento do seu negócio é importante entender as formas de aplicar esse recurso na gestão da sua franquia. Confira as principais!

Automatização

Atualmente, se tornou muito difícil encontrar uma empresa que administra seu negócio sem o auxílio de uma ferramenta de TI. Isso acontece porque a automação de processo oferece ganhos na produtividade e reduz o tempo de execução das atividades nas franquias.

Nesse sentido, dispor de um sistema de software permite descentralizar funções e fornecer, em tempo real, informações precisas para todos os setores da empresa. Além disso, é possível manter o controle operacional e garantir o melhor gerenciamento das atividades.

Ferramentas de análises de dados

A análise de dados é um processo muito importante para as empresas, sobretudo para as franquias que buscam identificar insights entre as diversas informações disponíveis. Sendo assim, o empreendedor consegue obter uma perspectiva valiosa sobre seus clientes e objetivos por meio do uso adequado de ferramentas que vão ajudá-lo nessa etapa.

Por isso, usar a ferramenta certa faz toda a diferença no processo de análise de dados. Sabendo disso, separamos algumas opções de softwares gratuitos para você implementar na sua gestão, são eles:

Logística

Com o avanço da tecnologia, ocorreu uma mudança na forma como as empresas lidam com os seus consumidores. Atualmente, as franquias conseguem compreender melhor os seus clientes e, principalmente, entender as suas necessidades. E como parte dessa evolução, as ferramentas de logística são fundamentais na construção desse processo.

Por isso, confira quais sãos as principais ferramentas de logística que vão ajudá-lo a impulsionar a produtividade da sua franquia:

  • ERP (Enterprise Resource Planning);
  • WMS (Warehouse Management System);
  • TMS (Transportation Management System).

Análise estratégica

A análise estratégica nada mais é do que um recurso usado para pesquisar, avaliar e mapear as habilidades de uma empresa para que ela desenvolva e alcance, assim, suas metas e projeções com base na sua atual realidade. Ou seja, é uma forma de se preparar para o futuro por meio da identificação e revisão de dados relevantes para o seu negócio.

Diante disso, é perceptível a importância que a análise estratégica tem para promover o desenvolvimento da sua franquia. Sendo assim, as principais ferramentas usadas para esse fim, são:

  • missão, visão e valores;
  • as 5 forças de Porter;
  • análise SWOT;
  • matriz BCG.

Com base nessas informações é possível perceber que franquia tecnologia precisam andar juntas, uma vez que o uso desse recurso oferece diversas vantagens para o seu negócio. Além disso, é preciso que você, como gestor, esteja atento às principais tendências desse mercado e as coloque em prática.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato com a gente!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino